10 melhores cenas de transformação em Dragon Ball

 SÓ AVISANDO: ARTE NÃO-OFICIAL

Responsáveis por despertarem a empolgação dos fãs, as cenas em que determinados personagens sofrem transformações em Dragon Ball sempre tiveram êxito em arrancar admiração e para esta lista procurei incluir aquelas que foram de encher os olhos do público, muitas delas bastante memoráveis. E não, caro gasparzinho, Goku não domina esta lista (digo isso porque creio que seria bem natural alguém pensar que num post desses Goku prevaleceria com a maior parte ou metade da lista).

Confira logo abaixo as melhores e mais estonteantes cenas de transformações de Dragon Ball: 

1 - Goku virando Oozaru 

A primeira grande transformação da franquia não passaria batido pra esta lista. No cativeiro do castelo de Pilaf, Goku conta do monstro terrível que matou o vovô Gohan para Bulma, Yamcha, Oolong e Pual. O quarteto começa a reparar na incongruência da história de Goku que afirmou não lembrar do ataque devastador do monstro pois para ele estava dormindo. Olhando para a cauda do menino, eles se afastam temerosos acreditando piamente que Goku é o tal monstro. Bastou um rápido vislumbre na lua cheia graças ao teto de vidro da prisão para Goku experimentar os efeitos da transformação em macaco gigante, deixando seus amigos no maior cagaço (sobretudo Bulma e Yamcha, as reações deles são impagáveis). Por mais datada que seja a animação do clássico, nesta cena há de se reconhecer um interessante apuro técnico na metamorfose de Goku sendo possível acompanhar o desenvolvimento da transformação, do início ao fim, detalhe por detalhe.

2 - Piccolo gigantesco 

Durante a última luta do 23º torneio de artes marciais na reta final da fase clássica, Piccolo, num determinado momento, para levar ampla vantagem sobre Goku, como se já não tivesse tocado o terror suficiente na galera (nessa altura do campeonato nem plateia o torneio mais tem =P), concentra uma tremenda energia dentro de si, inicialmente não expressando uma ideia clara do que pretendia fazer (acho que foi a primeira emanação de poder do tipo que faz as pedrinhas levitar e fragmentar), que logo se mostra como uma gigantização que surpreende Goku e os amigos (sem esquecer do juiz, claro, o que certamente mais se borra nas calças com esse combate). Uma transformação que deixa Piccolo ligeiramente mais ameaçador, além de capacita-lo a aumentar de tamanho até onde seu poder permitir. A vimos novamente no quarto filme de Dragon Ball Z com Lord Slug, o Super Namekuseijin, mas obviamente que a primeira manifestação com Piccolo marcou bem mais. 

3 - Freeza ascendendo para sua terceira forma

A medonha transformação do Imperador do Mal, inclusive a que visualmente o torna um dos vilões mais assustadores, se executa de modo mais rápido. Basicamente muitas partes se alongam: o rosto, as ombreiras, os chifres e, sobretudo, a cabeça (referência mais do que nítida ao xenomorfo da franquia Alien). Freeza parece reduzir um pouquinho de tamanho, mas é notável que sua fisionomia, no geral, se associa mais ao que se imagina de um alienígena ameaçador ou até mesmo uma criatura demoníaca saída do próprio inferno. Quando Freeza assume essa aparência bestial e aterrorizante, serve como um alerta para os personagens de que os riscos aumentaram drasticamente. 

4 - Goku tornando-se Super Saiyajin pela primeira vez

O que falar acerca de uma das cenas mais emblemáticas da franquia? Foi uma cena logicamente muito forte que tocou no emocional dos fãs, afinal Kuririn havia acabado de ter seu corpo brutalmente explodido por Freeza que, em retaliação pela Genki-dama (e olha que ele perdeu apenas a ponta da cauda), também havia matado Piccolo impiedosamente. Baqueado por ambas as mortes, Goku ao mesmo tempo que lamenta os assassinatos dos amigos (especialmente Kuririn que não poderia ser ressuscitado com as esferas da Terra por ter morrido duas vezes), externa toda a sua fúria despertando um novo poder que desestabilizou o vilão pois o que o saiyajin passou a representar a partir da primeiríssima transformação em Super Saiyajin remetia ao maior de seus pesadelos. Daquelas cenas que impossibilita desgrudar os olhos pela carga dramática.

5 - Vegeta tornando-se Super Saiyajin pela primeira vez

A aparição repentina de Vegeta no campo de batalha contra os androides 19 e 20 (literalmente chegando na voadora) não foi mais surpreendente (para os personagens) que o seu grande show de demonstração de poder para quebrar a postura confiante dos inimigos. Diante dos guerreiros Z que ficam estupefatos, o príncipe da raça guerreira transforma-se em Super Saiyajin contrariando o que se pensava sobre os requisitos de um guerreiro para alcançar tal nível de poder que seriam a calma e o coração puro e isso nos leva àquela icônica frase do personagem: "Meu coração é pura maldade".

6 - Cell alcançando a fase perfeita

Graças ao orgulho de Vegeta e a decisão corajosa de Kuririn, a androide nº 18 acaba por ser absorvida por Cell, consequentemente elevando-o ao status final de desenvolvimento que tanto buscava. A cena tem aquela intensidade para mostrar toda a apoteose (não num sentido literalmente divino, apesar de Cell ser chamado de "Deus da Destruição" no título do episódio) da transformação que é meio demorada (afinal, é o último estágio evolutivo), mas tem um clima bem construído de tensão reforçando a clareza de que o vilão ficou ainda mais poderoso ao finalizar sua metamorfose.

7 - Trunks passando para o SSJ Maromba

Ou mostrando que o Broly é o pai e não o Vegeta. Zoeira à parte, a transformação é chamada Super Saiyajin Dai San Dankai (ou Ultra Super Saiyajin), sendo, juntamente com o Dai Ni Dankai (sub-fase anterior), um nível intermediário entre o SSJ 1 e o 2. A vimos através de Goku no treinamento na Sala do Templo e principalmente com Mirai Trunks e sem dúvidas foi com ele que tivemos uma expressão de pura cólera para acessar essa transformação, mais pelo contexto que no caso era Vegeta levando uma boa coça do Cell Perfeito. Todo o momento em que Trunks avantaja seus músculos enquanto grita furiosamente (e Kuririn se borra de medo hehe) é simplesmente glorioso e empolgante, apesar da transformação posteriormente se revelar desfavorável pelo aumento de musculatura que adiciona na força bruta mas subtrai na movimentação do usuário. 

8 - Gohan alcançando o SSJ 2

Outra cena emblemática que dispensa apresentações e comentários. O destaque mais célebre do filho de Goku estreou a então nova transformação, o Super Saiyajin 2, colocando-o no patamar de guerreiro mais forte naquela altura. O fator desencadeante para o acesso de fúria que levou à transformação foi a morte do androide 16 que, após fazer um belo discurso à Gohan para motiva-lo, tem sua cabeça pisoteada cruelmente por Cell. A cena contou até mesmo com um fundo musical inédito ("Unmei no Hi" de Hironobu Kageyama), o que certamente fortaleceu a atmosfera intensa que o momento exigia. 

9 - Goku apresentando o SSJ 3

Assim que idealizei a lista, automaticamente me veio à mente essa cena, seria baita injustiça deixa-la fora. Infelizmente ela acabou ganhando mais popularidade em decorrência da lenda urbana que atravessou a internet por anos a fio (e vai seguir inabalável por muito mais) e apregoa que o Plantão da Globo sobre os atentados às Torres Gêmeas em 2001 a interrompeu. Tirando esse persistente delírio coletivo, a cena no geral é a minha favorita no que se refere transformações Super Saiyajin, por mais notória, icônica e memorável que tenha sido a de Goku em sua primeira transformação na saga de Freeza. Cheguei a conclusão de que ver Goku atingindo um estágio de poder como aquele foi deveras emocionante a um nível de apreciação que poucas cenas de grande clímax conseguem proporcionar. Goku demonstrou ser uma tremenda força da natureza. 

10 - Freeza assumindo sua forma dourada

É o caso incomum de uma cena de transformação ganhar muito destaque mesmo não sendo a primeira vez que se veja. Em Dragon Ball Super, Freeza ganhou a condição que permite um morto permanecer na Terra por um dia para competir no Torneio do Poder com o décimo guerreiro que fecha o time do Universo 07 após o contratempo com Boo que capotou. Quando misteriosos guerreiros surgem como parte de uma sabotagem armada pelos universos 4 e 9, Freeza e Goku estão de saída para se reunirem com os guerreiros, porém o Imperador do Mal resolve ficar para se divertir com os caras. Freeza parte para sua forma dourada para detonar com eles. O motivo pelo qual a cena da transformação foi tão bem recebida pelo público na época de exibição original se deve à animação que estava no capricho, o que tornou-a realmente esplêndida. 

Veja também:

As transformações Super Saiyajin ranqueadas

5 vilões mais assustadores de Dragon Ball

10 momentos mais emocionantes de Dragon Ball

*As imagens acima são propriedades de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagens retiradas de: [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] 

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X