Biografia Nerd #11: Juiz Dredd
Continuando o inesperado (eu creio que sim) retorno da série, hoje vou abordar um personagem que faz jus de verdade ao perfil de defensor da justiça. O homenageado desta semana é um dos justiceiros mais sanguinários e implacáveis das HQs. Juiz Dredd conquista pelos seus métodos não tão convencionais de combater o crime com eficiência. Portanto, você confere abaixo sua trajetória pelos quadrinhos e nos cinemas:
Nome: Joseph Dredd
Nome original: Judge Dredd
Licenciador: Fleetway Publications
Criado por: Carlos Ezquerra, John Wagner, Pat Mills
Nos quadrinhos
Tudo começou com a ideia de um policial do futuro extremamente violento, patrulhando uma Nova York futurista, com total poder de determinar suas leis referentes à justiça. Assim surgiu Dredd. O personagem surgira na edição nº2 da revista "2000 AD", em 2 de março de 1977. A ideia original consistia em uma sátira política, na qual deveria ser criticada a autoridade policial, bem como sua burocracia e violência. A trama girava em torno de um burocrata violento, que agia conforme seus ideais, e que interpretava erroneamente o conceito de lei.
Dredd começou a ser temido pelos bandidos após adotar tais métodos. É considerado por muitos o mais impiedoso dos "Juízes", que também exercem a mesma função que Dredd, no entanto, este extrapola todos os limites. As histórias eram ambientadas na cidade futurista Mega City One, no século XXIII, A partir de uma tragédia nuclear, causada pelo próprio Presidente dos Estados Unidos, os juízes foram encarregados da tarefa de julgar, condenar e - em caso de resistência - executar criminosos, sem direito a julgamentos em tribunais. Dentre as duas metrópoles Mega City One e Mega City Dois, encontra-se a Zona Infernal, habitada por seres mutantes e perigosas gangues criminosas.
Pat Mills, um dos criadores, havia chamado seu ex-parceiro de escrita, John Wagner, para desenvolver os personagens. O segundo havia escrito algumas histórias protagonizadas por policiais durões, logo foi sugerido que fosse criado um personagem que elevasse isto ao extremo. Inicialmente chamado de Judge Dread, Mills descartou a ideia. O nome foi alterado para "Dredd", sugerido por Gosnell Kevin, sub-editor, e adotado por Wagner para a versão final.
Nos cinemas
Nas telonas, o personagem ganharia seu primeiro filme em 1995, sendo introduzido com o equivocado conceito de justiceiro heroico que simplesmente eliminava bandidos, Nesta primeira versão, o escolhido para interpretar o temido policial foi Sylvester Stallone. Bem, não foi uma adaptação tão elogiada assim, na verdade bastante criticada, por sinal. O alvo principal: o espalhafatoso e ridículo uniforme de Juiz que Stallone utilizou. Definitivamente aquém do esperado.
Mas foi em 2012 que mais uma versão viria para apagar o longa de 1995 da memória dos fãs - e que fora indicada aqui neste blog em uma ocasião. Esta com uma proposta mais ousada, e difere completamente da anterior. Karl Urban teve uma atuação aceitável por parte dos poucos que viram o filme nos cinemas, já que a bilheteria do mesmo não foi satisfatória. Muitos preferem esta versão do que a de 95 (eu também), por mergulhar profundamente na atmosfera gore, o que não fugiu nem um pouco daquilo que o personagem representa.
E este foi mais um Biografia Nerd, focando em mais um personagem notável das HQs.
Trechos retirados e adaptados de: www.guiadosquadrinhos.com
pt.wikipedia.org/wiki/Juiz_Dredd
Gostou do post? Comente e compartilhe no G+
Comentários
Postar um comentário
Críticas? Elogios? Sugestões? Comente! Seu feedback é sempre bem-vindo, desde que tenha relação com a postagem e não possua ofensas, spams ou links que redirecionem a sites pornográficos. Construtividade é fundamental.