Nota¹: Esta é uma lista cômica, com o único intuito de zoar um pouco com as desventuras do personagem sem denegri-lo ou rebaixa-lo. Ele é basicamente um terceiro protagonista da série e merece sim toda a consideração e carinho dos fãs por sua bravura como um soldado fiel e determinado da legião de anjos, além de sua representatividade aos irmãos Winchester que o prezam como da família.
Nota²: Não é no estilo Top.
Nota³: Se não conferiu nenhum episódio ou nem mesmo uma temporada sequer, então não leia pois está recheado de SPOILERS.
A trajetória do anjo Castiel define-se como uma montanha russa de momentos triunfais gloriosos e infortúnios de dar dó. Selecionei seis momentos em que o personagem comeu o pão que o diabo (em um deles o próprio está envolvido) amassou.
Confira:
1 - Explodido por Lúcifer
|
Cena de "Swan Song"/The CW |
No final da quinta temporada, nosso querido anjo sofreu a dolorosa consequência por ter jogado óleo sagrado com molotov no arcanjo Miguel a fim de interromper o embate entre os dois pesos-pesados do reino celestial. Lúcifer, irritado, não deixou barato e transformou o receptáculo de Castiel em carne abatida na hora.
Sorte que ele ressuscita depois que o diabo é trancado na jaula.
2 - Abrigando vários leviatãs no corpo
|
Cena de "Hello, Cruel World"/ The CW |
Na fase chata da série (leia-se 7ª temporada), Castiel sentiu na pele os efeitos de sua ambiguidade moral que o forçou a selar um pacto com Crowley com o propósito de derrotar Rafael e impedir os planos de reiniciar o Apocalipse. Como resultado, o ritual para abrir a porta do Purgatório fez com que ele absorvesse as almas que lá viviam e o transformasse num chefão carrasco se auto-proclamando Deus. Com o definhar de sua casca, o ritual precisou ser refeito para desintoxica-lo. Saem as almas, entram os leviatãs. Por culpa das bestas do Purgatório (jura?), o receptáculo do anjo foi - novamente - explodido em pedaços por não ser capaz de conte-las, fazendo com que o personagem tivesse sua presença reduzida na série, para episódios depois retornar pirado na batatinha e sem memória.
3 - Passagem só de ida para o Purgatório
|
The CW |
Na oitava temporada, Castiel passou ao lado de seu melhor amigo, Dean, uma tenebrosa temporada no mundo onde residem as almas dos monstros que veem você como uma refeição qualquer. A razão disto se deu quando o anjo assistiu a derrocada de Dick Roman e foi sugado junto com Dean para o portal que o chefe leviatã criou com sua morte. Como se não bastasse a luta por sobrevivência, o aprendiz do cara da pizza acabou não conseguindo passar pelo portal que levaria-os de volta à Terra, ficando sozinho por lá
(até ser salvo por Naomi) com o argumento de que precisaria expiar seus pecados.
4 - Graça confiscada
|
Cena de "Sacrifice"/The CW |
No final da oitava temporada, o anjo teve de lidar com um terrível desilusão (consequência de sua aparente falta de intuição aliada a sua ingenuidade). E justo com o escriba de Deus, a quem lhe depositou confiança, acabando por cair na armadilha de um feitiço para selar as portas do céu e expulsar os anjos. Como apenas fazê-lo sentir-se um trouxa não era o bastante, o infame anjo retira-lhe a sua graça, tornando Castiel um reles mortal, sendo posteriormente expulso do céu tal qual seus irmãos.
5 - Graça roubada
|
Cena de "Holy Terror"/The CW |
Na nona temporada, durante a complicada fase na qual foi compelido a viver como humano após a queda dos anjos, Castiel passou a estar no radar de anjos vingativos e altamente suscetível à torturas físicas. No episódio supracitado ele foi capturado e agredido a mando de Malaquias que queria coletar informações a respeito de Metatron. Ao se libertar, Castiel rouba a graça do anjo Theo e escapa. No entanto, ele não contava com o fato de que a graça possuía um prazo de validade e se esgotaria cedo ou tarde, como vimos no início da décima temporada sobre os efeitos do esgotamento que o deixaram enfermo. Daí por diante seu nível de poder foi decaindo, precisando fazer seus olhos brilharem para arrombar uma simples porta com sua telecinesia.
6 - Nerfado a ponto de ser facilmente enfeitiçado
|
Cena de "Out of Darkness, Into the fire"/The CW |
A prova de que os efeitos adversos da graça roubada aliado à baixa quantidade da graça original que havia no frasco reduziram as forças de Castiel pôde ser vista entre o episódio final da décima temporada e o três primeiros da décima primeira. No momento em que recuperou sua graça original, Castiel, infelizmente, não foi reabastecido totalmente. Diminuição de força suficiente para deixa-lo vulnerável a um feitiço de Rowena, o
Impetus bestiarum. Ser facilmente afetado por magia negra quando um dia foi um anjo poderoso e que tinha grande relevância no esquadrão celestial realmente quer dizer que a coisa anda feia, mas é compreensível pelo tanto de maus bocados que ele passou (morrer e ressuscitar, possuído por leviatãs, ir pro purgatório, graça tirada etc).
Bônus: E mais recentemente...
|
Cena de "Stuck in the Middle (With You)"/The CW |
Quase foi dessa para melhor. Falarei mais disso na futura review da 12ª temporada.
*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos ou intenções relativas a ferir direitos autorais.
eu to achando ele tão humilhado desde q pegaram a graça dele, queria a volta do Castiel raiz msm, q é relevante e realmente ajuda nos casos
ResponderExcluirEsse Castiel "Nutella" anda difícil de engolir hahahah. Pelo andar da carruagem, a chance de revermos o anjo imponente de outrora vai se aproximando do ralo...
Excluireu to achando ele tão humilhado desde q pegaram a graça dele, queria a volta do Castiel raiz msm, q é relevante e realmente ajuda nos casos
ResponderExcluir