O fim do Google + e novo rumo de divulgação!


Para quem não foi um eremita nas duas últimas semanas, pelo menos, deve estar bem inteirado sobre a acachapante decisão da administração da rede social em querer desativa-la daqui à 10 meses. Sim, o G+ vai acabar mesmo (*toca trilha triste de anime*). Por um lado isso é ótimo, mas por outro é bem desconsolador. Por que estou meio à meio? O G+ era detentor de um potencial enorme para ficar em pé de igualdade com Facebook ou Twitter, gigantes dessa mídia, e tinha um design atrativo e confortável, era realmente divertido usufrui-lo. Só que a baixa popularidade fez recair um descaso um tanto quanto injusto na plataforma, ocasionando numa gestão de péssima qualidade que envolve bugs incontáveis de modo que ficasse insustentável manter o entusiasmo de divulgar alguma coisa. E por falar em divulgação de conteúdo, o G+ limitava o alcance das postagens, ou seja, você podia compartilhar com todos os seguidores dos seus círculos que, com sorte, três ou quatro, apenas, viam e curtiam, assim como as postagens públicas que eram restritas a um "seleto grupo" e nunca de fato visíveis para todos. E como se não bastassem razões mais que suficientes para colocar uma pá de cal na rede, eis que surgiu a grande notícia bombástica do que motivou o decreto para a extinção do G+.

Para não gastar mais linhas, insiro aqui o link para você conferir a notícia completa sobre o caso (clique bem aqui). Já leu? Pois bem, prosseguindo ao que realmente interessa: Como tudo vai se escafeder em Agosto do próximo ano, não vai me restar outra saída a não ser me render a alguma rede social famosinha. No entanto, pretendo fazer com que isso aconteça muito em breve. A substituta escolhida não é nada mais e nada menos que o Twitter. Eu nunca de fato consegui explicar pra mim mesmo o ranço que eu tenho dessa rede social, talvez seja pela sua utilidade que no fundo me soa fútil e desnecessária (com todo o respeito aos usuários que a amam de paixão). Então sim, a rede do passarinho azul será a próxima casa de divulgação do Universo Leitura, a saída de emergência antes da tragédia acontecer (que ao menos foi anunciada). Se bem que o G+ está aparentemente ensaiando sua morte, pois curiosamente pouco depois da notícia estourar eu atualizo a página algumas vezes ao dia e no meio delas fica desse jeito aí:

Sumiu tudo!! Como assim??? 
Atualizo novamente e as postagens retornam. Será outro bug? Enfim, por mais difícil que seja admitir, eu necessito de um novo tronco para amarrar meu cavalo. Mesmo que seja o Twitter. Aliás, é uma opção que transmite mais segurança do que o Facebook, sempre alvo de polêmicas capciosas que ferram com seus usuários. Mas tenho de ser honesto comigo: Ainda que o G+ continuasse, eu não permaneceria lá por mais tempo. Inclusive, dias antes da bomba explodir eu determinei que 2018 seria meu último ano no G+. Aí o que acontece depois? Tcharam! O G+ será desligado no ano que vem! Olha que surpresa. Pressentimento existe será? É como aquela frase do Ralph de Os Simpsons: Estou feliz e zangado. A alternativa mais convidativa, considerando que sou um blogueiro em busca de um público fiel e sólido (mesmo que continue pequeno), é a rede de 280 caracteres. Mas como vai ser daqui pra frente especificamente? Se meu PC não papocar no final desse mês de Outubro, irei criar um conta no Twitter e até o dia D farei a divulgação nos dois, tanto lá quanto no G+. Com o tempo vou parando de postar coisas à parte da divulgação e muito provavelmente, acho que de vez em quando, vou dar uns pitacos sobre variados assuntos no Twitter. Se até Agosto de 2019 eu estiver ativo no blog ainda, a divulgação passará a ser integralmente no Twitter daí em diante. Ou poderia aposentar o perfil do G+ e criar logo um Twitter e não ficar postergando.

Melhor: Posso me inscrever agorinha no Twitter e iniciar a divulgação do blog somente no fim do mês, não necessariamente começando tudo nesse período, e em seguida aposentar o perfil que vai ficar lá mofando até a hora do sepultamento. Se vai funcionar? Não faço ideia. Tanto pode dar na mesma merda que foi no G+ (público sempre diminuto) quanto pode gerar um salto de popularidade fazendo do Universo Leitura uma casa mais visitada. A casa é de todos, podem entrar à vontade, eu não sou um velho rabugento e mal-humorado com uma espingarda que vai expulsar todo mundo. A menos que você expresse coisas desagradáveis e escatológicas que firam a política do blog, aí tomarei uma atitude sensata dentro do meu direito (o temível - ou nem tanto - "Ban"). Portanto isso é tudo pessoal, está decidido, todos aqueles que me seguem, que compartilharam e curtiram minhas postagens no G+, podem continuar me seguindo no Twitter - eu nunca imaginei que poderia um dia falar isso, mas vou ter que engolir o "choro" e acreditar que isso me traga benefícios. Torçam por mim.

*A (primeira) acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://www.tudocelular.com/android/noticias/n123947/versoes-antigas-google-plus-descontinuadas.html

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

Crítica - Circus Kane: O Circo dos Horrores

10 melhores frases de Os Incríveis

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Capuz Vermelho (3ª Temporada) - Parte 1

10 melhores frases de My Hero Academia

15 desenhos que foram esquecidos