8 desenhos que potencialmente dariam certo no live-action
As diversas tentativas, muitas delas frustradas (e frustrantes), de se adaptar um desenho animado para a mídia cinematográfica são provas mais que exatas do quão árduo é o desafio que uma produção assume na transposição de uma coisa para outra sem que passe a virar motivo de piada pelas discrepâncias gritantes entre o mundo 2D e o mundo de carne e osso. Tornar elementos de desenho, especialmente sendo cartoon, críveis dentro de um filme com atores reais classifica-se como proeza, para não dizer inatingível. Mas que há raras exceções para nos alentar, claramente que sim. E se houverem exceções dentre as animações que ainda não receberam suas versões "realistas" e com capacidades de serem também exceções no tão amaldiçoado rol das adaptações desse tipo? É o que você confere abaixo na lista com os desenhos que guardam, em virtude das suas histórias, potenciais que a indústria do cinema parece estar cada vez mais negligenciando:
1 - Thundercats
Eu não poderia iniciar de outro modo a respeito de animações subestimadas para o cinema no formato live-action sem falar deste que muito provavelmente é parte de clamores de vários fãs ao redor do mundo no que se refere à um filme com atores encarnando os icônicos membros da equipe felina. Eu me pergunto qual amante de desenhos das antigas não adoraria ver Lion-O brandindo sua espada justiceira e falando seu clássico "Thunder, Thunder, Thundercats, Hooooo!!!" numa aventura para as telonas com muitos efeitos práticos na caracterização misturados à CGI de primeira linha. Mas a tortuosa questão de um milhão certamente é acerca dos produtores de grandes estúdios. A obra tem 35 anos de um sucesso absoluto e durante todo esse tempo nunca passou pela cabeça de nenhum diretor, roteirista ou produtor a ideia de se elaborar o script de uma adaptação live-action? O filme Cats, por exemplo, é de deixar o público sonhando acordado levando em conta os visuais.
Thundercats conta com um universo repleto de bons elementos originais para se adequar a um enredo cinematográfico.
2 - Caverna do Dragão
Outro desenho oitentista pertencente à esse grupo de "rejeitados para o cinema" e possivelmente não o veremos sair dele tão cedo se os estúdios mais capazes de fazer blockbusters enchedores de cofres continuarem dormindo no ponto sem verem a oportunidade que ano após ano deixam passar com a história dos 6 amigos que foram parar num mundo de fantasia e recebem diferentes armas para combaterem criaturas míticas na excruciante busca de achar qualquer portal que os leve de volta para casa (e sendo constantemente enrolados por um velhote anão que solta enigmas e frases de efeito nesse universo onde é mais fácil entrar do que sair). De todos, Caverna do Dragão é o mais injustiçado desenho a merecer um filme com atores (toda fidelidade, das semelhanças dos intérpretes com os personagens animados à história, seria bem-vinda, até a chatice do Bob com seu unicórnio de estimação, a inquerida Uni =P). Há um filme intitulado Dungeons & Dragons (nome original do jogo de RPG que inspirou o desenho e também do mesmo), lançado em 2000, entretanto nada tem relação com a trama do desenho e nada que o lembre. O único consolo aos fãs de algo bastante próximo de um filme live-action é um comercial da montadora de carros Renault lançado em maio de 2019, o qual você pode conferir clicando aqui.
3 - Três Espiãs Demais
Será que eu fui a única criança que conheceu a série As Espiãs (aquela que passava na Record) crendo, numa ingenuidade de tapado, que fosse uma representação live-action das Três Espiãs Demais? A série é uma das mais bem-sucedidas do estúdio francês Marathon, tendo uma passagem longeva e badalada aqui no Brasil via TV Globinho, e fazia um misto bacana de ação e comédia com o carismático trio de heroínas - não desconsiderando os secundários, entre eles o nerd Arnold, a encrenqueira Mandy e, claro, o chefe da WHOOP e mentor das garotas, Jerry. Sam, Clover e Alex são merecedoras de interpretações com atrizes muito bem performáticas para casar com as personalidades e individualidades de cada uma, além da proposta que é basicamente um meio-termo de fantasia e realismo (a começar pelo tema de agentes secretos) reunindo uma miríade de histórias diversas com algumas delas podendo servir de base para uma franquia. Já pensou? Todo aquele universo materializado com atuações, cenários e designs de figurino levado ao cinema? No comando de um diretor e roteirista de peso e que tenha feito um estudo aprofundado do desenho, na certa que sairia um filmão engraçado e divertido.
OBS: Enfatizo que a realização deveria vir de um estúdio de renome e não qualquer "fundo de quintal" para não ter que sair uma porcaria do naipe do live-action de Kim Possible (só pra citar o exemplo mais recente de desastre nesse meio).
4 - Os Gárgulas
Esta magnífica série de animação produzida pela Disney atravessou anos de sucesso bem como anos de esquecimento. O desenho, com uma pegada sombria e voltada a um público mais adulto (o que é um tanto surpreendente e até ousado vindo de uma empresa "family friendly"), narra as aventuras de um quinteto de antigas criaturas que foram afetadas por um feitiço que as faz petrificarem durante o dia e agirem como seres vivos à noite. Transmitida entre 1994 e 1997, a série, infelizmente, encerrou sua passagem na forma de cancelamento, por sinal um dos mais reclamados e injustos no que se refere à animações televisivas. Nessa onda de requentadas de títulos clássicos para o live-action, a casa do Mickey bem que poderia ressuscitar Golias e cia. incluindo-os nessa leva porque é um material abundante demais para ser desperdiçado, mas o mínimo que podemos esperar da boa vontade do conglomerado é adiciona-lo ao seu serviço de streaming, o Disney +.
5 - As Aventuras de Jackie Chan
O astro já protagonizou tudo quanto é filme de porradaria (com aquela dose de comicidade única) e fez seu nome no gênero de ação que envolve artes marciais, chegando a receber uma deliciosa e nostálgica série animada de 2000 na qual sua contraparte em 2D lidava com ameaças humanas e sobrenaturais acompanhado de personagens cativantes como a sobrinha Jade e o tio Chan. E se baseado neste desenho surgisse um ambicioso projeto para um longa-metragem? Quem dera fosse na época de produção do desenho onde víamos o próprio Jackie aparecendo em rápidos trechos da abertura. Pois é, o negócio fica apenas no "e se..." mesmo haja vista a idade um tanto avançada do ator para interpretar "a si mesmo" num filme livremente inspirado no desenho a começar pela icônica saga dos talismãs. Pra infelicidade geral, as chances são nulas.
6 - Heróis em Resgate
A partir daqui é a trinca dos esquecidos. Heróis em Resgate (Heroes Rescue, no original) foi lançado em 1999, chegando a TV brasileira em 2003 na TV Globinho e trazia uma equipe profissionalizada para conter efeitos de desastres naturais e engajada no salvamento de vítimas contando com personagens simpáticos. A resposta do porque daria certo em live-action nem precisa explicar. A proposta mais mundana é um terreno confortável, o que promoveria menos riscos e os custos de produção nem chegariam a ser tão caros, no meu ver. O problema talvez fosse o teor "genérico" desse imaginário filme caso apostassem fielmente em meio à live-actions adaptados de cartoons irrealistas. Mas que seria uma boa, seria.
7 - Nascar Racers
Aqui no Brasil ganhou o subtítulo de "Os Super Pilotos" durante sua exibição na Globo em 2001 (se minha doce memória afetiva não estiver me traindo) e segue pouquíssimo lembrado até hoje. Acho justo que essa série receba uma atenção especial pela sua singularidade como animação (um 3D misturado a um estilo tradicional) ao ponto de algum estúdio se interessar e dar sinal verde para um filme com atores, mas nada que se mostrasse um "Velozes e Furiosos" da vida, a fonte inspiradora desse filme deveria provir somente do desenho com suas corridas radicais e personagens visualmente atrativos.
OBS: Já cacei, já garimpei, já rodei essa internet toda à procura de nem que fosse uma ceninha avulsa dublada em português, mas não se acha NADA a respeito dessa série que não seja com áudio original, triste realidade T_T
8 - A.T.O.M.
Como eu amava conferir diariamente no ano de 2007 (na TV Xuxa) as aventuras dessa galera cujos integrantes eram puro carisma e as missões bem empolgantes, ainda com direito a background dramático focado no protagonista, o Axel (dublado pelo Wendel Bezerra), que tinha uma rixa para lá de pessoal com o odioso vilão Maxwell Payne e um poderzinho extraordinário e bacanudo que sei lá de onde ele obteve. Com certeza se encaixaria num projeto promissor para filmar com um elenco que corresponda aos personagens da equipe e, obviamente, dotado de uma fidelidade que nunca é pedir demais que haja pelo menos um mínimo razoável. Se dirigido e roteirizado respeitando a fidelidade, sem dúvidas viria um filmaço.
E pra finalizar no que tange a séries esquecidas, abaixo estão as edições do Baú Nostálgico de 5 dos 8 desenhos aqui listados. Parei com a continuidade pra priorizar outras coisas, mas pretendo retomar com ela (por enquanto só pretendo mesmo):
Thundercats
Caverna do Dragão
Três Espiãs Demais
As Aventuras de Jackie Chan
Herois em Resgate
*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.
*Imagens retiradas de: http://dinamo.art.br/coluna/7-coisas-que-voce-nao-viu-em-thundercats/
https://oglobo.globo.com/economia/hit-dos-anos-1980-caverna-do-dragao-volta-tv-em-comercial-para-renault-23662340
https://portalovertube.com/tv/hoje-na-tv/globo-exibe-tres-espias-demais-o-filme-na-sessao-da-tarde-desta-quarta-feira-23-05/
https://www.legiaodosherois.com.br/2019/os-gargulas-criador-lanca-campanha-para-volta-do-desenho-no-disney.html
https://www.vix.com/pt/entretenimento/544710/as-aventuras-de-jackie-chan-esta-voltando-e-ja-temos-5-motivos-para-amar-o-desenho
https://qubo.com/photos/rescue-heroes#image
https://en.wikipedia.org/wiki/NASCAR_Racers
https://atom-alpha-teens-on-machines.fandom.com/wiki/Season_1
Comentários
Postar um comentário
Críticas? Elogios? Sugestões? Comente! Seu feedback é sempre bem-vindo, desde que tenha relação com a postagem e não possua ofensas, spams ou links que redirecionem a sites pornográficos. Construtividade é fundamental.