Os 12 talismãs de As Aventuras de Jackie Chan ranqueados!


Me recuso a acreditar que quem tenha assistido e se encantado com o desenho de Jackie Chan (que em setembro passado completou duas décadas de existência e o carinho nostálgico do público apenas ilustra o quanto ele envelheceu bem - e olha que com tantos anos nem transparece ser tão antigo) logo na sua primeira saga não sentiu uma mínima vontade de possuir algum talismã favorito ou todos os doze. Estes artefatos mágicos, cujas figuras associam-se diretamente aos signos do zodíaco chinês, quando totalmente reunidos em poder do dragão Shendu, o tornam imbatível, necessitando que qualquer um que se encoraje a neutraliza-lo passe por um feitiço do Tio Chan que possibilita as mãos do usuário atravessarem o corpo do monstro para remover os talismãs. A questão que este ranking se propõe a responder (baseado na minha perspectiva - eu sempre tenho que afirmar o óbvio ululante pra não levar o honorável título de "dono da verdade") é a seguinte:

Qual dos doze talismãs prestam maior utilidade (em boas mãos, obviamente)?

Não se trata de qual o mais poderoso. Se você parar pra pensar, não dá pra bater o martelo sobre algum talismã em específico sendo que alguns talismãs provavelmente guardam uma proporção similar de poder. Exemplos: Dragão, Coelho, Cachorro, Touro e Porco. Cinco talismãs que talvez sejam igualmente poderosos, contudo não separados. Aliás, todos os doze talismãs são mais fortes juntos, embora os supracitados, sozinhos ou combinados, deem conta de arregaçar contra inimigos desafiadores (exemplo de combinação dupla: Touro e Cachorro, super-força e imortalidade formam uma boa confluência), apenas dependendo do usuário saber quando utiliza-los na ocasião certa e avaliar se somente com um ou dois ou três ou quatro ou todos os cinco dá conta. Os que não foram citados dentre os cinco seletos pode-se dizer que são complementares ou auxiliares (não é imposição de regra da minha parte, muito menos com base numa informação oficial, o que estou falando nessa introdução se limita ao que deu a entender na minha visão). Por exemplo, se você estiver com os talismãs do Touro e do Cavalo, o primeiro prevalece como ofensiva e o segundo como defensiva visto seu poder de cura e apesar do poder do talismã do Touro conferir muita resistência e obviamente força física descomunais, não impediria que o usuário sofresse danos, tendo de recorrer ao talismã do Cavalo. Os talismãs auxiliares se diferenciam tanto na utilidade quanto no poder, mas reitero que todos são fundamentalmente poderosos enquanto sob domínio de um portador (tá, com exceção do Carneiro que é bem desvantajoso pela projeção astral dar abertura pra alguém remover os talismãs se estiver com as mãos enfeitiçadas para tira-los do corpo de Shendu, enfim... ele é desvantajoso em qualquer situação de combate). 

Pronto, acabou a enrolação (mas que eu achei importante fazer =P). Confira logo abaixo meus comentários acerca dos 12 talismãs mágicos elencados do pior ao melhor: 

                                                12º lugar: Macaco


Achou que o carneirinho ficaria na lanterna, não foi? Achou errado, gasparzinho! É uma questão de avaliar o potencial de cada talismã isoladamente. Meu comentário acima sobre o talismã do Carneiro deu ênfase ao que eu penso num contexto de ação, não pra antecipadamente dizer que ele é o mais imprestável no geral. O detentor deste título é o talismã do Macaco. O mais arriscado de causar situações bem loucas e constrangedoras, provavelmente até irreversíveis. Imagine você possuir esse talismã e de zoeira querer transformar um amigo seu num animal aleatório, daí você o utiliza novamente dizendo pra voltar ao normal, mas o seu amigo vira um animal diferente e se seguem sucessivas tentativas falhas até que você desiste e passa a conviver com seu amigo na forma do animal em que se transformou por último. A Jade teve sorte nisso só dizendo "mude de volta". Será que a reversão funciona por um comando de voz mesmo? Mas falando sério, pensa no quão inútil um talismã que transforma pessoas em animais poderia ser. Mais inútil que perigoso. Ninguém em sã consciência transformaria uma pessoa qualquer ou conhecida num animal que escolhesse. Afinal, pra quê transformar os outros ou a si mesmo em animal? Que diversão teria isso? Creio que nem pra quem tivesse más intenções seria lá muito útil. Bem sem graça. 

*Seria útil nas mãos de uma pessoa psicologicamente caótica, mas há mais pessoas sãs do que insanas no mundo =) 

                                                 11º lugar: Porco


Já pensou que irado seria sair por aí soltando raios de alta destruição pelos olhos? Hein? Hein? Massa, né? Pois é... Acho que pra um terrorista ou traficante derrubar um avião ou helicóptero sim. Verdade seja dita, o poder desse talismã não tem nenhuma utilidade muito benéfica. Pra exibicionismo barato, talvez sim. Mas pra uma utilidade realmente significativa e no domínio correto, invadir locais de gente muito perigosa e olhe lá. 

                                                  10º lugar: Rato


Certamente que crianças adorariam ter posse desse talismã. Qualquer criança, aliás. Conceder vida própria e senciente aos seus brinquedos favoritos... Quem não queria desfrutar de uma maravilha assim? Você ter um time de bonecos e/ou bonecas que interagem com o mundo ao redor como se estivessem vivos a la Toy Story. Esse, sem sombra de dúvida, seria o melhor presente pra um filho no Dia das Crianças. Mas é algo que tem graça enquanto se é criança. 

                                                   9º lugar: Tigre


Acho que tem uma parcela de pessoas que assistiram à série e desconhecem ou não lembram da verdadeira função desse controverso talismã. Ele permite que o portador controle seu Yin e Yang gerando um equilíbrio de seus lados bom e mau. Quando foi partido ao meio, ele adquiriu um poder distinto que é o mais conhecido: dividir o portador em dois seres , um bom e um mau (o gatinho e o tigre =P). Inteiro ele é útil para nossos lados opostos estarem perfeitamente equilibrados (até tornaria o usuário numa pessoa melhor para um uso responsável dos outros talismãs). Mas quebrado... Só imagina o estrago. Já pensou se a metade má acaba matando a boa? Ou ambas se distanciam tanto que torna-se difícil reuni-las? 

                                                8º lugar: Carneiro


Aqui está ele, o tido por muitos como o mais inútil, imprestável, inoportuno e completamente zerado de serventia. Engana-se feio quem pensa desta forma. A projeção astral concedida pelo talismã não empreende nenhuma vantagem num cenário que requeira agilidade para resolver um problemão. Mas permite ao usuário se infiltrar em reuniões secretas, eventos para os quais não foi convidado ou até nos sonhos alheios. Pra quem curte uma fofoca e gosta de xeretar a vida dos outros, esse é o talismã ideal. Só que também é extremamente útil pros que são ávidos de curiosidade quanto a locais ultrassecretos. 

                                                 7º lugar: Dragão


Assim como o talismã do Porco, o principal talismã de Shendu detém um alto poder destrutivo por conferir o manejo do fogo ao usuário. E por que cargas d'água ele ocupa a sétima posição desse ranking? Nas mãos certas, sabendo dominar o poder intenso da ativação desse talismã, o portador substituiria o fósforo e um isqueiro pra acender um fogão, uma churrasqueira ou uma fogueira. Lembro que no desenho sempre que o talismã era ativado uma rajada de fogo poderosa era disparada. No artigo do site Universo Animangá, a descrição do talismã do Dragão é a seguinte: "Dá a capacidade de controlar o fogo, fazendo-o sair pelas mãos ou até pelos olhos." Então, baseado nisso (e é coerente pois se Shendu pode facilmente manipular o fogo oriundo do talismã, independente dele ser um dragão, não teria porque um usuário humano não obter esse mesmo domínio), significa que uma pessoa comum teria êxito para medir a intensidade, mas talvez após muita prática no uso, portanto num certo período muitos erros seriam cometidos e estragos causados. É um talismã perigoso que requer paciência e coragem para utiliza-lo de modo a bem servir para as várias utilidades aplicadas a inúmeras circunstâncias. 

                                                  6º lugar: Touro


Para trabalhos braçais que exigem muito dos limites de força física para carregar objetos pesados, dispensa comentários. Longe de ser o talismã perfeito, ainda assim tem suas diversas vantagens para as mais diferentes situações. Proteger sua família de bandidos armados, por exemplo. O talismã do Touro pode não te salvar de um tiro, mas daria a extensão de força necessária para descer o sarrafo contra quem quer que lhe fizesse algum mal visando feri-lo. Você poderia tornar-se um super-herói vigilante imbuído de tamanho poder (só não poderia usa-lo pra uma disputa de queda de braço... bem, poder até poderia, mas é errado). Arrombamentos de portas em casos de incêndio também é uma outra ótima utilidade. 

                                                                5º lugar: Serpente


O talismã da invisibilidade, nada mais e nada menos. Aí já viu, né? Abre-se um leque de possibilidades para que a serventia desse talismã seja um tremendo privilégio para objetivos que necessitem de ações furtivas. Por exemplo: Você querer sair de fininho daquela festinha da família cheia de parentes que mal te dirigem a palavra (e nem você à eles), desde que não esteja sendo o centro das atenções (leia-se: o aniversariante =P). Muito conveniente também pra chegar na sala de aula ou no trabalho despercebido de todos e sem que a professora e o chefe saibam que você se atrasou. As partes mais problemáticas estariam num possível descuido de deixar o talismã cair e você esbarrar em alguém ou vice-versa. 

                                                  4º lugar: Galo


O negócio ficou vantajoso pacas agora. Imagine você tendo o simples (e meio apelão) poder de flutuar e levitar objetos com a força de sua mente. É a boa e velha telecinese que o talismã do Galo confere. Pegar o controle remoto da TV sem se levantar ou voar a uma certa altura (se não tiver fobia), são mil e uma utilidades que poupam sua energia. Deixaria um bocado de gente acomodada, preguiçosa e mal-acostumada? Sim, mas é inegável que facilitaria nossas vidas a um nível extremo.  

                                                  3º lugar: Cavalo


Pra deixar evidente a amplitude do poder regenerativo do talismã do Cavalo, até mesmo efeitos da magia podem ser anulados, não somente ferimentos e hematomas. Uma pena que não cure doenças, mas faz-se necessário para uma infinidade de cenários em que pessoas se machucam gravemente. Com ele na mão, tomar injeção no hospital pra quê? 

                                               2º lugar: Cachorro


Inicialmente foi um tantinho complicado definir uma posição justa à esse talismã que é concessor da imortalidade. Acho (só acho) que não há um consenso geral sobre a diferença entre imortalidade e vida eterna, nem sei se tal diferença existe ou se ambos os termos possuem o mesmo significado. Aqui trata-se de imortalidade apenas e esse poder do talismã não atribui vida eterna ao usuário, apenas dá um vigor sobre-humano que o torna invulnerável ao ponto de não ser facilmente morto (nem por uma queda do topo de um arranha-céu ou um desabamento). Numa pessoa mais velha a disposição física se emula a de alguém muitos anos mais jovem. Vou fazer uma piada ruim agora: Quem o encontrasse saindo por com ele usando como amuleto, não teria um "dia de cão" sequer (quiçá até apostaria no jogo do bicho =P). 

                                                 1º lugar: Coelho


Quer motivo maior pra considerar o talismã do Coelho extremamente útil do que nunca se atrasar pra absolutamente NADA? Se deslocar da sua casa pro seu trabalho ou pra sua faculdade correndo a uma velocidade parelha ao Flash tornando os transportes coletivos obsoletos. E como já não bastasse essa imensa vantagem, a extensão máxima da velocidade teria capacidade de fazer o portador voltar no tempo (lembra daquele episódio em que a Jade vai para o passado e conhece o Jackie Chan na sua idade?). Sem dúvidas, é um poder tentador. O problema seria alguém (amigo, colega ou familiar) pedir emprestado, principalmente quem não cumpre a palavra do "amanhã eu devolvo". Isso faria do talismã uma joia preciosa. 

Veja também:



*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagens retiradas de: [1] [2] 

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Samurai X

Mais 15 desenhos que foram esquecidos

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Bob Esponja