10 episódios assustadores de Bob Esponja

Bob Esponja coleciona uma miríade de momentos bizarros e nonsenses que o definem como um dos desenhos mais estapafúrdios que já passaram nas telinhas (mas não deixa de ser divertido revisitar algumas pérolas). A série da esponjinha serelepe (nunca mudo esse adjetivo, né?) até pode aparentar ser uma atração ingênua, boba e livre de quaisquer conteúdos associados a temas mais pesados (quem não lembra da insinuação ao suicídio numa cena do Lula Molusco?), mas acontece que há certos episódios que quebram uma visão superficial do que seria Bob Esponja voltado ao público infantil. Não é um desenho que se propõe a assustar as crianças de 0 a 10 anos, certo? (isso já é a proposta do Coragem, o Cão Covarde =P). 

Pois bem, o negócio é que às vezes o desenho mescla um pouco a comédia com elementos que podem causar medo ou uma sensação de desconforto. Não é imaturidade ou tolice julgar tais episódios como assustadores (crianças podem realmente se amedrontarem com eles). Alguns são meio sombrios, mas com aquela pitada cômica que é a espinha dorsal do desenho. Falando por mim, sou um adulto que cresceu com lembranças um tanto incômodas com alguns deles, então, de variadas formas, eles me marcaram como episódios impactantes que podem não ter exatamente traumatizado, mas deixaram lembracinhas incômodas, ainda mais se formos ver seus contextos. Confira abaixo os episódios tenebrosos selecionados: 

1 - Turno Macabro

A chegada de um cliente no horário de fechamento do Siri Cascudo, justo quando Lula Molusco estava saindo, leva o Seu Siriguejo a ter a ideia esperta de manter o restaurante aberto até tarde da noite pra ficar mais cheio da grana. Visando acabar com a euforia de Bob Esponja pelo turno noturno, Lula Molusco resolve lhe contar uma historinha de terror sobre um cozinheiro fantasma do Siri Cascudo, o famoso Zé do Picadinho. Eis que o relógio marca 3 horas da madrugada, horário da aparição do fantasma. De repente, os eventos citados por Lula Molusco que precedem a chega do Zé do Picadinho começam a ocorrer, deixando ambos apavorados. As luzes piscam, o telefone toca sem que ninguém fale no outro lado da linha e gosma verde escorre pelas paredes. Um ônibus para em frente ao Siri Cascudo e dele vem alguém que se assemelha fisicamente à figura da lenda com a espátula no lugar da mão esquerda. Assombrados, Lula e Bob tremem na base convencidos de que a lenda tornou-se real. Se bem que é nesse momento onde o episódio ganha um ar mais sinistrinho (eu que fui criança quando vi pela primeira vez partilhava da certeza dos personagens). No entanto, o Zé do Picadinho nada mais era que um peixe vindo interessado em tornar-se um mestre-cuca. Mas logo levanta-se a questão do pisca-pisca das luzes. A resposta? Mais lógica impossível: Ninguém menos que o Nosferatu. É considerado um dos mais assustadores, senão o mais. 

2 - Fenda da Pedra

Após se divertirem no parque Mundo da Luva, Bob e Patrick acabam pegando o ônibus errado para voltarem à Fenda do Biquini e vão parar na pouco convidativa Fenda da Pedra, uma cidade localizada à muitos metros de profundidade não se propagando muita luz em seu ambiente. Patrick é quem se dá bem, conseguindo pegar um ônibus de retorno, enquanto o amigo esponjudo é deixado pra trás vivendo um azar atrás do outro chegando a dar pena do coitado (principalmente quando ele tenta pegar os vários ônibus que parecem sacanear ele). O episódio é tido como assustador pelos seres bizarros que são vistos, além da ambientação em si. O ápice de tensão é sem dúvidas quando Bob Esponja é seguido por um alguém misterioso que fica "peidando" com a língua (maneira de se comunicar dos habitantes desse fim de mundo), mas no fim das contas descobrimos que é apenas um peixe com luzinha vermelha na cabeça que devolve o balão perdido de Bob, enchendo-o para que ele suba e possa voltar pra casa. Esse gesto amigável não muda a visão de que é um lugarzinho medonho.

3 - Frankenrabisco

Tudo bem que o episódio não é algo que traga elementos comuns para fazer o público trancar o orifício rugoso, na verdade sequer é o objetivo central, mas Frankenrabisco, episódio da segunda temporada, conseguiu me fazer extrair alguma coisa de assustador vindo diretamente do seu antagonista, o Rabisco, que é um desenho de Bob Esponja feito pelo próprio com um lápis mágico que faz tudo desenhado por ele ganhar vida. Basicamente uma versão maligna do Bob Esponja que começa meio irracional e aos poucos vai adquirindo inteligência pra atormentar com seu criador. Imagina você criar uma cópia de si mesmo que foge ao seu controle pra espalhar o caos ainda que você possua o meio de detê-la (no caso do Bob Esponja, a borracha do lápis que chega a ser usada como arma pelo Rabisco para apaga-lo). O Rabisco apavora justamente por isso.

4 - Tornei-me um Gary Adolescente

Esse tem um começo leve e divertido, mas é no clímax que o negócio ganha ares um tanto quanto macabrinhos. Bob Esponja e Patrick saem para um evento de caça à águas-vivas deixando Gary sob os cuidados do Lula Molusco. Mas o polvo ranzinza olha a vantagem que representa a ausência de seu vizinho irritante e fica no sossego pelos dias em que se vê livre dos incômodos. Porém, Gary é lembrado em cima da hora e Lula Molusco corre para a casa de Bob encontrando o caracol desnutrido e faminto. Bob chega do passeio se deparando com Gary passando fome e liga pro médico que vem e entrega uma injeção para Bob Esponja (que ele não aplica por se dizer muito sensível). Lula Molusco acidentalmente injeta em Bob que ficava desviando Gary com pena do caracol levar a furada. Logo descobre-se que o remédio de Gary era apenas... água. Lula Molusco retorna à sua casa levando a injeção e Bob experimenta os primeiros efeitos da aplicação comendo a ração de Gary. É nesse ponto que se encontra o lado mais tenso do episódio. Bob tomou a injeção pra caracol sofrendo uma metamorfose que o transforma em um. O Bob Esponja mutante persegue o Lula Molusco miando que fica aterrorizado com o resultado da injeção. De fato, Bob Esponja ficou bastante bizarro nessa forma de caracol rastejando como uma lesma.

5 - A Lagartinha 

Agora sim um episódio que faz jus à palavra assustador. Esse em particular foi o culpado por um trauma meu. A princípio parece um episódio despretensioso com uma trama regular da série. Só que a coisa muda de figura radicalmente. Na historinha do episódio, Bob e Patrick se encarregam da tarefa de cuidar de uma lagartinha na cúpula de Sandy enquanto ela está fora da cidade. Mas quando a lagartinha chega à fase adulta, ou seja, torna-se uma borboleta, no dia seguinte, a dupla imagina que o frágil animal foi devorado pelo "terrível monstro". Isto porque eles se assustam ao verem a borboleta mais de perto. E eu também! O episódio teve a "brilhante" decisão de exibir a face da borboleta em zoom ampliado com um zumbido de inseto nos momentos em que Bob e Patrick eram "perseguidos" pelo "monstro". Eu sou entomofóbico (fobia de insetos), desde a mais tenra idade, e seguramente posso dizer que eu tive o maior cagaço da minha infância graças à este episódio que me afugentou da frente da TV (pra reforçar, eu corri da sala assim que eu vi a cara da borboleta estampada na tela X_X). 

6 - Você Viu Esse Caracol?

Um famoso episódio do desenho em que Gary foge de casa após ser posto pra escanteio pelo seu dono que fica alucinado com um jogo idiota. Sentindo-se rejeitado, o caracol abandona Bob Esponja chegando a uma grande cidade onde logo é acolhido por uma senhora aparentemente doce e gentil. Primeiro que a velha dá uma impressão duvidosa apenas pela aparência. E também ela chama seu novo bichinho de estimação por senhorita não-sei-o-quê (não lembro), sendo que Gary é macho, o que fornece uma noção de que a velhota é meio biruta. A parte genuinamente assustadora do episódio se deve à descoberta de Gary ao abrir a porta de um armário (?) no qual inúmeras carapaças vazias de caracóis eram armazenadas, ou seja, a velha é uma devoradora de caracóis que eram fartamente alimentados com biscoitos para torna-los obesos. Isso é ainda mais perturbador quando sabemos que caracóis no fundo do mar são os equivalentes aos gatos na terra firme.

7 - SB-129

O clássico e inesquecível episódio da viagem no tempo de Lula Molusco. Bob e Patrick convidam insistentemente Lula Molusco a caçar água-vivas junto à eles até que o polvo ranzinza recorre à última saída para se esconder dos vizinhos inconvenientes que é se refugiar no Siri Cascudo. Mas a dupla irritante o procura ali por perto e Lula se tranca no freezer. No entanto, acaba congelado e desperta num futuro distante (que nem o Capitão América =P) sendo descongelado por Bob Esponja, ou melhor, o EsponjaTron, que logo apresenta seus clones X, Y e Z e o mundo do futuro onde tudo é cromado (até mesmo as plantas). Pra elevar o grau de bizarrice ainda surge um descendente do Patrick, chamado Patricktron, que possui duas cabeças. EsponjaTron indica a máquina do tempo para Lula Molusco retornar à sua época, mas ele acaba indo parar no passado, mais precisamente na pré-história na qual conhece as versões (ou antepassados) de Bob e Patrick como homens das cavernas selvagens e pouco inteligente (o Patrick desse período histórico não fica muito atrás do atual no quesito idiotice). "Mas Lucas, o que diabos você viu de assustador nessa bagaça?" Fora o momento em que Lula Molusco é seguido por Bob e Patrick das cavernas com aquele climinha de suspense (o próprio Bob pré-histórico já é bem creepy, por sinal), eu diria que o elemento a causar uma sensação de pavor é o cenário em que Lula Molusco se encontra após quebrar a alavanca da máquina, ele vai parar literalmente no meio do nada. Ele corre na esperança de achar uma brecha de fugir, porém volta para o mesmo ponto. Lula Molusco não aguenta a solidão naquele mundo vazio, sentindo saudade até de Bob Esponja, a criatura que mais o tira do sério. Dá pra se imaginar vivendo num mundo cuja única existência é você sem enlouquecer?

8 - O Anfitrião do Fantasma

O navio do Holandês Voador colide-se com uma montanha saindo severamente danificado até reduzir-se a pó. Ele olha para a casa de Bob Esponja como uma moradia ideal para se hospedar enquanto seu navio não é restaurado. Bob é forçado a aturar a estadia do pirata fantasma e passa a ser constantemente assustado por ele até que o anfitrião começa a reagir com tédio diante das tentativas de susto. É essa variedade de métodos para provocar sustos do Holandês Voador que torna o episódio bizarro e, de certa forma, assustador (na medida em que a série se permite, claro). De todas as transformações tenebrosas do pirata, sem dúvidas a mais horripilante é o Bob Esponja ilusório e gigante - na cena em que Lula Molusco é o último alvo para que o Holandês Voador se prove um fantasma assombroso já que ele vivia numa crise não conseguindo tocar o terror nem numa velhinha - que logo tem seus olhos rastejando para fora das órbitas que nem serpentes e em seguida dos buracos oculares e da boca saem um bocado de insetos. Nada medonho para um desenho voltado às crianças, certo? 

9 - O Hambúrguer Perigoso

Um dos mais hilários certamente é este episódio da visita de um inspetor de saúde ao Siri Cascudo para avaliar a qualidade sanitária do estabelecimento. Não seria nenhuma surpresa que o restaurante fosse aprovado tendo em vista a iguaria fantástica que é o hambúrguer de siri. Mas Bob e Siriguejo assistem na TV a notícia de que um inspetor falso estaria na ativa e logo acreditam que o impostor esteja no Siri Cascudo naquele exato momento na intenção de comer de graça. Armam um planinho pra sabotar o farsante adicionando um monte de porcarias no hambúrguer a ser servido. Só que antes do inspetor dar uma mordida, uma mosca entra na sua boca fazendo-o engasgar, bater a cabeça na mesa e desmaiar, dando a Bob e seu patrão a falsa ideia de que ele morreu envenenado pelo hambúrguer tóxico. Depois veem a notícia que os desengana: o inspetor embusteiro foi pego não sendo nada parecido com o verdadeiro. O que se sucede a partir daí é o desenvolvimento assustador da trama (OK, é um termo meio exagerado pra qualifica-lo, mas que o episódio é tenso, isso é). Bob Esponja e Seu Siriguejo estavam prestes a enterrar um homem vivo e ainda escondem o inspetor no freezer para enganar a polícia. Pode-se dizer que eles estavam cientes do crime de ocultação de cadáver, embora não soubessem da verdade. 

10 - Planeta das Águas-Vivas

Pra fechar a lista, não poderia descartar esse episódio que eu lembrava de ter visto na Nickelodeon um pouco recentemente, apenas não me recordando do nome. O enredo geral basicamente mostra um alienígena vivendo numa caverna no campo das águas-vivas com o poder de clonar as criaturas marinhas e libera várias cópias de águas-vivas após duplicar uma. O bicho pra lá de estranho já começa observando Bob e Patrick na caça às águas-vivas se divertindo. Patrick se diz cansado e vai dormir encostado numa pedra quando surge uma das água-vivas alienígenas que o encobre todinho até gerar um clone dele, em seguida levando-o embora e deixando o falso Patrick que sugere a Bob dar águas-vivas de presente para os amigos. O tapado do Bob Esponja que não percebe a diferença entre os clones e os verdadeiros nos olhos (os olhos pretos com pontinhos brancos, por sinal, são exatamente detalhes que os tornam assustadores), muito menos o falso Patrick não ser queimado ao segurar tranquilamente uma água-viva (uma das aliens, claro) não nota nada de errado, mas até aparecer um clone de Lula Molusco ele meio que começa a desconfiar da parada. Por mais irrisória e aleatória que seja a fraqueza pra eliminar os clones (maionese haha), o episódio em si tem um quê de assustador por envolver um monte de clones alienígenas sinistros que usurpam os verdadeiros e fingem ser eles (com absurda facilidade de convencimento porque... bem, é um desenho =P) enquanto os mesmos são mantidos aprisionados na caverna do monstro que dá início à toda essa confusão. 

Veja também: 

5 momentos tensos e agoniantes de Bob Esponja

10 melhores frases de Bob Esponja

6 momentos em que Patrick não se mostra tão idiota quanto é

*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagens retiradas de: [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] 

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Os 12 talismãs de As Aventuras de Jackie Chan ranqueados!

10 melhores frases de Os Incríveis

15 desenhos que foram esquecidos

Crítica - Tá Dando Onda 2

5 personagens odiados de Dragon Ball