10 momentos mais emocionantes de Dragon Ball 😭

Ao longo de praticamente quarenta anos de história, Dragon Ball mexeu com os corações dos fãs de diversas maneiras, fazendo rir, passar raiva e, claro, chorar. E é sobre esses momentos que nos deixam tão lacrimosos que a lista abaixo aborda, elencando algumas das mais tocantes e comoventes cenas que desidrataram o público. Prepare o lenço ao relembra-las:

1 - O reencontro de Goku e Vovô Gohan

Começando com uma cena pra chorar de alegria pelo nosso querido protagonista. O final do torneio de artes marciais da Vovó Uranai no anime clássico foi fortemente marcado pelo embate entre Goku e o lutador mascarado que chegou fazer do pequeno saiyajin de gato e sapato (agarrando a cauda do garoto, tida como o seu ponto fraco, por exemplo). Após o término da luta, eis que Goku tem uma baita surpresa agradável ao ver o rosto do lutador: ninguém menos que seu pai adotivo. Vovô Gohan (que estava sob a condição que liberava uma pessoa morta a permanecer na Terra por 24 horas) tira sua máscara para o completo espanto de Goku que tem um curto instante de ceticismo, mas logo cai a ficha e ele parte para o abraço com o seu velhão indo às lágrimas. A despeito da lerdeza de Goku em não reconhecê-lo pelas vestes ou a voz, é uma linda cena.

2 - A primeira morte de Goku

A primeiríssima vez que Goku bateu as botas gerou um tremendo impacto emocional nos personagens (e imagino que nos espectadores que sintonizavam na Band no final dos anos 1990 e já conheciam Goku pela exibição da fase clássica no SBT). Kuririn pareceu ter sofrido bem mais intensamente pela partida do amigo que sacrificou-se para derrotar Raditz segurando-o por trás e deixando-se ser atravessado pelo Makankosappo de Piccolo junto com o irmão mais velho. O momento em que Kuririn chora a morte de Goku é de longe um dos mais dramáticos do arco (assim como a reação de Bulma ao saber da morte de Yamcha), obviamente uma imensa baixa no grupo que esperaria o retorno dele no confronto contra os saiyajins. 

3 - A primeira morte de Piccolo

A última baixa no combate à Nappa antes da tardia chegada de Goku (tenho por mim que o voo dele superava em velocidade a nuvem voadora). Em seu leito de morte, Piccolo expressa todo o carinho e afeição que adquiriu por Gohan durante o ano que passaram treinando após largar o filho de Goku numa região montanhosa repleta de perigos pelos quais sobreviver. Não tem como esquecer o sorriso de satisfação de Piccolo, segundos antes de seus olhos fecharem-se, ao seu filho adotivo, aquele garotinho medroso e aparentemente inapto paras as artes marciais que ousou proteger com sua própria vida.

4 - A primeira morte de Vegeta

Após atingir sua última forma (para a época da saga), Freeza, que não sente um pinguinho de remorso por nenhum dos seus atos, colocou Vegeta no bolso através de uma surra humilhante. Goku chega ao campo de batalha recuperado dos ferimentos e presencia junto de Piccolo, Kuririn e Gohan o ataque covarde do Imperador do Mal para se livrar do Príncipe dos Saiyajins. Com muito sangue frio, Freeza dispara uma energia que transpassa o peito de Vegeta. O orgulhoso saiyajin conta à Goku que Freeza foi responsável pela quase extinção da raça destruindo seu pai, Bardock, e o planeta Vegeta. As lágrimas de Vegeta nesse momento expressam a impotência que sentia e aguentou até o seu último suspiro, não se queixando de estar caído à beira da morte e ver Goku de pé firme e revigorado como a última esperança restante. Pelo contrário, morreu confiando ao seu maior (e eterno) rival a missão de colocar Freeza no seu devido lugar em justiça pelas vidas saiyajins ceifadas. 

5 - A morte de Mirai Gohan

Os androides 17 e 18 da linha temporal em que nasceu o nosso amado Mirai Trunks são cruéis, impiedosos e ameaçadores, embora não comparáveis aos da linha principal no quesito poder. Ainda assim, limparam o chão com cada um dos guerreiros Z, exceto Goku que havia falecido em decorrência do vírus no coração. Gohan foi o único a sobreviver ao genocídio dos androides, passando a treinar o ainda inexperiente Trunks como um legítimo mentor. Numa das sofridas lutas, Gohan perde seu braço esquerdo. No seu combate final, os androides mais uma vez levam a melhor e saem triunfantes por terem matado mais um guerreiro. Inconformado, Mirai Trunks constata que seu mestre acabou morrendo pelas mãos dos inimigos, ficando desolado e externa toda a fúria misturada à dor da perda na sua primeira transformação em Super Saiyajin.

6 - Goku finalmente conhecendo Goten

Dá pra se imaginar o quão irada ChiChi ficou ao saber que estava grávida de um segundo filho depois que Goku escolheu morrer na explosão de Cell ao teletransporta-lo para o Outro Mundo, criando o menino sozinha (com uma ajudinha do Gohan, talvez). Isso até ele completar sete anos. Goten ficou com uma certa expectativa de finalmente conhecer o pai quando Goku, por intermédio do Sr. Kaioh, falou aos amigos que retornaria para o próximo torneio de artes marciais, mas com direito a ficar por somente um dia na Terra (que nem o Vovô Gohan). Goku teletransporta-se com Vovó Uranai ao local do torneio, reencontrando toda a galera e notando um garotinho acanhado que se esconde atrás de ChiChi. Ele logo se dá conta, meio estupefato, de que ali está o seu segundo filho. Goten se aproxima aos poucos com Goku se dispondo a abraça-lo. Goten logo corre até ele que fica fascinado com a absurda semelhança entre ambos. É ou não é uma cena de marejar os olhos? 

7 - O sacrifício de Vegeta

Já completamente insubordinado ao controle da magia de Babidi, Vegeta pretende aniquilar Majin Boo mesmo que isso leve à sua autodestruição. A atmosfera já ganha toques emotivos com Trunks vindo ao seu pai se mostrar feliz por ele estar vivo. Vegeta faz o que parecia ser sua primeira demonstração de afeto paternal com Trunks, abraçando o filho pela primeira vez. Porém, Vegeta dá um golpe no pescoço de Trunks que o põe pra dormir. Goten protesta contra a atitude, mas leva um murrão na barriga pra desmaiar também. Piccolo carrega os dois garotos avisando à Vegeta que devido ao morticínio que causou no torneio (incluindo todas as outras mortes de inocentes anteriores que causou) ele não reveria Goku e sua alma reencarnaria noutro corpo. Pelos seus entes queridos, algo que seu eu de épocas atrás jamais teria feito, Vegeta explode a si mesmo com Majin Boo num sacrifício nobre e ainda fazendo um belo discurso de despedida. Em suma, marcou a redenção de Vegeta. 

8 - Majin Boo curando o menino cego

Após se livrar de Babidi, cansado dos mandos e desmandos do mago, Boo passou a tocar o terror nas cidades como um vilão livre, porém, no meio dessa fase de independência, lhe surgiu um curioso caso do menino que não possuía medo algum dele. Logo descobre que o menino é cego e restaura sua visão para que possa vê-lo e assim se borrar nas calças como todos os terráqueos diante de sua presença. No entanto, o pobre menino fica eufórico ao poder finalmente enxergar, agradecendo imensamente Boo pelo louvável ato. Se vinculando afetivamente ao menino, Boo resolve trazer uma caixa de leite para ele, mas logicamente que não comprado e sim oriundo da transformação de alguém aleatório que ele encontra no caminho e torna-se sua vítima. A cena desperta um sentimento de comoção pela cura do garoto ainda que Boo tivesse más intenções, mas a reação alegre do menino ajudou a aflorar a bondade latente que Boo não sabia até então que possuía.

9 - O cachorrinho baleado

Bandidos armados querem pagar de fodões ao tentarem detonar com Majin Boo, mas acaba que o cachorro que Mr Satan e ele adotam leva um tiro certeiro disparado pelo covarde assassino de cabelo loiro. Satan verifica o estado do cãozinho (que chama-se Bee - nunca deixo de me esquecer) e percebe que, felizmente, ele não foi morto na hora, chamando Boo para cura-lo. A cena em si do tiro é bem forte, o que serviu de razão para ser vetada na exibição pela Globo. Comentei ela também nesta listinha aqui sobre os momentos mais brutais da franquia. Dá uma sensação ruim ver o coitadinho ferido dessa forma. 

10 - A despedida de Gohan para Mirai Trunks

Em Dragon Ball Super, o final da saga de Zamasu (marcado por aquele desfecho brochante e preguiçoso com Zen'oh resolvendo a parada inteira apagando a linha do tempo e o kaioshin maligno) teve um momento breve de fazer lacrimejar os olhos junto com Mirai Trunks. O valente guerreiro que lutou bravamente pra proteger seu mundo despedia-se de Goku & cia junto de Mai na máquina do tempo rumo à uma outra linha temporal em que teriam de conviver com suas duplicatas (porque bizarrice pouca é bobagem =P). Nos 45 do segundo tempo, eis que lá se vem Gohan voando enquanto a máquina está prestes a desaparecer. O mestiço dá o seu adeus à Trunks que chora ao lamentar ter falhado na missão de salvar o mundo em que nasceu e cresceu das hostes do mal, além de lembrar-se do Mirai Gohan com um sorriso no rosto. 

Veja também: 

10 maiores esporros do Vegeta

Os 10 melhores memes de Dragon Ball

Crítica da saga Sobrevivência do Universo

*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagens retiradas de: [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11]

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

15 desenhos que foram esquecidos

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X