Frank - O Caçador (Database): Linhas Temporais

 

AVISO: 

O texto abaixo contém spoilers profundos acerca dos desdobramentos de alguns capítulos importantes da série, portanto é recomendável evitar a leitura do mesmo caso não queira saber antes de conferir a história completa. 

________________________________________________________________________

A temática de viagem no tempo ganhou uma significativa abordagem a partir da sexta temporada da série. Anteriormente, houveram explorações em capítulos mais isolados (os quais se enquadram na linha caso/monstro da semana, que são, mais precisamente, os capítulos 3x11 e 4x12), ao contrário do que foi desenvolvido na referida temporada em que o recurso narrativo passou a ser integrado em um enredo de encadeamentos maiores. O estilo de viagem temporal adotado é similar ao utilizado na franquia Dragon Ball, que é explicado de modo a tratar as diferentes linhas temporais como se fossem dimensões alternativas sendo que quando um viajante retorna ao passado, este poderá gerar uma linha alternativa a partir do ponto da história em que interferiu, ou seja, criando ramificações no tempo onde duas linhas transcorrem paralelamente. Até aí bem simples. A complexidade surge mesmo quando se tenta explanar o funcionamento dessas linhas e as diversas conexões entre elas, mas tentei fazer o melhor que pude pra facilitar o entendimento de um assunto que dá um nó na cabeça de qualquer um (se não estiver prestando muita atenção, especialmente no caso das linhas temporais de Dragon Ball hehehe). 

Em Frank - O Caçador, não há um limite conhecido quanto ao número de viagens que podem ser realizadas e de ramificações a serem criadas. O meio de transporte para transitar no contínuo espaco-tempo não é uma máquina do tempo de aspecto futurista como se vê em muitos exemplares nas diferentes mídias por aí. Na série, usa-se um trem no qual o viajante embarca após o mesmo ser invocado com uma runa específica desenhada no solo e em seguida queimada. Nomeado de Expresso Temporal, a locomotiva parece ser uma entidade inanimada, mas com algum tipo de consciência mística já que sua funcionalidade se originou de uma poderosa magia manejada por um grupo de bruxos para tornar possível voltar para o passado e/ou desbravar o futuro. Introduzido no capítulo 6x07, "O Futuro Parece Sombrio", o conceito do Expresso Tenporal veio como uma alternativa em oposição às areias do tempo, estas apresentadas no capítulo 4x12, "Som, Sombra e Fúria", que não permitem criar linhas paralelas com o viajante estando no passado, apenas modificando o presente e automaticamente o futuro. Abaixo estão descritos os eventos ocorridos em cada uma das linhas existentes na série. Dando uma breve introdução, Nathan, filho de Frank, é o viajante responsável por embarcar no Expresso Temporal no ano de 2050 a fim de viajar 28 anos no passado, ou seja, para 2021 (ano em que a premiação metade da sexta temporada se passa) para avisar o pai de uma catástrofe terrível ameaçando Danverous City, bem como conhecê-lo e impedir sua morte na luta contra Nero, um ex-caçador que fora amaldiçoado por górgonas assim como seus amigos e a população de um vilarejo muito antes de Danverous City ser fundada, passando a residir no subterrâneo, além de fundar uma nova nação denominada Gargóvia. Confira as linhas temporais que aqui são chamadas de histórias: 

História 01

É a linha original dos acontecimentos que motivaram a viagem de Nathan 28 anos no passado, alguns meses antes dele nascer. Aqui, os eventos dos primeiros seis capítulos da temporada ocorreram praticamente iguais. Frank caiu na fenda após o terremoto que se sucedeu depois que o plano do ESP-47 de abduzir a população da cidade e trazer os habitantes do Antiverso para a Terra foi desmantelado (graças a Carrie recitando o feitiço inverso do triângulo num dos locais da fronteira da cidade). Frank conheceu Nero, os subalternos dele, Gargóvia, soube da ameaça do Behemoth, caçou Axel que estava em forma de gárgula completamente fora de si e perigoso para traze-lo à Nero e o abrigou em sua casa após ele se recusar a se filiar novamente a Nero por medo de suas reais intenções. Em diante, Frank reencontrou uma antiga paixão de adolescência, Lucy Valley, uma investigadora novata no D.P.D.C.. Lucy e Frank retomam a amizade até não se largarem mais e iniciarem um romance poucos meses após o reencontro. Em fevereiro de 2022, eles têm sua primeira relação sexual, na qual Nathan foi concebido. Axel acaba fugindo da casa de Frank após Nero possuir seu corpo psiquicamente. Frank se depara com os capangas gárgulas de Nero que exigem a cabeça petrificada de uma górgona para conjurar o feitiço de petrificação na cidade inteira em troca da liberdade de Axel. Para salvar a vida do seu antigo amado, Lucy acaba se revelando uma górgona para Frank, seu verdadeiro nome (Esteno) e seu relacionamento com Axel no passado. 

Inicialmente, Frank se sente abalado e enganado, mas é convencido por Lucy de que ela é confiável o bastante para livrar Axel das garras de Nero. Lucy considera sacrificar uma irmã sua pela vida de Axel e ela é Euríale que é rastreada e tem um encontro com Frank que a deixa inconsciente com uma mistura líquida sugerida por Lucy e a leva até Nero. Lucy nsiste em ir com Frank, porém ele a adverte e, após muita insistência negada, ela acaba voltando atrás. Frank é guiado por um soldado de Nero até Gargóvia. Nero ameaçava reativar a maldição em Axel caso o detetive faltasse com seu compromisso. Frank chega ao palácio de Nero e entrega Euríale. Nero chega a questionar porque não trouxe apenas a cabeça, ao que Frank responde ser uma atitude inteligente já que se trouxesse somente a cabeça ele poderia desconfiar já que sabia do feitiço que quebrava a maldição, portanto entregou-a viva para que fizesse o trabalho sujo. Euríale acaba despertando e, em vingança, petrifica Frank. 

Para não ser morta, ela promete entregar a cabeça de Medusa protegida pelo Basilisco num covil subterrâneo. Axel vê tudo e também foge amedrontado. Euriale cumpre sua parte do acordo e oferece a cabeça de Medusa para Nero. Axel volta para a casa de Frank dando a péssima notícia para Lucy que está com dois meses de gestação. Ambos se refugiam em Los Angeles antes que o feitiço de petrificação em massa os alcançasse. Eles reatam o romance, com Axel acompanhando a gravidez de Lucy até o dia do parto e então passa a atuar como pai adotivo de Nathan, pelo menos até os dois anos de idade. Isso porque ele a abandona para acertar as contas com Nero, porém acaba morto durante um confronto. Nero vai firmando seu governo tirânico em Danverous City, que passa a se chamar Nova Gargóvia, ao passo que Lucy trabalha arduamente para criar Nathan sozinha.

Os anos passam e no início da adolescência de Nathan, já tendo sua primeira incursão como caçador aos 14 anos, ele conhece John Reese, um experiente caçador sobrenatural que ganhou certa fama ao combater monstruosidades hediondas pelos EUA após o governo de Nero ser estabelecido e consequentemente revelando a existência da paranormalidade ao mundo todo, ainda mais depois que ele obteve controle absoluto sobre as bestas pré-históricas (Behemoth, Leviatã e Ziz). Nathan e John criam um vínculo fortalecido de mestre e aprendizagem ao longo dos anos. Porém, a separação ocorre quando John decide viajar no tempo para escrever uma carta na qual revela a localização da cabeça de Medusa. John disse que sua viagem seria para visitar um dia especial na escola primária de Danverous City em 1972, o conhecido Dia da Cápsula do Tempo, em que entregaria a carta à uma criança para depositar na cápsula, vendo este como um meio eficaz de manter a carta totalmente segura. Nathan foi orientado a pegar a carta no dia em que a cápsula fosse desenterrada, 50 anos depois, ou seja, em 2022, sendo estimulado por Reese a viajar no tempo se quisesse exercer um papel heroico garantindo um futuro em que Nero não triunfasse de forma alguma. John então desapareceu, tendo viajado para 1972, deixando Nathan colocar em prática todo o aprendizado que absorveu em relação a métodos de caçada. 

Nathan segue a vida com sua mãe suportando o caos e o sofrimento causado por Nero e seu autoritarismo malévolo. Isso até completar 28 anos, já sentindo ter amadurecido o suficiente, e se despedir de Lucy para embarcar no Expresso Temporal e conhecer não só seu próprio pai como também o passado antes da tragédia a ser obrigatoriamente evitada. Porém, o caminho para a viagem sofre uma interferência. Nathan é atacado por um monstro chamado Varcolac, uma criatura híbrida possuindo DNA de vampiro e lobisomem combinados, que estava tentando matar há algum tempo, chegando até a desenvolver uma possível toxina mortal a base de sangue. Quando Nathan acredita ter despistado o Varcolac, ele desenha o sigilo para invocar o Expresso Temporal. No entanto, mo momento em que o trem surge vindo da névoa, o Varcolac reaparece para investir contra Nathan muito mais ferozmente do que antes. Nathan embarca no trem seguido pelo monstro e ambos lutam. O embate chega a ser interrompido quando Nathan vai ao vagão especializado para registrar o destino da sua viagem para a época específica que desejava ir. Mas o monstro retorna e ambos se enfrentam em diferentes vagões até enfim o trem parar em 2021.

História 2

A linha temporal dos acontecimentos entre o final de 2021 e o início de 2022 que vão do capítulo 6x01 ao 6x16, até aí a linha principal da narrativa com a interferência direta de Nathan após ele desembarcar do Expresso Temporal com o Varcolac no seu encalço. Para quem leu o capítulo 6x16, sabe-se que Nathan resolveu voltar ao passado novamente após o fracasso da missão de manter seus pais unidos a fim de garantir seu nascimento no tempo ideal, tudo porque Frank descobriu por Axel que Lucy estava sabendo de sua vida como detetive do sobrenatural já que ele acabou dando com a língua nos dentes imaginando que Lucy também lidava com monstros tal qual seu namorado. Com isso, Frank confrontou Lucy chegando a intencionalmente tentar mata-la numa altura em que Nathan não havia conseguido a cabeça de Medusa quando adentrou no covil do Basilisco, obtendo somente a presa. Magoado com o pai pela atitude drástica, Nathan sai sem avisar a ele e nem a Axel que retornaria ao passado para refazer seus movimentos, desta vez com mais cautela. 

Mas essa linha não acaba exatamente naquele momento com Nathan vendo o Expresso Temporal se aproximar para mais uma vez viajar ao passado, ela foi apenas abandonada. Frank e Axel dão conta do desaparecimento misterioso de Nathan. Frank inicia uma busca pelo filho por hotéis baratos pela cidade em que possivelmente ele estaria hospedado, mas sem sucesso, o levando a concluir que ele realmente havia ido embora daquela época. Isso gera um sentimento pesado de culpa no detetive, mas Axel o encoraja a não entregar os pontos para Nero, chegando, inclusive, a sugerir que ele restitua seu romance com Lucy para que a convença a entrar no covil do Basilisco e surrupiar a cabeça de Medusa. Após alguns dias refletindo sobre seus próximos passos em relação a impedir as maquinações de Nero, Frank finalmente toma a decisão de rever Lucy para a conversa mais franca que já tiveram um com o outro. Lucy reluta inicialmente, mas logo aceita Frank de volta, mas com a condição de que ele a acompanhe até o covil. Ambos vão até lá juntos com Lucy distraindo o Basilisco enquanto Frank pega a cabeça de Medusa. A serpente é então petrificada pela górgona e a dupla enfim tem em mãos o trunfo final. 

Porém, no dia em que Axel vai à Gargóvia para executar o plano, ocorre que Nero descobre a farsa após seu ex-amigo agir cedo demais para cravar a presa na cabeça e curar todos os amaldiçoados. Quando Axel demora a voltar, Frank sai em busca dele, mantendo Lucy em sua casa (valendo ressaltar que, antes disso, nesta mesma noite eles tiveram uma relação sexual concreta), mas é atacado por um dos lacaios de Nero que mandou esse soldado avisar que Axel está sob custódia dele até que se dirijam à superfície para tomarem posse da mansão do fundador da cidade. No dia seguinte, Nero usa a cabeça de Medusa, tendo de alguma maneira apagado o sigilo do feitiço de quebra da maldição de gárgula, e submete os habitantes da cidade à petrificação. Frank e Lucy escapam para as fronteiras e em seguida retornam vendo a cidade inteiramente afetada pelo feitiço. Sozinho, Frank se arma até os dentes utilizando balas banhadas com o sangue de Lucy e parte em direção a mansão do fundador, onde Axel é compelido a recair à maldição sendo agredido por um dos subalternos de Nero. Axel resiste e se junta a Frank na luta decisiva contra Nero, que havia transferido sua alma para a estátua de gárgula da entrada da mansão, mas é quase morto. Por sorte, Frank impede a tempo, disparando um tiro de lança-foguete contra Nero que se despedaça inteiro na explosão. Com a cabeça do corpo original de Nero, Lucy conjura o feitiço de reversão e a cidade retorna ao normal. Com o passar dos dias, Frank e Lucy fortalecem a relação, especialmente com a confirmação de que esperam um bebê. Axel conhece uma mulher num bar com a qual se relaciona.

Os nove meses passam voando e Lucy enfim dá à luz ao seu filho, o qual batiza de Nathan, nome sugerido por Frank (que de início esteve temeroso pelo bebê não ser um menino ou se o fosse ele talvez não seria exatamente o Nathan como havia conhecido). Axel decide morar junto de sua namorada em Los Angeles, despedindo-se de Frank e Lucy, embora prometendo visitá-los sempre que puder. Doze anos se passam. Nathan cresce forte e determinado, estando ansioso para seguir os passos de Frank no ramo de caçadas paranormais, mas o detetive sempre o adverte quanto aos riscos de se expor a esse perigo ainda tão novo. Entretanto, a paz da nova família Montgrow cessa quando Nero ressurge buscando sua vingança. Acontece que o ex-caçador teve seu espírito vagando pelo mundo, possuindo um dos seus lacaios que havia sobrevivido no subterrâneo ficando por lá para manter a população de Gargóvia tranquila antes do Behemoth sair do controle do feitiço e destruir toda a cidade. Nathan chega a presenciar a morte do próprio pai pelas mãos de Nero e jura sua vingança. Lucy se contrapõe a ideia de fazer justiça com as próprias mãos contra Nero que segue sua busca por Axel visando também extravasar sua fúria contra ele. Mas o meio-humano e meio-górgona é irredutível no seu propósito e promete aniquilar Nero como sua missão de vida. Durante o tempo em que Nathan passou caçando e se aprimorando, Axel migrava para outros locais com sua companheira - agora sua esposa - , já grávida, sempre que sentia que Nero estava por perto. Sem sucesso, Nero desiste de sua perseguição contra Axel, mas se depara com um Nathan já crescido e maduro, preparado para destruí-lo. Nero pretende invocar o Expresso Temporal para voltar ao passado e criar uma linha do tempo onde saia vitorioso. O trem é chamado e Nero embarca, mas com Nathan de acompanhante. Eles continuam sua luta dentro do trem, porém Nathan é golpeado tão forte que perde a consciência. Ele acorda sem ver o inimigo em parte alguma e logo programa uma viagem para o passado com hora, dia, mês e ano específicos. Com isso, Nathan desembarca em 2021 pouco depois de Frank reencontrar Lucy após tantos anos, criando assim uma nova linha temporal, no caso a história 4 (abordada mais abaixo).

História 3

Criada a partir da segunda viagem de Nathan (o original da história 1) decorrida da frustração com a atitude de seu pai em romper com Lucy após descobrir que ela é uma górgona e após eles terem tido uma briga em que Frank tentou matá-la para cortar sua cabeça numa altura em que a cabeça de Medusa não havia sido conquistada para o feitiço de reversão. Nathan retorna para um ponto da história em que Frank e Lucy já senviam num estágio bem avançado relacionamento. O filho do detetive primeiramente criou um paradoxo, encontrando-se com sua cópia numa cilada para matá-la. Nathan encontra-se com Frank no D.P.D.C. para avisar que localizou uma górgona, que na verdade é Euríale, para obterem informações quanto ao feitiço de reversão. Dois meses depois, Nathan vai ao covil do Basilisco pegar somente a cabeça de Medusa, já tendo a presa da serpente gigante obtida na história 2. Frank e o filho vão à Gargóvia com Axel que deve cravar a presa na cabeça petrificada e assim curar a todos incluindo a si mesmo. Mas ocorre que Nero (tal como no futuro não-apresentado da história 2 após a partida de Nathan) descobre a farsa devido ao movimento precipitado de Axel. Diferentemente do transcorrido na história 2, aqui Nero destrói a cabeça de Medusa sem neutralizar o sigilo para que pudesse usa-la ao seu principal fim. Ele exige que Axel traga uma górgona viva em troca da liberdade de Frank e Nathan, ambos capturados numa jaula.

Como única opção, já que Euríale fugiu do país após ser poupada por Frank e Nathan (na verdade, uma condição que ela deu caso respondesse sobre o feitiço de reversão), Axel dolorosamente enxerga em Lucy a última esperança para salvar as vidas dos amigos. Ele acaba tendo de contar absolutamente tudo para a górgona. Lucy se oferece em sacrifico, se despedidno de Nathan poucos segundos depois de conhecê-lo (dado que a contraparte morta não havia tido essa oportunidade). Nero então utiliza a cabeça de Lucy (ou Esteno) para petrificar os habitantes de Danverous City, exceto Frank, Axel e Nathan que se salvam. Mas o trio se vê num cerco fechado pois Nero possui Axel para exigir que o tragam diretamente à ele ou irá matá-lo a partir da possessão. Mas durante uma perseguição, soldados de Nero causam um acidente com o carro de Nathan, dando a deixa para sequestrarem Axel. Frank e Nathan confrontam os lacaios gárgulas de Nero enquanto Axel, diferentemente do que houve na história 2, recai à maldição após ser desafiado a uma luta. Frank e Nero ficam frente à frente e travam um embate, mas a munição do detetive não surte efeito significativo contra o novo corpo de Nero, no caso a estátua de gárgula da mansão do fundador de Danverous City. Nathan luta contra Axel que está sob controle de Nero. Frank consegue ferir os olhos de Nero, deixando-o cego e assim ele perde seu foco duplo que consistia em manter Axel agindo como um monstro e o controle sobre o Behemoth. O vilão prefere abdicar da possessão de Axel, priorizando trazer a criatura pré-histórica para destruir a superfície. Axel imobiliza Nero num mata-leão para dar vantagem à Frank.

Nathan volta trazendo o lança-foguetes para o pai que se vê obrigado por Axel a atirar fatalmente contra ele e Nero. Frank dispara, despedindo-se emocionado do amigo para o qual deu um lar e um refúgio. Os corpos de pedra de Axel e Nero voam pelos ares com a explosão. Tal qual na história 2, a cabeça original de Nero é usada para o feitiço de reversão que salva toda a cidade. No dia seguinte, Frank e Nathan dão seu último adeus à Axel com um túmulo feito pelo filho do detetive. Pai e filho despedem muito emocionados, ainda mais com a revelação de Nathan sobre ser impossível retornar ao futuro de acordo com uma regra do Expresso Temporal que determina ao viajante que desembarca no passado viajar exclusivamente ao passado. Porém, na noite de Nathan subir a bordo do trem para seguir viagem até que a morte chegasse ou fosse para alguma outra linha temporal, quatro indivíduos sobrenaturais aparecem cercando-o. Um deles o mata friamente, transpassando-o no peito.

História 4

A linha temporal que o Nathan proveniente da história 2 dá origem. Nesta, o filho de Frank conheceu Lucy primeiro ao invés de seu pai, porém isso não desencadeou nada que viesse a culminar numa possível morte da górgona. Com a chance de garantir um futuro melhor naquela realidade, ele se engaja na tarefa árdua de impedir os planos de Nero junto ao pai e à Axel. A tentativa de enganar Nero com a cabeça de Medusa também ocorre aqui, porém com Axel pagando com sua vida no final das contas. Euríale é então ofertada a Nero em troca de Axel, mas o vilão ardilosamente manda apenas a cabeça do hóspede de Frank. Enfurecidos, Frank e Nero cumprem a vingança por Axel tendo êxito em curar os soldados e todas as pessoas petrificadas da cidade usando a cabeça do amigo. Nero estando curado, acaba morto por Frank que lhe esfaqueia na barriga após o ex-caçador não demonstrar nenhum remorso por tudo o que fez. Frank, Nathan e Lucy comemoram otimistas com o futuro.

No entanto, é descoberto posteriormente que Lucy sofreu um aborto espontâneo. Nathan decide permanecer nessa linha do tempo como forma de consolo aos pais, mesmo sabendo que pode voltar o passado da sua própria linha em uma época onde ele já exista, mas precisaria matar sua cópia devido a ameaça de colapso do espaço-tempo caso duas pessoas de distintas linhas do tempo coexistam numa mesma. Um tempo depois, Lucy engravida, dando luz à uma menina.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagem retirada de: https://profeciasoapiceem2036.blogspot.com/2015/08/viagem-no-tempo-akasha-universos.html?m=1

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de Samurai X

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

10 melhores frases de My Hero Academia

Números ou estrelas? Sobre as notas nas reviews...