Estragaram Thundercats?


Nesta semana foi anunciada uma espécie de novo reboot dos Thundercats, chamado Thundercats Roar, que pretende mesclar comédia e ação, coisa que virou uma tendência nas animações, sobretudo no Cartoon Network. Assim que bati o olho nessa imagem acima, tive um misto de reações, não sei definir qual a mais acentuada... o ranço, a frustração, a ojeriza, enfim qualquer sentimento ruim que você pode direcionar à um produto audiovisual que é uma releitura de um clássico que você amava curtir na infância mas que ao mesmo tempo destroça e arruína toda a memória afetiva da sua época com a roupagem nova apresentada. O problema não é a concepção de uma nova série derivada de outra, mas seu conteúdo.

Quando esse conteúdo vai contra à proposta-chave da série preferindo se curvar para uma vertente que ela nem prezava tanto ou sequer manifestava com muita frequência na sua época dourada, aí a coisa muda totalmente de figura. Eu entendo que se volta para uma geração diferente de quem acompanhou o clássico e com toda a certeza desse mundo os fãs que acompanharam nos 80's tiveram seus olhos sangrados ao verem esse acinte de desenho animado que com apenas uma única imagem é capaz de dizer muito sobre si do que uma prévia de 3 minutos ou até mesmo convencer a pessoa de não assisti-la. Eu assisti, com muito desgosto, mas vi impulsionado por curiosidade. E não é que a presepada é das grandes? Lion-O virou um... sei lá o que diabos é essa coisa que nem ouso mais chamar de Lion-O, mais parecendo uma amálgama de orc, duende e felino. Os Thundercats viraram quiméricos abobados que vivem aventuras doidonas, coisa que é inserida na esperança de que isso favoreça alguma comicidade arrancando risadas da garotada de hoje. Esse clima loucão embalado por raios, lasers e explosões é super-divertido né? Não!

Dar abordagem forçada e ridiculamente cômica para uma série na qual o humor ficava em centésimo plano é um belo tiro no escuro. A recente versão dos Jovens Titãs está aí para provar sem deixar mentir nadinha. Parece que é algum tipo de "plano-mestre" para infantilizar abobadamente boas animações na intenção de agradar a nova geração - e o pior é que consegue - enfiando comédia estapafúrdia onde não deve. Não vou enviesar aqui para o politicamente correto, ainda que, na minha visão, haja uma correlaçãozinha sutil. Mas claro que deve-se ter em mente que são outros tempos e que trata-se de uma geração diferente da do desenho clássico. Entretanto, você sendo fã que cresceu assistindo Lion-O e sua turma naquela série com tom aventureiro e que era bem comedida em determinados gêneros... é realmente uma tremenda decepção ver que a geração atual irá consumir um Thundercats que não respira o mesmo ar destemido, péssimo em aspectos técnicos e que se encaminha para o humor estúpido que assola algumas produções. É como pegar Caverna do Dragão e refazer tudo numa pegada mais Hora de Aventura. Como água e óleo, não é uma boa combinação.

Teria sido bem mais preferível resgatarem o reboot de 2011 que mesmo não reaproveitando os designs antigos, tinha algum respeito pela essência característica da obra.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: http://anmtv.xpg.com.br/thundercats-roar-cartoon-network-anuncia-nova-serie/

Comentários

As 10 +

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

15 desenhos que foram esquecidos

5 personagens odiados de Dragon Ball

Mais 15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

Crítica - Tá Dando Onda 2

Crítica - Circus Kane: O Circo dos Horrores

Baú Nostálgico #13: Dick Vigarista & Muttley (Esquadrilha Abutre)