Os 6 melhores mentores de Power Rangers

Se faz de suma importância em praticamente todas as temporadas das equipes multicoloridas a existência de alguém que desempenhe a responsabilidade de ser um conselheiro estratégico e moral para os Rangers dando todo o suporte e conhecimento necessários para que ajam corretamente no cumprimento de suas jornadas. Essas respeitosas figuras que esbanjam muita sapiência e liderança são lembradas aqui nesta lista. Digo, pelo menos 6 delas (que - pra ressaltar o que deveria ser sempre o óbvio ululante quanto a listas - fazem parte da minha preferência simplesmente pessoal) que se destacaram acima da média nas trajetórias de seus pupilos: 

1 - Zordon (Mighty Morphin Power Rangers)


Algum gasparzinho fã de Power Rangers que começou a ler esta listinha não esperava que eu começasse por outro que não fosse o cabeção que flutua num tubo, certo? Qualquer lista sobre mentores da franquia que exclua o mago de Eltar não merece muita consideração, haja vista que esse é o mentor que selecionou os primeiros cinco jovens a comporem a equipe clássica (ao menos ele teve uma seletividade criteriosa pra recrutar os que sabiam lutar =P), portanto a sua relevância é ímpar no microcosmo da série (acho que quem não o curte muito devia no mínimo reconhecer). Responsável por cunhar termos que se seguem até hoje como Zord e Megazord para se referir aos aparatos mecânicos (ou biomecânicos) dos Rangers, Zordon é um grande expoente no rol de mentores, sendo a sua morte, da qual se derivou uma explosão de energia que purificou vilões como o casal Rita Repulsa e Lord Zedd, um de seus mais célebres momentos. Uma curiosidade bacana é que seu nome originalmente seria Zoltar, como fora chamado na versão descartada do episódio piloto "O Dia da Mudança" (bom que mudaram, pois existem na franquia mais dois personagens com nomes terminados em "ar" - Goldar e Elgar). 

2 - Capitão Mitchell (Power Rangers: O Resgate)


A temporada que provavelmente ajudou a inspirar Patrulha Canina (hehehe) está longínqua de ser uma das minhas favoritas, mas contava com um mentor digno de respeito tanto pelo seu passado quanto seu presente. Diria que ele é um dos mais humanos. Anos antes de comandar a Lightspeed e cooptar os Rangers para defender Mariner Bay dos demônios, Mitchell passou por uma experiência sofrida envolvendo seu filho, Ryan, que viria a tornar-se o Ranger Titânio, consistindo num acidente de carro onde ficou entre a cruz e a espada, ou seja, entre seus dois filhos, Dana e Ryan, diante do vilão Diabólico que força-o a entregar Ryan para se apropriar do menino, mas que não o veria até que ele completasse 20 anos. Mitchell cede ao acordo e mais tarde ressurge Ryan a serviço do vilão como Ranger Titânio ludibriado ao acreditar que seu pai o abandonou. Não somente em relação ao filho, Mitchell tem uma história entrelaçada com Carter, o Ranger Vermelho, da época em que o futuro capitão da Ligthspeed trabalhava de bombeiro. No incêndio de um prédio, Carter é salvo por Mitchell sem saber de sua identidade, até que quando adulto, já integrado à Lightspeed, descobriu que seu chefe fora seu salvador. Mitchell tem dois arcos dramáticos que deram um bom caldo para a temporada (embora ela seja um caldo morno num todo). 

3 - Tommy Oliver (Power Rangers: Dino Trovão)


Numa das memoráveis temporadas da Era Disney, Tommy fazia seu retorno triunfal à franquia atuando como o mentor da equipe dos Rangers Dino Trovão. No quarto episódio é feito um tributo às temporadas anteriores, em especial à Mighty Morphin, e Tommy é uma peça dessa homenagem, assim como a temática reciclada de dinossauros que consagra a fase clássica em seus primórdios (a qual possuía, no geral, a temática de animais pré-históricos, pois além de dinossauros, claro, haviam outras criaturas primitivas como Tigre Dente-de-Sabre e o Mastodonte). O ex-Ranger Verde, Branco e Vermelho passa a adotar o pretinho básico com a Dino Pedra Preta, sendo o primeiro Ranger a exercer como mentor da equipe ao mesmo tempo (o ápice que um personagem tão popularizado na série alcançaria). Ele ainda trabalha como professor na Costa dos Arrecifes, recrutando três alunos seus (Conner, Ethan e Kira) para tornarem-se Rangers detentores das Dino Pedras contra o vilão Mesogog. No decorrer da temporada, inclusive, Tommy tem um interessante arco que chega a envolver uma luta contra suas contrapartes Rangers do passado, porém não fisicamente, num dos melhores episódios. 

4 - Anubis "Doggie" Cruger (Power Rangers SPD)


Nunca que Cruger estaria faltante nesta pequena lista. A sua influência dentro da corporação SPD é gigantesca, afinal de contas ocupa o mais alto posto da cadeia de comando. Sua autoridade inspira determinação aos Rangers que ele recrutara, sabendo escolher cada um com bastante confiança nas habilidades que eles demonstram. Um mentor que cativa por sua postura de seriedade na relação com os Rangers (por mais que seja meio difícil levar a sério a aparência canina dele). O arco dramático de Cruger tem relação com sua esposa, Isinia, que não pôde ser salva por ele na destruição de seu planeta natal (mais tarde descobre-se que ela está viva... Ops, spoiler =P). Sem dúvidas que o personagem só evolui quando torna-se o destemido Ranger Sombra, fazendo dele o segundo mentor a se conectar com a Rede de Morfagem. 

5 - Udonna (Power Rangers: Força Mística)


Mais uma temporada que não caiu tanto no meu gosto que, em contrapartida, possui um mentor digno de nota. Digo, mentora. Seguindo na linha de tutores que são Rangers, Udonna é a terceira e tem um significativo papel dentro da mitologia própria da temporada como uma feiticeira poderosa que lutou na Guerra Mágica na qual perdeu seu filho, Bowen, ainda bebê (drama familiar parece um requisito fulcral para certos mentores), e onde enfrentou seres conhecidos como Morlocks junto de sua irmã mais velha. No combate, ela é a Ranger Mística Branca, porém não detém um zord para chamar de seu, apenas se gigantiza, então digamos que ela mesma é seu próprio zord (o que faz dela uma Ranger fodona, diga-se passagem). Ao contrário de Cruger, Udonna é a primeira Ranger a aparecer, ainda que não morfe em campo de batalha junto aos seus pupilos pois Koragg, o Cavaleiro Lobo, havia confiscado seu Bastão da Neve ao fim de uma luta. Muito da boa desenvoltura de Udonna se deve principalmente à atuação de sua intérprete, Peta Rutter, que infelizmente faleceu há 10 anos. 

6 - Doutora K (Power Rangers: RPM)


Fechando a lista, temos ela, a adorável e inteligente mentora dos Rangers do futuro pós-apocalíptico. Inicialmente reduzida apenas a uma voz sintetizada, a cientista de intelecto brilhante foi responsável por criar os uniformes bacanudos dos Rangers (mas ela detesta que chamem de uniforme já que dá uma descrição bem precisa do que são). Aos cinco anos de idade, foi integrada à organização Alphabet Soup (basicamente a Skynet desse universo) e designada a projetar uma nova tecnologia robótica para atender aos interesses obscuros desse grupo que só tinha gente querendo se aproveitar do QI de prodígio da coitada e ainda a enganavam sobre uma falsa alergia à luz solar para nunca deixa-la sair do confinamento de trabalho e cresceu nessa prisão. Doutora K é uma personagem que merece sim figurar numa lista de melhores mentores, tanto pela personalidade no mínimo peculiar quanto pela sua importância na temporada que sobreleva a dos próprios Rangers. Inclusive, não tem como não se divertir com as interações entre ela e Ziggy (o Ranger Verde). 

*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

                                     https://portalranger.com.br/power-rangers-o-resgate/
                                     https://portalranger.com.br/power-rangers-dino-trovao/
                                     https://powerrangers.fandom.com/wiki/Anubis_Cruger
                                     https://itsmorphintime.fandom.com/wiki/Udonna
                                     https://br.pinterest.com/pin/694680311247372912/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Another

10 melhores frases de Bob Esponja

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."