15 desenhos que foram esquecidos

Trago mais uma lista tematizada com uma premissa que existe a rodo pelas interwebs. Quem passava a maior parte do tempo durante a infância sem desgrudar os olhos da TV assistindo à algum desenho, certamente tem uma carrada de lembranças em relação a inúmeras séries. É super-comum você lembrar repentinamente de um desenho que você via quase que diariamente, mas que teve uma passagem tão breve que acabou não se tornando igualmente marcante tal como as atrações geralmente mais lembradas com nostalgia pela maioria do público, isso ofuscou as que mereciam ser recordadas e que existem nos porões da memória de quem assistiu. No mais, desenho pouco lembrado ou esquecido é algo que varia bastante de pessoa para pessoa. Nesta lista elencam-se aqueles que são raramente desenterrados e comentados: 

1 - Rocket Monkeys

Conheci essa série provavelmente no mesmo dia da estreia na Nickelodeon BR (numa época em que eu ainda possuía TV a cabo) no já longínquo ano de 2013, porém não acompanhei por uma boa leva de episódios (foi concluída em 2016, totalizando 65 episódios - durou muito até =P). O desenho tinha um humor fácil e se centrava em dois irmãos macacos, Gus e Wally, bastante opostos entre si (o sério e o bobalhão, respectivamente), que viajam pelo espaço sideral aprontando situações malucas e cômicas. Tinha um personagem bem bizarro que vez ou outra adentrava na nave da dupla de primatas, nada mais que um olho enorme com braços e pernas cuja função está deletada na minha memória. Deve ter feito um moderado sucesso para gerar a quantidade de episódios que teve, mas pouco ou quase nada via-se falar dele pela internet. 

2 - Monsuno 

Longe de ser um fenômeno tal como Pokémon ou no mínimo Bakugan, Monsuno, todavia, não era um anime (é um anime, por mais que pareça ser "pseudo") de se jogar fora pois tinha uma backstory até que elaboradinha, a qual envolvia monstros híbridos que podiam ser contidos em cápsulas cilíndricas (qualquer ínfima similaridade com a franquia do Pikachu termina aí) e inseridos numa missão para aplacar os esforços de uma organização maléfica. De cabeça eu realmente não consigo dar uma sinopse precisa, o máximo que tenho guardado na memória ao longo dos anos desde a última vez que assisti são meros flashes vagos de cenas de ação. Mas continuo certo de que o anime valia o tempo que se investia acompanhando. 

3 - Zentrix

A animação em CGI de 2002 é um donghua (designação para animes produzidos na China) e aportou no Brasil em 2005 sendo exibida no TV Xuxa e supostamente teve passagens pela TV Globinho (na época restrita aos sábados). Na história calcada na viagem no tempo, uma menina chamada Megan (na verdade, uma mulher que volta a ter 8 anos de idade em decorrência de um acidente com a máquina do tempo) e seu parceiro robô Zeus (sobre o qual lembro vagamente das cenas de transformação), servindo como o protetor da mesma, batalham para encontrar seis chips chamados Zentrium a fim de desativar um supercomputador que tinha propósitos benignos para a humanidade, mas que acabou se rebelando. Numa lista de desenhos memoráveis que passaram na Globo, Zentrix jamais teria lugar. Diria que nem sequer houve um sucesso passageiro, apenas passou e, dado seu tempo efêmero de transmissão, ninguém deu muita bola. 

4 - Os Mistérios de Frajola e Piu-Piu

Uma grata surpresa, ao menos pra mim, durante a época em que o SBT veiculava bons desenhos através do Bom Dia & Cia. e Sábado Animado, já que eu curtia as aventuras dessa dupla pelos episódios mais antigos de Looney Tunes, então uma série somente deles e com a Vovó, que eu conhecia mais por Baby Looney Tunes (que, já adianto, é citado dentre as menções honrosas no finalzinho da lista) foi um convite a não mudar de canal. Basicamente mostrava o gato, o canarinho e adorável senhorinha bancando os detetives em viagens pelo mundo afora (ou EUA afora, não sei bem ao certo). Se não falha a minha memória, o SBT exibiu a série em 2006, ou havia sido uma reprise já que o desenho data dos anos 90. Infelizmente, a emissora do Silvinho não esticou a passagem da série por mais alguns anos, jogando-a na vala do esquecimento. 

*Atualização tardia: O SBT voltou a exibir o desenho, desta vez no Sábado Animado, em agosto de 2020, mas não muda o fato de que o desenho passou um longo tempo na "geladeira", seja na emissora ou na memória do antigo público-alvo. 

5 - Redakai

Num padrão de animação semelhante ao de Três Espiãs Demais e Martin Mistery, afinal originou-se do mesmo estúdio, o francês Marathon, Redakai (feiosinho esse nome, não?) estreou em 2011 no Cartoon Network com uma divulgação meio morna. Eu não tenho muita certeza do que de fato contribuiu para o desenho amargar no esquecimento do público e não ter feito um sucesso equivalente às produções supracitadas, mas acredito que faltou um engajamento maior do Cartoon Network para promover a série que explorava a temática de alienígenas de uma forma diferenciada. Não chegou nem mesmo a ser exibido num canal aberto, mas nessa época quase nenhuma emissora tinha interesse de lançar algo minimamente próximo de um anime. O desenho se encerrou com 52 episódios em 2013. 

6 - Heróis em Resgate

Já deve ser a terceira vez que falo do desenho. Este blog pode ser um poucos locais da internet que discorreram sobre essa série numa postagem inteirinha. Talvez quando foi exibido na TV Globinho a maioria da criançada não tenha se entusiasmado com heróis desprovidos de superpoderes e trajes estilosos, heróis estes que praticavam boas ações dentro das suas capacidades "meramente" humanas para conter efeitos colaterais de desastres e acidentes provocados pela fúria da natureza. Isso seria uma justificativa plausível para a curta passagem de Heróis em Resgate na telinha no ano de 2004. Para quem guarda boas e afetivas lembranças desse desenhão assim como eu, os episódios estão disponíveis no YouTube.

7 - Oban Star-Racers

Uma daquelas atrações da TV Globinho do tipo "passou, mas quase ninguém viu". Do que eu me recordo de Oban Star-Racers, forçando um pouco a memória, não é mais que uma chamada da edição de sábado do programa, ali por idos de 2008... precisar, sem erro, um ano em se tratando de desenhos que pouco chamaram a atenção e por consequência disso não tiveram exibição longeva não é um dos meus fortes. Passou "escondidinho", muito possivelmente beeem menos do que sua totalidade de episódios (estamos falando da Globo, afinal de contas). Na trama futurista da série, o ano é 2082 e a Terra participa de uma corrida intergaláctica, a Corrida da Oban, na qual quem se sagrar vencedor terá direito a realizar qualquer desejo, inclusive trazer uma pessoa amada de volta. Murikanime franco-japonês, Oban Star-Racers contém 26 episódios. 

8 - Team Galaxy

Mais um murikanime e mais uma produção da Marathon, esta datada de 2006 e que narra a história de três amigos adolescentes que são estudantes de uma escola intergaláctica cujo papel é formar jovens na arte do combate às ameaças espaciais. Certamente sua exibição na TV Globinho não o consagrou como um campeão de audiência, não ao ponto de se equiparar à Três Espiãs Demais (diria que até o spin-off, Os Incríveis Espiões, rendeu mais popularidade na grade de quando foi exibido), e por consequência disso Team Galaxy, que chegou a TV aberta em 2009 e encerrou sua passagem no mesmo ano, foi limado da vitrine do programa e nunca ganhado uma reprise. A programação da TV Globinho naquele ano sofria constantes mudanças, era um entra e sai de desenho que não acabava mais, e muitas atrações não permaneciam longamente. E também o desenho não era lá grande coisa, bem inferior às espiãs (só minha opinião aqui heheh). 

9 - Heavy Gear

Se tem um desenho imbatível no quesito esquecimento total, dentre os que foram exibidos pela TV Globinho, eu tenho por mim que Heavy Gear ganha com folga de boa parte dessa lista. O diferencial, mesmo que mínimo, dele para com Team Galaxy, por exemplo, no campo da popularidade, é que Heavy Gear, da minha perspectiva, teve um apelo maior (a razão não podia ser mais simples: robôs parrudos e pilotados por humanos caindo na porrada numa arena), embora não tenha sido nenhum longevo e absoluto sucesso nas manhãs da Globo no ano de 2004 (?), o que infelizmente relegou a série ao desmerecido oblívio. Creio que uma fração de espectadores lembre do desenho com tamanha nostalgia, comigo incluso. 

10 - Marvel Disk Wars: The Avengers

Aqui temos um caso triste: Este anime sequer desembarcou em terras tupiniquins. Pelo que lembro, até gerou um burburinho (geralmente com impressões negativas) no seu lançamento, haja vista a proposta de unificar características diversas de anime japonês com os heróis da Marvel, fruto de uma parceria entre a Toei Animation e a Disney. Mas olha a bizarrice da premissa: O Dr. Nozomu Akatsuki e o Homem de Ferro desenvolvem um projeto que consiste num dispositivo chamada DISK para facilitar o combate aos vilões. Porém, Loki aparece para soltar vilões com a mesma tecnologia na apresentação da invenção na Balsa e acaba prendendo Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk e Vespa nos DISKs. A partir daí, com o ataque de Loki, cinco crianças obtém bio-códigos para utilizar os DISK's e invocar os heróis para a batalha, mas pelo tempo-limite de 5 minutos. Ou seja, os Vingadores viram tecnicamente "pokémons" dos pirralhos! Por essa breve sinopse é pra glorificar o fato de que essa viajadeira não aportou aqui com dublagem e seja rarissimamente lembrada. 

11 - IMP

Esse aqui eu duvido muito que uma vasta gama de espectadores do Cartoon Network, mais especificamente dos anos 2011 e 2012, consiga lembrar vividamente. IMP é uma série de curta-metragens que normalmente passavam nos intervalos de algumas atrações do canal. Eu particularmente nunca vi nenhum youtuber ou artigo na internet que não seja da Wikipédia comentando acerca desse desenho meio bizarro com animação minimalista e todo em preto e branco (pra destacar uma certa atmosfera sinistra - se bem que por conta do filtro técnico eu não dava nenhum sorrisinho por mais que a animação tentasse soar cômica). A historinha do desenho mostrava o cotidiano do protagonista, o demônio IMP, no inferno em interações com seu zelador que parecia um coelho. O capirotinho se autoproclama a encarnação pura do mal, mas tem um complexo de inferioridade pelo seu tamanho e isso que impede que ele trabalhe com competência pra espalhar caos, dor e sofrimento. 

12 - T.U.F.F. Puppy 

Me amarrava em assistir as peripécias desse cachorro maluco não importando o horário que passasse na Nickelodeon. Do criador de Os Padrinhos Mágicos e Danny Phantom (que muitos dizem que é esquecido, mas parando pra pensar, eis o paradoxo: como um desenho dito "esquecido" pode ser amplamente citado?), o desenho de Dudley Puppy e cia. deu o ar de sua graça pela primeira vez em 2010 (estreando no Brasil no ano seguinte) e centrava-se numa agência de combate ao crime chamada T.U.F.F. (a Turbo Unidade de Força Feroz) que travava batalhas contra os planos de vilões recorrentes como o Verminoso Snaptrap (que liderava uma agência inimiga intitulada D.O.O.M. - a Diabólica Ordem Ofensiva Mundial) e Bird Brain. No início da década passada, a Band possuía direitos sobre algumas produções da Nickelodeon e T.U.F.F. Puppy estava entre as aquisições, contudo não faço a menor ideia se o desenho foi efetivamente lançado ou a emissora manteve no "freezer" (só que o Band Kids naqueles tempos andava meio desvalorizado, então talvez deve ter passado num horário bem ingrato, tipo umas 6 ou 7 da manhã). A passagem na Nick foi até considerável, mas parece que não se gravou na memória de uma numerosa maioria do público, pois dificilmente ele é falado por aí. Há 6 anos, aqui no blog fiz um post recomendando-o. 

13 - Kong

Será que alguém além de mim lembra que o King Kong já ganhou uma série animada no comecinho dos anos 2000 pra competir com a série do seu eterno oponente Godzilla? Pois bem, o desenho, chamado apenas Kong, é uma co-produção EUA-Canadá e na história o gorilão é um clone do Kong original que fora morto no topo do Empire State em 1933. Foi uma das atrações do TV Xuxa de férias no início de 2006 e se limitou à essa fase do programa - o que é uma pena já que a série tinha elementos interessantes, dando uma roupagem mais fantástica ao King Kong e merecia umas reprises. 

14 - Andy e seu Esquilo 

O SBT contava com uma boa parcela de desenhos que entraram "mudos" e saíram "calados". É o caso de Andy e seu Esquilo, um original do Cartoon Network, que conta a história de um garoto com seu esquilo de estimação chamado Rodney aprontando altas confusões e vez ou outra se embatiam com seus respectivos rivais, Caio e Maquiavel (um papagaio). Do que está memorável, somente o fato de ter assistido (em 2009, se bem lembro), mas no fundo sinto que eu me divertia, sobretudo com o Rodney, a estrela principal do show (que por sinal tinha uma paixonite por uma esquila chamada Darlene). Só uma conferida pra refrescar a memória pra saber se a bagaça tinha graça ou não. 

15 - Let's & Go

Fechando a lista com um exemplar de desenho da espécie "passagem obscura". O anime de Bakusou Kyodai Let's & Go (ou apenas Let's & Go, como queira) derivou-se de um mangá homônimo publicado pela editora Shogakukan entre 1994 e 1996 dentro da revista Coro Coro Comics. Graças ao Sr. Nelson Sato (Sato Company), o anime ganhou um lugar ao sol (uma tremenda ironia, diga-se de passagem =P) aqui no Brasil através da exibição pelo SBT. Mas o que se esperava tornar um fenômeno comercial tendo em vista que o anime tinha por enfoque corridas de carrinhos de controle remoto, acabou não mostrando a que veio na prática. Sabe aquele meme "O início de um sonho/Deu tudo errado"? Resume perfeitamente a situação. A emissora do Silvinho alocava a série em horários inconvenientes no Sábado Animado, como se mais da metade da população de crianças brasileiras fosse levantar da cama por volta das 7 da manhã pra assistir desenho na TV num fim de semana. Tive a sortuda chance de pegar uns vislumbres desse anime num horário mais acessível, provavelmente em 2006, mas foi num único episódio e até chegou a fisgar minha atenção. O fracasso de exibição acarretou num esquecimento que deve pairar sobre várias pessoas até hoje. No máximo podem até lembrar de cenas, mas não do nome. 

Menções honrosas:

Sábados Secretos, A.T.O.M., Baby Looney Tunes, Dinossauro Rei, Esquilo Intranquilo, Zorro: Geração Z, Uma Robô Adolescente, As Novas Aventuras do Gasparzinho, Gormiti, Mighty B e Super Esquadrão dos Macacos Robôs. 

Veja também:

8 desenhos que potencialmente dariam certo no live-action

As 8 músicas de abertura mais grudentas dos desenhos animados

Top 10 - Melhores séries animadas do Universo DC

*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagens retiradas de: https://9story.com/9-story-acquires-breakthrough-entertainments-kids-and-family-library-and-development-slate/

                                     http://www.infoanimation.com.br/2012/07/nickelodeon-estreia-novos-episodios-de_30.html

                                     https://www.anisearch.com/anime/2866,zentrix-record-of-time-and-space-adventures

                                     http://fccartoon.blogspot.com/2010/03/os-misterios-de-frajola-piu-piu-ganham.html?m=0

                                     https://www.animationmagazine.net/tv/redakai-conquers-new-broadcasters/

                                    https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20170404030935AAaSYYk

                                    http://www.infoanimation.com.br/2017/03/animacao-oban-star-racers-pode-ganhar.html

                                    https://teamgalaxy.fandom.com/wiki/Team_Galaxy

                                    http://casadosanimesedesenho.blogspot.com/2016/07/heavy-gear-serie-animada-completa-em.html

                                https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/05/10/marvel-ja-transformou-os-vingadores-em-um-pokemon-para-publico-japones.htm

                                    https://www.facebook.com/pg/IMP-Cartoon-Network-434671016552094/posts/

                                    http://wwwnicknews.blogspot.com/2011/08/tuff-puppy-em-setembro-na-nick.html

                                    https://next-episode.net/kong-the-animated-series/season-1

                                    http://blog.lineup-br.com/2007/12/estria-novos-episdios-de-andy-e-seu.html

                                    https://www.jbox.com.br/materias/lets-go/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Bob Esponja

Deixe as crianças dormirem

10 melhores frases de Samurai X

Mais 15 desenhos que foram esquecidos