Mudanças no sistema de notas nas reviews

Não sei se os gasparzinhos estão lembrados, mas no ano retrasado eu criei um segundo blog cujo primeiro título era Crítica em Foco, mas que acabou sendo provisório devido a parca originalidade do nome (pois é, sou perfeccionista ao extremo quando se trata de nomear coisas), então alterei para Crítica Sincerona (que mesmo não sendo uma palavra dicionarizada, serve pra destacar o teor de criticidade dos textos como uma marca do seu autor, esse desocupado sem vida social que vos escreve =P). De lá pra cá não publiquei nada inédito, na verdade repostei algumas críticas feitas para o UL e elaborei um plano de seguir nessas republicações até o fim e assim trazer críticas novinhas, porém aposentando a categoria por aqui. 

No final de 2019 dei uma pausa na produção das reviews (o último filme resenhado foi Doom: Aniquilação x_x), no entanto havia programado algumas críticas feitas anteriormente à do filme supracitado para todo o primeiro semestre de 2020. A última crítica agendada/postada foi de Scooby-Doo 2: Monstros À Solta que originalmente tinha escrito em maio ou em junho de 2019 (não me recordo com exatidão) e pintou aqui no blog no final de junho de 2020 - após meu retorno de uma quarentena onde estive completamente privado de acesso à internet (aquela minha sina lazarenta com meu PC que eu venho suportando desde o ano em que o comprei, mas sempre dando a volta por cima porque a fé é a última que morre). Cessei com as reviews justamente para me dedicar com mais afinco à Frank - O Caçador (cuja quinta temporada irá ser publicada a partir de 7 de maio) naquela vontade de ficar mais adiantado em caso de outro acidente com minha maquininha acontecer (e aconteceu... lá por novembro de 2020, nem faz tanto tempo, mas felizmente havia reservado a quarta e a quinta temporadas completinhas do Frank, ou seja, caí atirando). Abandonei o plano inicial que se resumia em repostar tudo daqui no CS e passar a escrever críticas por lá. Decisão que tomei olhando para a categoria Animes e no intuito de acabar com a predominância de Dragon Ball resolvi maratonar animes selecionados para analisa-los e naturalmente diversificar pra valer. Mas cadê as benditas reviews dessas bagaças? Eu ainda pretendo escrevê-las. Ou melhor, pretendo assistir aos animes. 

Com a possível retomada das críticas nesta terra onde o sol não bate, andei pensando em modificar o sistema de notas (aqui que acaba a encheção de linguiça =P). Em 2018 eu já possuía uma ideia de fazer umas alteraçõezinhas, tanto é que fiz um post (e uma alma caridosa deixou uma mensagem sugerindo um formato bem legal pra se utilizar). Me estimulava muito aderir ao uso de estrelas pra substituir os números, porém pensei numa forma um pouco menos clichê e um pouco mais divertida de decretar meus veredictos. Não serão tomates e nem ovos, mas sim... emojis. Pois é, as carinhas e suas mais variadas expressões serão aproveitadas para representar minhas avaliações e promover o sentido de totalidade da opinião que eu emitir acerca do filme, da série (eu resenho séries? Hahaha) ou do anime. Confira abaixo como funcionará: 

Obra-Prima

                                                      😍

Evidentemente, a nota máxima do sistema. Ela passará a representar a nota 10 da aprovação maior e substitui o "Excelente" que desde o ano primordial do blog foi a nota mais elevada que qualificava um filme magistral, deslumbrante, zero-defeitos (tá, um ou dois pequenininhos deslizes aqui e acolá), um filmaço imperdível e altamente recomendável. O emoji que irá simboliza-la será esta carinha de felicidade com olhinhos de coração como uma reação de fascínio e amor a primeira vista.

Excelente

                                                      😁

Então, o "Excelente" sofreu um leve rebaixamento quando antes era o adjetivo que classificava uma obra digna da mais alta comenda. Acontece que excelente é nada mais que um sinônimo de ótimo (o que tornava redundante para filmes com notas 9 e 10). Eu só não considerava obra-prima os filmes que levavam nota 10 por achar o termo exagerado, mas larguei dessa frescura ao assumir que não necessariamente deveria significar um filme que esbanjava perfeição na sua mais profunda essência. Portanto, o "Ótimo" foi abolido e a partir deste novo sistema o "Excelente" representará a nota 9. 

Muito Bom 

                                                      😄

O que seria um pouco acima de "Bom"? Logicamente que um "Muito bom". Por mais que soe redundante tal como foi dito acima, a classificação se diferencia por definir um filme que foi considerado satisfatório, bastante aceitável, dentro do proposto ou dentro das expectativas. Representará a nota 8 com esta carinha feliz de sorriso aberto. 

Bom

                                                      🙂

Enquanto que o antigo "Bom" da nota 8 virou "Muito bom", o "Bom" da nota 7 continuará sendo... ele mesmo (hehehe). Uma das poucas classificações não alteradas. Mas preciso dizer o que sempre foi definido como "Bom" dentro desta nota: simplesmente o filme que você achou legalzinho ou o típico "bom, mas podia ter sido melhor", um filme que realizou o que pôde se beneficiando de alguns acertos, mas tomando decisões criativas razoavelmente questionáveis, mas que em contrapartida não maculam com a experiência geral. A carinha com o sorrisinho fechado irá representa-la. 

Médio

                                                      😐

Substituindo a classificação "Regular" que possuía a nota 6 para aquelas obras que não deixaram um gosto nem muito doce e nem muito amargo. Não é aquele desastre, mas também tá distante de ser algo merecedor de uma reprise por não ter despertado sensações muito intensas no espectador. Essa carinha de expressão neutra (poker face) vai representar a nota. 

Fraco

                                                      🙁

Daqui para baixo iniciam-se as classificações negativas. No sistema anterior, a nota 5 já representava a classificação "Ruim" que se estendia até a nota 2, algo que comecei a enxergar como um defeito. Sendo assim, o filme classificado como "Fraco" (pontos positivos bacanas, mas insuficiente na execução de grande parte das competências) terá esta nota representando com a carinha de seriedade - ou de leve desapontamento, como queira interpretar. 

Ruim (1)

                                                      😟

A nota 4 já representava antes tal classificação, logo a única novidade aqui é a carinha tristonha que diz respeito ao crítico ter achado o filme uma decepção e/ou uma porcaria com poucos méritos positivos. 

Ruim (2)

                                                      😠

No caso das notas 4 e 3 elas continuam sim representando o "Ruim", diferenciando-se apenas pelos emojis ligados ao veredicto. Em relação à nota 3, a expressão passa de tristeza para à raiva como reação a um filme detestável, paupérrimo de bons desenvolvimentos e mal feito. Ela retrata a imagem de alguém indignado com o tempo desperdiçado.

Muito Ruim

                                                      😡

Se foi adicionado o "Muito Bom" acima do "Bom", naturalmente que o mesmo seria feito para classificar as ruindades que te deixam P da vida pelas várias cagadas cometidas em 95% da obra. A carinha aqui já é meio diferente da outra, mostrando uma reação de fúria destacada pelo vermelho que é sinal de que o espectador ficou full pistola com a presepada que viu.

Péssimo

                                                      🤬

A última classificação mantida com sua nota (o 1 da misericórdia). Não preciso nem falar a respeito do emoji escolhido, né? Se deparar com uma obra de qualidade horrenda dá vontade mesmo de soltar uns impropérios pra esculhambar com tudo.

Bomba Atômica

                                                      💥

Por fim, uma novidade! É a notinha denominada Bomba Atômica voltada para aquelas pérolas indefensáveis de tão escrotas e astronomicamente ruins que são. Dei uma pesquisada sobre a definição desse emoji cujo nome é "Collision", mas segundo essa fonte que consultei (não menciono o site porque... não lembro qual hehe) ele tem um conceito positivo. Mas dane-se, aqui (e lá no Crítica Sincerona) ele terá o sentido de representar a avaliação mais detonadora desse sistema. É basicamente uma nota zero. Eu tô louco pra pegar uma bagaceira bem radioativa só pra saciar meu desejo de inaugura-la. 

Observações:

1) Ao final de cada review, os emojis de cada classificação estarão quantitativamente de acordo com as notas que identificam. Exemplo: Nota 8 equivalerá a 8 carinhas. No caso da nota Bomba Atômica, serão 10 emojis de explosão pra realçar a ideia de que o filme é tremendamente horrível no sua totalidade. 

2) Vou manter os nomes das classificações em caixa alta bem como as cores que cada uma delas representa. Obra-Prima será escrito em verde bem forte, Muito Bom com um tom de verde menos intenso, Bom com um verdinho mais suave, Médio em amarelo, Fraco em laranja, Ruim em vermelho vibrante, Muito Ruim em vermelho levemente forte e Péssimo com um vermelho mais carmesim. Em relação à distinta nota Bomba Atômica, será escrito em negrito mesmo - que aqui sai em branco por conta da cor de fundo do texto. No Crítica Sincerona sairá negrito devido ao fundo branco (óbvio, né? =P). 

3) Ah, tem outro emoji que aparecerá, mas para o aviso de spoilers, será este daqui: 🚨 (a sireninha de alerta)

E aí, curtiu a remodelada no sistema das notas nas críticas? (não sei porque estou perguntando já que mal recebo comentários, mas quero estar disposto a mudar essa postura se pedir - sem ser mendigo - surte algum efeito). Me segue lá no Twitter se você for um gasparzinho que me acompanha (e quem sabe deixe ser), mesmo a rede social do passarinho azul não sendo o melhor dos locais de divulgação (saudades Google + T_T). Pros fantasminhas camaradas: Muito obrigado! Cada visualização dada (ainda que o Blogger não seja lá tão confiável quanto aos números) é nutriente para a auto-estima em continuar prosseguindo nesse trabalho que eu não pago pra criar e nem recebo pra produzir, as pessoas precisam se conscientizar do quão benéfico é contribuir com visualizações e comentários. Tô falando o óbvio ululante aqui, mas nunca é demais reforçar a mensagem. E falando do Crítica Sincerona: É mais uma tentativa que eu espero dar muito certo. 

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: http://www.usp.br/aun/index.php/2018/11/23/marcas-inserem-emojis-em-campanhas-publicitarias/

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

Crítica - Circus Kane: O Circo dos Horrores

10 melhores frases de Os Incríveis

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Capuz Vermelho (3ª Temporada) - Parte 1

10 melhores frases de My Hero Academia

15 desenhos que foram esquecidos