Baú Nostálgico #18: Martin Mystery


                                                                                     ANTES

Este aqui, sem dúvida nenhuma, foi uma surpresa de descompassar o coração na sua época de estreia lá em idos de 2006 (ou seria final de 2005?). Há mais de 10 anos estreava na sepultada TV Globinho a animação que, me atrevo a dizer, consegue proezas que sua irmã, Três Espiãs Demais, não conseguia. É um pouco difícil de explicar. Martin Mystery tinha toda uma proposta que envolvia um leque vasto de possibilidades em se tratar de eventos sobrenaturais. Uma série que, à primeira vista, já estava evidente que passava-se no mesmo universo das espiãs por conta do traçado, estilo de animação e filtro. A maior parte das animações do estúdio francês Marathon que já vi possuem animação desse tipo. Martin Mystery era um pseudo-anime que me conquistou por simplesmente ser novidade.

Um trio de investigadores (dois jovens e um homem das cavernas adequado aos tempos modernos - o inesquecível Java) em jornadas para desvendar casos que incluem fantasmas, monstros, gosmas verdes e outras bizarrices de caráter místico/paranormal. Tudo bem, tinha Scooby-Doo, mas a pegada de Martin Mystery tinha um diferencial, era um universo muito bem diversificado. Adorava nas introduções dos episódios quando a cena congelava exatamente em determinado personagem ou objeto ou no monstro da semana com um filtro diferenciado mais o título do episódio. Isso me ajudava a imergir na trama, além de ser um ótimo atrativo também, realmente valia a pena acompanhar. Muito mais voltada à comédia do que pela ação, em meu ver.

Tinha o famoso relógio do protagonista que... de fato não me recordo para o que diabos aquele negócio servia. Sempre tem aquele personagem com quem você não estabelece uma sintonia, com quem você não cria nenhuma simpatia e essa era Diana, a irmã de Martin, que era a chatice ao cubo - compete no páreo com a Gwen, de ben 10, nesse aspecto. Nunca gostei dela, seu comportamento sempre me obrigava a estar do lado do Martin por acha-la injusta com ele.

Ao lado de Hamtaro, Martin e suas aventuras sucumbiram ao esquecimento após o seu desaparecimento misterioso da grade e foi uma ausência que lembro de ter passado um pouco despercebida. Se não me engano, a série saiu da grade antes da Copa do Mundo de 2006, entre Junho e Julho, já que em Agosto vieram novas atrações como Power Rangers Tempestade Ninja e as tardias primeiras sagas de Dragon Ball Z (com aqueles cortes fabulosos que só a senhorita Globo sabe fazer).

Numa "googlagem" pela internet, vi que o desenho teve 66 episódios. Tenho quase certeza que nem metade disso foi exibido na TV aberta.

                                                                                AGORA

Muito provavelmente irei revê-lo em breve, não é de hoje que venho mantendo essa chama acesa de nostalgia por essa série que girava em torno de uma paixão minha: o sobrenatural. Sam, Clover e Alex ficaram para trás durante a passagem dessa série na minha vida.


PS1: Em todo final de episódio aparecia ali embaixo na tela o nome "Marathon" naquele retângulo vermelho. Esse símbolo, a princípio, não aparecia nas primeiras temporadas de Três Espiãs Demais se bem me lembro, tendo, talvez, aparecido lá pela terceira temporada com os então novos episódios que passavam a partir de 2006 (eu acho), mesmo ano de lançamento de sua série-irmã Martin Mystery. Mesmo estilo de animação, mesmo estúdio, portanto mesmo universo! Era óbvio. Só ficava aguardando o bendito crossover acontecendo logo e não consigo lembrar em qual das duas séries ele ocorreu.

PS2: Correção: Uma pequena errata ali no início. Na verdade, Martin Mystery estreou na TV Xuxa, na época ocupando os horários que a TV Globinho preenchia antes de ser limitada aos sábados (até abril de 2008). O desenho era apresentado como a última atração na esquecida Sessão X.

PS3: Ah, aí está, lembrei para o que ele servia:




*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: https://kartoonzworld.wordpress.com/2011/03/21/martin-mystery-complete-series/
                                     http://thatsridicarus.soup.io/tag/martin%20mystery



Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Another

10 melhores frases de My Hero Academia

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X