O blog camaleônico e seu autor volúvel
Olá, gaspars! Antes de mais nada, preciso responder duas perguntinhas para quem tiver acessado o blog ontem pela tarde, quase noite ou tarde da noite e se deparou com outra mudança de supetão no visual do Universo Leitura:
1) Por que mudei novamente?
Eu tinha feito uma publicação (já apagada) no domingo passado na qual explicava sucintamente a então cara nova do blog, que pode-se ver abaixo:
Eis o modelo abandonado em menos de uma semana |
2) Essa alteração é definitiva?
Sim, este tema, chamado de Contempo, veio para ficar. Até quando eu não sei. Pode durar menos ou mais do que o Janela de Imagem. O Universo Leitura é esse camaleão mesmo. Mas acredito que há outros blogs dessa mesma plataforma que mudam bastante de layout/modelo em intervalos curtíssimos. No caso do UL, a mudança anterior não passou de um teste estendido e lá no fundo eu sabia, meu coração dizia, que não ia vingar de jeito nenhum porque eram dois contras gigantes perante a prós muito pequenos. Não estava satisfeito e testei o modelo similar supramencionado. No início do ano, salvo engano, testei com ele mesmo, mas sem intenção de aplicar, só fui movido à curiosidade. A primeira impressão foi basicamente a mesma que tive com o Soho depois de quase 5 dias com ele. Em outras palavras, eu rejeitei o tema que hoje acho o máximo e que com a personalização correta se associou muito com a proposta e essência do blog, coisa que o Soho não tinha, uma coisa chamada identidade que só alcancei agora meio tarde. Este atual é, a meu ver, o melhor modelo recentemente adicionado pelo Blogger dentre os 4.
O comparativo entre os ambos os temas:
O que o Contempo tem que o Soho não tem?
1 - Pra começar, os dois tem funcionalidades iguais, praticamente irmãos. Mas o atual modelo do UL tem a barra lateral melhor estruturada, como se vê na imagem abaixo:
Com a largura ideal que eu precisava. Até os marcadores ficaram melhor organizados. Coisas próximas do antigo rodapé foram transferidas para ela, como as imagens de perfil dos seguidores e o número de visualizações de página. As postagens aleatórias se encaixaram melhor, pois no Soho os títulos ficavam "cortados", podia dificultar a leitura e dava a impressão de uma letra estar abaixo da outra, numa posição vertical ao lado da imagem. A barra lateral se sobressai com folga, dá um 10 a 0 na sua irmã magrinha.
A semelhança é apenas o fato de ainda ser a esquerda.
2 - A centralização do conteúdo. Isso ainda estava presente entre maio de 2014 e maio de 2015, antes das postagens ficarem mais à esquerda com a aplicação da Janela de Imagem que possuía a barra lateral à direita. Agora esse estrutura retornou em grande estilo. No Soho as postagens na Home tinha imagens ampliadas e títulos menores, além de que o conteúdo só podia ser acessado se clicasse em um dos dois. Nesse aqui é meio diferente, embora muito melhor. As postagens ficam retangulares na Home, com título maior e imagem menor, aliado ao início do texto cortado pelo recurso que tanto desejei, cobicei e quis mais do que tudo para turbinar o blog: o "Leia mais...". É tão vantajoso quanto ter só título e imagem. Aliás, é superior. Isso não é um 10 a 0, está mais para 11 a 0! Tem também as reações, apenas deu para inserir três: Ótimo, Bom e Regular. Agora o leitor pode dar uma "nota" ao post.
3 - Imagem de fundo visível em toda a navegação. Ainda que o problema da nitidez se repita em Contempo, o fato inquestionável é que o fundo de imagem agora aparece por onde quer que você vá enquanto está explorando esse universo sombrio que é o meu cantinho literário que preservo com carinho há quase 4 anos. Um pedacinho dela aparece quando se está na postagem, logo à direita. Só isso já é um outro ponto que supera o tema que não me identifiquei.
O que foi alterado:
- A fonte e a cor dos títulos das páginas/guias (abaixo do nome do blog).
- O ícone de compartilhamento.
- As datas cujos números são separados por pontos, apesar de que gostaria de manter como antes. Exemplo: sexta-feira, 29 de Setembro de 2017.
- Obviamente a imagem de fundo. Curiosidade: É a mesma que utilizei para ilustrar o prólogo de Capuz Vermelho. Todos os créditos ao seu autor que não conheço.
O que foi mantido:
- Fonte e cor dos títulos das postagens.
- A cor amarela também se encontra nos links e marcadores.
- Fonte do título do blog.
- Cor do pano de fundo cinza escuro (minimamente beirando ao preto).
Conclusão geral:
Este é um modelo que se enquadra perfeitamente ao que blog tem a oferecer. Acertei dessa vez. E que a expansão continue nessa nova roupagem com retoques do passado.
Comentários
Postar um comentário
Críticas? Elogios? Sugestões? Comente! Seu feedback é sempre bem-vindo, desde que tenha relação com a postagem e não possua ofensas, spams ou links que redirecionem a sites pornográficos. Construtividade é fundamental.