Qual é o padrão de visualizações do blog?


Números referentes à comentários e visualizações nunca deixaram de ser a menor das preocupações desse blogueiro solitário que "escreve para as paredes". Porém, há pouco tempo eu venho dando olhadinhas mais corriqueiras na quantidade de visualizações que cada postagem publicada recebe, assim que posto já desvio a visão para a direita e lá está geralmente já com 3 ou 5, o que denota a existência de público nesse bendito site. De vez em quando também verifico as estatísticas gerais. Dá um sentimento de positividade notar que segundos após você clicar em "Publicar" você ver lá imediatamente um número de pessoas lendo o que você escreveu, gente que parece estar esperando uma nova postagem surgir enquanto navega pelo blog, acho que não estou errado nesse ponto.

Mas qual é a quantidade frequente de visualizações que o blog recebe em cada postagem?

Vou pegar como exemplo a semana do dia 16 até 22 de Julho, uma das raras semanas com postagens diárias. Na segunda-feira (16) publiquei a review do episódio 02 de Dragon Ball Heroes e até agora está com apenas 19 visualizações, número bastante inferior ao do primeiro episódio que conquistou cerca de 47 que por outro lado é uma marca que considero alta para uma crítica (ainda mais sendo anime). Já na terça (17) postei um apanhado de informações a respeito do filme de Dragon Ball Super analisando o visual do novo Broly assim como brincando um pouco ao soltar algumas teorias. Esse post conseguiu 27 visualizações em duas semanas (pode ser um número absurdamente baixo para criadores de conteúdo com melhor angariação de público, mas, a meu ver, é mediano, mas não que signifique eu enxergar tal número como proporcional ao post em si, poderia ter rendido muito mais). A análise do trailer do anime reuniu quantidade superior com 69 visualizações, pelo que parece esse formato agradou um seleto grupo.

Na quarta (18) foi a vez do duplo final de temporada de Capuz Vermelho que encerrou a quarta etapa dando aquela deliciosa sensação de missão cumprida, mais um trabalho feito com muito carinho e finalmente concluído e, aproveitando o ensejo, espero que os gasparzinhos de plantão que acompanharam tenham gostado da temporada e dos rumos que ela tomou nesses 18 capítulos por mais diferentona que ela seja em relação às três primeiras. Os dois capítulos, 57 e 58, publicados no mesmo horário pegaram, até hoje, respectivamente, cerca de 11 e 13 visualizações. Não me sinto surpreso haja vista que as séries literárias do UL normalmente são mesmo pouco acompanhadas, sendo que já não possuem leitores expressivos, com as visualizações não seria diferente. Um número bem abaixo do esperado se for comparado ao final da terceira (capítulo 40) que teve 36 visualizações. Ainda assim, eu considero baixo pois as séries deveriam ser o carro-chefe do blog, mas tudo bem, segue o baile, outros conteúdos superarem nesse quesito não chega a ser ruim.

Na quinta-feira (19) tivemos a imediata análise do trailer de Dragon Ball Super: Broly, talvez o UL tenha sido um dos primeiros locais da internet a produzir algo para desvendar o trailer (falo isso no mais puro achismo hein, não é querendo me sentir o último biscoitinho do pacote) visto que lancei em poucas horas após o lançamento. Até agora o post conta com 35 visualizações, número relativamente bom dada categoria e o tipo de publicação. Eu ainda estou engatinhando nesse lance de destrinchar trailers e não pretendo fazer disso uma exclusividade à Dragon Ball aqui, provavelmente em breve outros trailers podem vir a serem analisados, só soltei a análise desse do filme de Dragon Ball Super tão depressa porque foi ímpeto de fã. Na sexta (20) decidi postar um texto no qual comento sobre uma situação provável à Capuz Vermelho, o post se chama "Tomei uma decisão sobre Capuz Vermelho" e, até agora, pegou umas 11 visualizações. Eu sei, é um número medíocre, mas como se trata de série literária, mesmo não sendo capítulo, é normal as visitas serem baixas, o que só reforça a pouquidade de leitores da própria série, corrobora demais com o que falei acima. Ficaria muito mais espantado se fosse com qualquer postagem sobre animes como uma review, uma lista ou artigo de opinião. Mas às vezes até as listas ficam nessa faixa, mal chegando a 20. No sábado (21), as frases do capítulo 57 de Capuz Vermelho não conseguiu mais do que míseras 9 visualizações, novamente reitero que é bem comum.

Finalizando com o domingo (22) foi postada uma lista trazendo os grandes mistérios do trailer de Dragon Ball Super: Broly e o resultado não foi tão ruim: 31 visualizações, até agora. Respondendo à pergunta objetivamente: A quantidade aceitável pode variar entre 30 e 50 visualizações, mas depende muito da postagem e da categoria. Esse é o padrão, estou falando sério. Existem postagens que ultrapassaram as 100 visualizações? Sim, várias eu diria. Chegaram a 200, 300, 500, 800 e por aí vai. Nas postagens populares, como é evidente, as 10 melhores frases dominam. As 10 melhores frases do Vegeta, por exemplo, praticamente todos os dias no topo, conquistaram, desde 2015, cerca de 18.067 visualizações (sepá é a mais visualizada do blog). Para um canal do Youtube com 100 mil e poucos inscritos, esse número é insustentável e decepcionante. Contudo, diante de um blog impopular é praticamente um recorde a ser comemorado. Plataformas distintas, prioridades distintas. Não acho bom misturar duas visões de alcance relacionadas a público tão opostas, mas trouxe essa comparação por ser pertinente, pelo menos no caso do post do Vegeta.

E é essa a realidade, esses números são verdadeiros, não exagerei em nada. Até fico satisfeito, mas que dá aquele gostinho de quero mais... não posso ser desonesto comigo mesmo né? Então sim, a situação poderia ser ainda melhor, essa bagacinha aqui podia prosperar e bombar, mas este que vos escreve não é lá muito bom de propaganda.

*post escrito em 29/07, até o fechamento dele os números estão sujeitos a mudanças. 

*A imagem acima é propriedade seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://br.freepik.com/icones-gratis/olho-simbolo-interface-de-visualizacao_732127.htm

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Os 12 talismãs de As Aventuras de Jackie Chan ranqueados!

10 melhores frases de Os Incríveis

Mais 15 desenhos que foram esquecidos

15 desenhos que foram esquecidos

Crítica - Tá Dando Onda 2