Adendo sobre a análise do vídeo do Bunka Pop


Não, isso aqui não chega a ser um tipo de nota esclarecedora sobre os pontos que explanei no texto onde fiz uma análise mais, digamos, polida do vídeo em questão (ia me tomar horas e horas do meu dia se destrinchasse cada parte de ponta à ponta). Só tem alguns adicionais que deixei passar. Tudo o que foi dito naquele texto foi com o único objetivo de ser claro ainda que não tivesse muita propriedade do assunto para uma opinião mais aprofundada, mas fiz dentro do possível pois uma noção básica já serve pelo menos em relação ao vídeo. Se a nata da mensagem não lhe alcançou e você achou que fui intolerante e/ou transfóbico, sinto informa-lo mas não tenho pretensão de "desenhar' para quem não sabe interpretar um texto que escancara bem a sua meta. Todos tem o direito de me refutar desde que saibam faze-lo com construtividade e, sobretudo, educação. Eu não concordo com praticamente nada do que eles disseram e muito menos com a ideologia defendida. Porém, em uns instantes de reflexão me pegava pensando sobre o lance de separar as coisas.

O que dei a entender na minha análise foi que eles saíram contraditórios a respeito dessa atitude importante, mas que em certos casos é inaplicável. Na minha opinião eles foram sim pretensiosos, o vídeo teve sim um viés político-ideológico descaradíssimo e resolveram transmitir aos inscritos a mensagem da ideologia de gênero sob respaldo "argumentativo" do termo trap que eles tanto condenam (eu deixei registrado na análise que não sou uso-o contra transgêneros reais - sequer conheço pessoas assim, afinal - e que nesse caso tem o seu viés ofensivo tendo em vista o significado literal do termo, mas nos animes o negócio é diferente, pois só o fato de ser ficção elimina a crítica). Foi o primeiro vídeo do canal que eu dei um belo de um deslike, pois misturaram a ficção com a realidade na cara dura para disfarçar um pouco o verniz de politicamente correto que não enganou uma boa parcela de inscritos. Pegando o gancho aí do pensamento político-ideológico, no terceiro vídeo do Respondendo Comentários, por sinal bem divertido, onde o Guto participava também, selecionaram um comentário que acusava a Moo de fica "esquerdando" e ela justificou dizendo que fala sobre coisas voltadas ao social que incomodam-a, algo assim, e nunca teve relação com posicionamento político. Será que não? Desde então eles ficaram ironizando e tirando sarro disso no twitter e em algumas edições do programa. Já vi tweets que parecem confirmar cada vez mais sobre qual lado da moeda eles preferem levantar bandeira. Voltando ao "separar as coisas"... Pego como exemplo o Dossiê Márcio Seixas, o polêmico caso onde inúmeros podres do dublador vazaram.

Seixas é um excelente dublador, mas dadas as informações fornecidas pelo ex-sócio, Marcelo Rezende, vimos que como pessoa ele é simplesmente execrável (como chamou Guilherme Briggs). Ambos os casos, Bunka Pop e o dossiê, em absolutamente nada se relacionam, mas é possível chegar a uma diferenciação por mínima que seja e enviesada a separar dois lados. No caso do Márcio Seixas sim, afinal já falei que é um excelente dublador, ou seja, é um profissional respeitoso no que faz, mas sua personalidade e o seu caráter não correspondem ao valor que seu trabalho possui. Por outro lado, os apresentadores do Bunka Pop expressaram-se como favoráveis a uma ideologia que basicamente prega a extinção do que significa masculino e feminino na sociedade, embora sejam muito carismáticos e isso não significa que os enquadra como pessoas ruins, apenas defendem uma ideia equivocada por mera influenciação. No vídeo eles sabiam muito bem qual mensagem passar, não parecem parte de uma massa de manobra zumbificada pelo sistema, eles tem plena ciência do que defendem. Pessoas defendem aquilo que acreditam ser certo e jamais isso mudará, pensamentos divergentes são uma raiz nas relações humanas que nem a força mais bruta é capaz de arrancar inteira, é impossível. Mas isso quer dizer que vou aceitar tudo que eles disserem como "regrinhas" feito uva passa enfiada goela abaixo? Não, óbvio que não. Respeitar a opinião até vai, mas isso não me isenta de criticar as ideias com as quais eu me oponho veementemente, sinto necessidade de apresentar meu contraponto. E vou além: O ato de me opor à ideologia não me oferece automaticamente o direito de qualifica-los como pessoas de caráter duvidoso, mas claro que todo mundo tem suas falhas, o seu lado sombrio, mas do ponto de vista mais generoso é um erro julgar a personalidade de alguém com base nos pensamentos político-ideológicos e partidários, por isso, também nesse meio, é válido respeitar as diferenças apesar da intenção crítica nunca se anular independente da boa relação que tiverem.

Imagina como o mundo seria ainda mais insuportável se posicionamento político fosse requisito universal para começar uma amizade ou namoro, qualquer relacionamento. Ideias diferentes não podem ser motivo para gerar cisão de grupos. E a tolerância? Fica como? A crítica só torna-se válida uma vez que não se ataquem as pessoas mas sim suas ideias. E quando digo atacar, me refiro a apresentar sua posição que difere da outra sem se exaltar desnecessariamente, mas um pouco de ironia nunca é demais. E onde quero chegar com tudo isso? A resposta é da decisão que tomei sobre continuar ou não assistindo o Bunka Pop. Estou sendo intolerante por ter cancelado minha assinatura? "Como você é infantil, Lucas! Se desinscreveu por causa de um vídeo?! Se toca mano!" Se desinscrever nem sempre é sinônimo de deixar de assistir. Eu não sou obrigado a seguir um canal que é partidário de uma zona do espectro político-ideológico cujas ideias levantadas não estou de acordo. Eu posso até separar a Moo apresentadora da Moo esquerdista, mas tracei bem as diferenças com o caso Márcio Seixas e a conclusão que tiro é que é muito mais fácil praticar isso com um do que com o outro. Simplificando: Márcio Seixas é ótimo dublador mas uma péssima pessoa. Já a Moo e o Jack são bons apresentadores mas favoráveis a pensamentos que acho negativos e nocivos. Quanto ao Seixas minha visão do seu eu profissional não vai mudar. Mas em relação à dupla do Bunka Pop o tratamento não tem como não ser diferente, como falei no início da análise: Minha visão ao canal mudou, não são mais os mesmos apresentadores, por mais competentes que sejam nessa função, e não preciso me culpar por enxerga-los de maneira diferente. O canal é de entretenimento, não é lugar para destilar em cima do público ideias equivocadas que tenham conexões ideológicas usando animes que mesmo retratando diversos contextos que se referem à pauta (o termo Trap) não cabem para uma discussão madura sobre o tema por justamente ficção e realidade não serem 100% fidedignas uma à outra, só esclarece o quanto isso foi forçado para expressar tais ideias com teor de lacração total e essa é uma postura decepcionante vinda de um veículo de cultura nerd/geek em constante ascensão e que produz um ótimo conteúdo (muitos animes, por sinal, eu conheci graças ao Bunka Pop e tomei como boas sugestões). Guardem suas ideias para vocês e discutam isso em grupinhos de amigos (online ou offline) que estejam em concordância com o politicamente correto nu e cru ao invés de passar essa imagem a uma parcela do público que não veem nessas ideias as mil maravilhas (ou o paraíso "revolucionário" para a humanidade) que vocês enxergam. O mundo tá essa droga por causa disso, essa mordaça que é o politicamente correto e que só tira a mordaça para enfiar obrigatoriamente.

Então, vou usar uma gíria que esse pessoal da lacração e do mimimi expressam bastante: Parem que já tá feio. De polêmica no canal só basta o Guto (que também deve concordar com os mesmos ideais) e suas críticas que irritam os fanboys. Não ficaram de "aceita que dói menos"? Então aqui retruco com essa famigerada gíria que citei. Se focarem no entretenimento, estritamente nesse fabuloso mundo que é das animações japonesas, tenho certeza que serão poupados de números exorbitantes de deslikes e cancelamentos de inscrição. Eu fiz minha parte como espectador, antes um real fã do canal (os conheci em 2016 na PlayTV, me ganharam no primeiro vídeo aliás), agora somente me reservando a acompanhar esporadicamente uns vídeos quando não tiver nada para fazer ou ver na internet, para matar o tédio de uma tarde de domingo. E de todos os canais nos quais sou inscrito, o Bunka Pop era um dos que menos merecia ser visto dessa forma. Uma pena realmente.

Para conferir a análise crítica do vídeo, clique aqui.

E o próprio vídeo (que esqueci de linkar no outro post) você pode acessar aqui.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://blogcalabouco.wordpress.com/2016/04/06/deck-tech-infect/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de Samurai X

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

10 melhores frases de My Hero Academia

Números ou estrelas? Sobre as notas nas reviews...