Mais 15 desenhos que foram esquecidos

Decidi fazer uma espécie de parte 2 da lista anterior (que a princípio deveria compor 10 itens, mas acresci mais 5 pelas forçadas na memória, além de umas pesquisas) na qual teve em sua grande parte desenhos que eu lembrei de cabeça tendo a certeza de que pouco se eram comentados nas interwebs. Nesta aqui se deu o contrário: para incluir mais desenhos do que eu conseguia lembrar, precisei fazer uma pesquisada rápida e não demorou muito de encontrar algumas pérolas esquecidas. 

Chega de delongas, confira abaixo mais 15 desenhos animados que pouca gente preserva na memória: 

1 - Rua do Zoo 64

Exibido na TV Cultura nos anos 2000, trata-se de uma série de episódios com 10 ou 11 minutos de duração apresentando uma garotinha chamada Lucy que mora bem ao lado de um zoológico cujos animais vem visita-la toda noite para contar histórias que trazem lições para a pequena aprender. É do tipo de desenho com determinados frames bem lembrados (como Lucy descendo pelo pescoço da girafa), mas de nome completamente esquecido, tive que recorrer ao Yahoo Respostas pra redescobrir o título desse bendito desenho que fez meus comecinhos de tarde de sábado mais felizes (meio que num esquenta para as atrações que viriam a seguir como As Aventuras de Tintim, O Pequeno Urso e Camundongos Aventureiros) já que, até uma certa época, quando a TV Globinho ou o Sábado Animado acabava pra mim não havia mais nenhuma opção na faixa vespertina como durante a semana e eu considerava o sábado um dia sagrado pra ficar quase o dia inteiro vendo desenho. No passar dos anos, esporadicamente sintonizava na Cultura, porém Rua do Zoo 64 já não pintava mais na programação, sendo infelizmente jogado para o fundo do baú e lembrado por uma pequena parcela de espectadores. 

2 - Power Stone

A passagem de Power Stone, anime baseado num jogo homônimo produzido pela Capcom, não foi das melhores devido à uma pedra no caminho denominada censura e sofreu com a tesoura da Rede Globo durante a exibição na TV Globinho por idos de 2001 e 2002. Não bastasse os cortes, a série tem um baixo número de episódios (apenas 26) que não agiu em favor de estabelecer a história de modo que o público guardasse na memória as aventuras do piloto Edward Falcon e seus amigos munidos das tais pedras do poder combatendo o vilão Valgas. Uma das minhas primeiras experiências com animes de luta. 

3 - Rugrats Crescidos

Os anjinhos saíram das fraldas e são retratados nesta pouco rememorada série como pré-adolescentes 10 anos depois da série original que continua sendo a mais resgatada na memória do público (afinal é um dos nicktoons mais clássicos canal, senão for o maior, até porque o desenho foi veiculado a partir de 1991, então já pode ser considerado uma antiguidade dos desenhos animados de um grande canal pago infantil). Tommy e seus amigos já crescidinhos fizeram estreia na TV aberta em 2005 dentro do TV Xuxa no mesmo mês de quando o último programa da loira focado na criançada estreou. Pude ver apenas umas partes aleatórias na época de provas bimestrais da escola quando eu saía mais cedo e o desenho era uma das primeiras atrações (muito provavelmente a primeira). Mas a sequência do clássico da Nickelodeon teve uma curta exibição no programa, sendo removido da grade poucos meses depois. Deve ser um dos fatores para não ser tão recordada. 

4 - Super Patos

Dos quinze desenhos listados, apenas sete não assisti. Super Patos é um deles e a partir daqui vai ficar praticamente numa alternância. Na premissa básica, o grupo titular é um sexteto de patos alienígenas humanoides (hã?) que chegam à Terra formando um time de hóquei. O desenho teve uma pequena inspiração da trilogia de filmes Nós Somos Campeões produzida pela Disney. Como a maioria dos desenhos exibidos no nostálgico Disney Club do SBT, as aventuras esportivas dos patos extraterrestres não se saíram tão memoráveis assim ao longo dos anos, não fosse o caso estaria num patamar de recordação massiva parelho ao de X-Men Evolution, por exemplo. E até onde sei, se limitou à passagem no referido programa na emissora de Silvinho. Se tivesse uma chance no Bom Dia e Cia., talvez mais gente experimentaria um contato com a série. 

5 - Moranguinho

Personagem que eu costumava mais ver em capas de cadernos para meninas até que num belo dia sintonizando no SBT me deparei com uma série animada da personagem rolando na tela numa época em que ainda era meio inconfessável (pedir pra ser zoado na escola, aliás) pra um garoto admitir que via desenhos mais voltados ao público feminino... tipo esse daí. Ambientado num mundinho pacato (até demais), Moranguinho vivia situações diversas ao lado das suas amigas com nome de fruta. É a única "sinopse" que posso fornecer devido à minha fraquíssima lembrança com relação aos episódios limitada a frames aleatórios (e à musiquinha de abertura que não desgrudou mais da cabeça). Não era bom nem ruim, no máximo distraía. Passado no SBT dentro do Bom Dia e Cia., o desenho da simpática personagem (que na dublagem brasileira ganhou uma voz muito conhecida) não se manteve num longo tempo na grade, aí fica difícil pra um desenho tornar-se inesquecível. 

6 - Eu Sou o Máximo

Aqui no Brasil o desenho do Cartoon Network foi parte do pacote de atrações da Record durante as manhãs de domingo no bloco Desenho Mania (tão esquecido quanto o desenho em questão). A história conta as aventuras de uma doninha inteligente chamada Máximo e seu parceiro Babão, um babuíno atrapalhado (bela sinopse, né?). De primeira já nota-se uma semelhança gritante com traços de um outro desenho, este mais famoso (e bem mais lembrado): A Vaca e o Frango. O desenho tinha episódios exibidos sempre após dois de A Vaca e o Frango nas suas quatro primeiras temporadas (basicamente um desenho "dentro" de outro) funcionando como uma subsérie. Quando tornou-se uma série isolada de sua série-irmã após o fim da mesma, foi renovada para uma 5ª temporada, totalizando 79 episódios. De tão idênticos que os traços de ambos os desenhos eram, minha memória fica confusa pra definir qual dos dois eu acabei vendo. 

7 - Esquadrão do Tempo

Mais uma série oriunda do Cartoon Network, Esquadrão do Tempo teve sua estreia no Brasil em 1º de fevereiro de 2002 e só vim descobrir sua existência por uma revista Recreio desse mesmo ano (mas que ganhei muitos anos depois de um tio que conseguia com alguém que não queria mais) na qual os personagens estampavam a capa. A história do desenho até que é bacaninha: Passando-se no ano de 100 milhões no futuro (caramba, tudo isso??), um time inusitado composto por Otto, um garoto vindo do ano 2000, Larry, um robô que sofre uma reprogramação para se integrar ao esquadrão e Britto Abelardo, o maior e mais forte, mas só nos músculos (e que parece ter roubado o visor do Ciclope =P). Segundo a Wikipédia, foi exibido no Festolândia e no Sábado Animado. Só se tiver sido exibido em horários ocupados por programações locais, porque eu, que não moro no eixo Rio-São Paulo, não tenho nenhum registro mental dessa bagaça passando na TV e olha que eu assistia bastante o Sábado Animado ali pela metade dos anos 2000 (com relação ao Festolândia, entendo, afinal o bloco ia ao ar na faixa do meio-dia). Esquadrão do Tempo rendeu duas temporadas com 26 episódios no total e meio que foi esquecido.

8 - Família X

Desenho da Nickelodeon, a Família X aportou na TV aberta brasileira em algum momento de 2007 na TV Xuxa, sendo que a animação foi originalmente exibida de 2005 à 2006 e pode ter estreado no último ano da TV Xuxa voltada ao público infantil porque uma nebulosa memória me diz que houve um desenho com "alguma coisa X" no nome que passou no programa nesse ano e tinha uma noção vaga da trama sabendo que era algo relacionado à missões secretas. A família titular possui membros que trabalham como espiões tentando ocultar suas identidades. Não faço a menor ideia se já cheguei a assistir a mais que um episódio (ou sequer assisti o desenho e na verdade acabei o confundindo com outro sobre o qual posso estar absurdamente enganado sobre a existência ou eu devo ter tido um delírio, sei lá). Teve apenas 20 episódios. 

OBS: Desconsidere a parte que eu falo sobre a exibição na TV Xuxa, pode ser mesmo um bug da minha memória. 

9 - Buzz Lightyear do Comando Estelar

Esse aqui é praticamente um meio-termo: tem quem lembre, mas provavelmente esqueceu dele por um certo tempo. O desenho do Buzz Lightyear como patrulheiro espacial foi uma das atrações que mais encheram meus olhos, isso muito antes de conferir o primeiro Toy Story pela primeiríssima vez na TV. Buzz se encarrega de liderar uma equipe de patrulheiros (Mira Nova, Booster e o inesquecível robô XR) viajando pelo espaço no intuito de deter os planos do maligno Imperador Zurg. Com passagens pelo SBT e pela Globo, a série parece não ter chamado toda a atenção que merecia, Buzz era mais lembrado por Toy Story do que pelo seu próprio desenho que por sinal é um caso singular (e muito louco) pois trata-se de um desenho que é ficção dentro do mundo da animação (obviamente para promover o boneco do cosmonauta). Agora deu vontade de rever. 

10 - Combo Niños 

Exibido no extinto Jetix (atual Disney XD - que diga-se de passagem está às portas da extinção atualmente) no final de 2008, o desenho mostrava um grupo de quatro principais personagens que combatiam um ex-prefeito que queria se reeleger e invocava criaturas mitológicas chamadas Divinos. Os personagens (Serio, Azul, Paco e Pilar) adquiriam seus poderes através de totens (que precisavam ser tocados nos inimigos para serem ativados) e cada qual transformava-se ganhando características dos animais que representavam. para enfrentar os monstrengos e manda-los de volta ao submundo de onde vieram. Combo Ninõs contou com apenas uma temporada de 26 episódios e creio que no máximo não vi mais que chamadas da TV Globinho em 2010 anunciando como uma das atrações estreantes (acho que o motivo pelo qual eu nunca tenha visto o desenho dando o ar da sua graça no plim-plim era que poderia ser uma das primeiras atrações e no horário eu estava no colégio). Provavelmente não teve uma passagem lá muito longa e é um tanto raro vê-lo mencionado por aí na internet.

11 - Os Caverninhas

Basicamente um desenho focado na dupla Pedrita e Bam-Bam como bebês (com o Dino, o mascote do Fred Flintstone, de babá) vivenciando aventuras com um teor educativo ao longo de somente 8 episódios (faz sentido com essa quantidade ínfima o SBT nunca talvez ter reprisado). Sendo honesto, desconhecia a existência dessa minissérie de 1996, eu morreria sem saber que os filhos de Fred e Barney protagonizaram um desenho todinho deles como um spin-off da série original. Aparentemente foi produzido sob inspiração decorrente do sucesso de Rugrats na época, até porque Pedrita e Bam-Bam se comunicavam entre si com linguagem formada. Me ponho de duvidar que hajam pessoas que lembrem com a mesma nostalgia de Os Flintstones. Com o referido número de episódios, vai saber se não foi cancelada ou planejada dessa forma.

12 - A Múmia

Os dois primeiros filmes da franquia homônima deram origem à essa série animada centrada em Alex O'Conell, o filho de Rick e Evy, que busca remover o bracelete de Osíris de seu punho e para tanto o garoto viaja com seus pais à procura dos pergaminhos de Tebas ao passo que Imhotep, a múmia de 3000 mil ressuscitada, os persegue também almejando os tais pergaminhos (se bem lembro). De fato teve uma passagem pela Record, mas o primeiro conhecimento se deu quando ela passou na Globo nas edições de sábado da TV Globinho (falando por mim já que nas minhas lembranças não sei nada sobre exibições durante a semana). Pra citar um exemplo de um desenho tido como "esquecido", temos Os Gárgulas, exibido no programa em 2011 aos sábados, mas não sei se já havia sido pertencente à Globo anos atrás. Enquanto o desenho de A Múmia nunca ganhou uma reprise sequer tempos depois que passou inicialmente na emissora. Mas aí veio a Record e papou os direitos dos filmes bem como do desenho que teve estreia no canal de Edir Macedo anunciada em 2009 (sei lá se foi mesmo exibida). A série parece bem obscura na memória do grande público mesmo com episódios disponíveis no YouTube. 

13 - Motorcity

Produção da Titmouse. Inc, empresa do próprio criador da série, Chris Prynoski, Motorcity centrava sua trama (interessante, por sinal) numa Detroi futurista nomeada Detroit Deluxe que é governada sob um viés totalitário por um bilionário chamado Abraham Kane que proíbe liberdades individuais como o transporte automobilístico, estourando uma revolta de membros de um grupo chamado Bunners liderados pelo protagonista da série, Mike Chilton. Os Bunners se refugiam no que eles consideram a última Detroit livre, a qual denominaram de Motorcity, que eles se comprometem a salvar das investidas do vilão. Nos EUA, estretou em 2012 pelo Disney XD. Aqui no Brasil, o desenho passou na TV Globinho em 2014, época em que o programa respirava por aparelhos - e certamente que sua passagem não foi de longa duração devido a série possuir uma única temporada de 20 episódios. Desse eu tenho 99% de certeza que uma carrada de gente não lembra. Eu mesmo nunca assisti, apenas tinha a vaguinha lembrança de uma matéria confirmando sua estreia na TV Globinho e saí à caça. 

14 - Transformers: Armada

Ao contrário do que eu pensava, essa série não é uma continuação direta do anime de 2001, Transformers: A Nova Geração (Robots in Disguise, no original) que passou na TV Xuxa em 2005., sendo um outro universo com um traço ligeiramente semelhante ao do referido anime. Eu não sei dar uma sinopse precisa da trama, mas você pode imaginar, levando em conta que é Transformers, que é mais uma guerra colossal travada entre Autobots e Decepticons com novos e velhos personagens, humanos e robôs, heróis e vilões. No que tange à sua passagem na TV aberta brasileira, posso estar redondamente enganado, mas algo me diz que transcorreu em 2008 numa TV Globinho de sábado (inclusive lembro de uma chamada anunciando-a). Num campo ainda mais especulativo, pode ter se limitado à uma exibição e nunca mais dado as caras em canal nenhum. A série tem 52 episódios ao todo e foi originalmente exibida entre 2002 e 2003. 

15 - O Segredo Além do Jardim

Encerrando a lista (finalmente - porque deu um trabalhinho) temos uma minissérie de 10 episódios que na sua época de lançamento aqui no Brasil pelo Cartoon Network (2015) foi bastante comentada conforme eu lembro, mas parece que o hype foi esfriando lentamente pra um desenho que aparenta ser muito promissor na sua narrativa que coloca dois irmãos perdidos numa floresta repleta de mistérios sombrios. A série veio a nascer a partir de um curta-metragem chamado Torne of the Unknown contendo os mesmos personagens. Muito recentemente parece que ficou meio esquecidinha nas interwebs. 

Veja também:

Baú nostálgico #22: Power Stone

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Crítica de O Retorno da Múmia

*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagens retiradas de: [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14] [15] [16]

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Hunter X Hunter

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Crítica - Tá Dando Onda 2

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

5 personagens indefensáveis em Todo Mundo Odeia o Chris

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de O Homem de Aço