A verdadeira razão pela qual Capuz Vermelho está demorando tanto



Certa vez escutei alguém falar que as coisas são apenas boas (adjetivando melhor: empolgantes) no início. Tempos depois comecei a associar essa meia-verdade - explico melhor abaixo - com o meu hobby favorito que é cuidar deste espaço que lancei com o despretensioso intuito de expor minha arte, aquilo que escolhi produzir a fim de expressar meu talento. Não ligo tal frase somente a situação da série que aqui é o enfoque, mas diria que do blog em geral. Acho que até já me expressei a respeito de algo parecido, do qual lembro de ter escrito que meu comprometimento com o blog converteu-se basicamente em diversão para obrigação - ainda que um público fiel ao conteúdo estivesse ausente, porque não corri longe o bastante para alcançar esse sonho, mas mencionar esse problema já desvia do assunto, portanto, melhor manter o foco.

Bem, a frase supracitada é uma meia-verdade a meu ver por duas razões: 1) Tenho por mim que um projeto desse tipo - seja uma série literária ou televisiva -, com propensão a ter uma longa continuidade, pode vir a apresentar sinais de cansaço dependendo do tempo em que se estendeu. 2) Mesmo que tudo, em determinado momento, pareça ter "perdido a graça", não ter mais aquele clima ou não lhe proporciona mais aquela sensação que te movia a escrever a todo vapor em um passado não tão distante, você não pode jogar a toalha assim tão facilmente, em vez disso procurar se auto-desafiar pois essa fase chata não vai passar se você não explorar todo o seu potencial, mantendo o pensamento de que, no fim das contas, você pode até se surpreender com o resultado e tudo volte a ficar estável embora não resgate fragmentos do passado de quando você pensa que era mais criativo.

Esta terceira temporada de Capuz Vermelho foi problemática em todos os sentidos. Não só a mais trabalhosa, por outro lado foi também a que mais me mantive empolgado por escrever (e nem por isso apressei demais o final da segunda temporada, porque me controlei rs) por se tratar do ápice de um ciclo, precedendo uma nova era (leia-se quarta temporada). É como enfrentar o chefão num vídeo-game, mas com um nível de dificuldade que você nem sonhava em ter de lidar. Percebe o quanto você era foda nas fases anteriores, relembra seus momentos de glória enfrentando cada obstáculo que surgia a todo momento e consequentemente vem aquela sensação que faz você imaginar: "Nossa, tudo era tão simples naquela época". Todo esse saudosismo repentino é um agravante que só potencializa a dificuldade encontrada para concluir o negócio.

O ponto-chave dessa questão é sobre não conseguir fixar na mente que o melhor que eu posso fazer será o bastante por ser o mais longe que consegui chegar. Em outras palavras, é um auto-desafio inverso: Para contornar o problema, deve-se parar de exigir tanto de si mesmo e seguir com o que tem de melhor a fazer independente das condições em que se encontre (deprimido, eufórico, ansioso etc) e para favorecer sua evolução deve-se se aprofundar melhor no seu potencial criativo, mergulhar fundo o que significa às vezes forçar um pouco para que lhe satisfaça na medida do possível e isso é auto-cobrança e isso é uma faca de dois gumes. Ainda estou preso no segundo desafio, mas tentando, ao máximo, abraçar o primeiro que, ao menos, propõe benefícios que tranquilizam a consciência.

Quero deixar esclarecido que não me cansei de escrever Rosie e cia. Meu ritmo de escrita é super-lento, eu sei (algo que George R. R. Martin e eu temos em comum hehehe), mas nunca, jamais, me ocorreu um desejo de tacar o "foda-se" na série e fazer tudo "nas coxas", escrever um final meia-boca e forçado só para se livrar de uma história que é difícil sim de escrever pela densidade e complexidade desse universo multi-sobrenatural. Mas quer saber? Ser difícil de escrever é o que me motiva a prosseguir com ela. A dificuldade que aqui explanei é relacionada ao fato de que percebendo que as coisas chegaram aonde chegaram (e olha que ainda está na terceira temporada) despertou em mim um apego ao passado, somado a outros fatores como hiatos, problemas pessoais e até mesmo os eventos da narrativa nesse ponto em que a série alcançou foram essenciais para dar essa freada no ritmo e acelerar o crescimento dessa hesitação em continuar porque as coisas assumiram um rumo épico demais e está tão bem encaixado, cada acontecimento já traçado. O problema afeta exatamente a execução. Você sabe, de cor e salteado, como o enredo vai se desdobrar, mas daí vem aquele "diabinho no ombro" que diz: "Vai fazer como?".

Esse meu jeito "danbrowniano" de escrever (o que não quer dizer que eu recorria aos livros dele para me "reabastecer", mas é verdade que seu estilo me influenciou) começou lá pela segunda temporada e foi aumentando até culminar na terceira, onde está mais forte, mais latente. Eu até poderia voltar a apostar no estilo da primeira temporada (narração e diálogos rápidos, poucos detalhes), mas a verdade é que seria meio que um retrocesso. Eu quis mudar justamente visando melhorar o desenrolar dos eventos com descrições pormenorizadas - de ambientes, de expressões, de sentimentos etc -, porém houveram consequências naturais dessa evolução e a maior delas é o tamanho dos capítulos. Nos meus devaneios saudosistas também me veio essa nostalgia de quando os capítulos não eram tão demasiados longos e por causa disso, claro, a frequência de publicação costumava ser rápida.

Faltam apenas DOIS capítulos para encerrar a atual temporada. Já revelo que escrevo-os simultaneamente e não é a primeira vez que aposto nessa ideia. A única saída mesmo é perseverar... fazer o melhor que posso. Seguindo em frente, me dando uns "puxões de orelha" a respeito de não estar escrevendo um livro sob pressão de uma editora, mas sim uma história despretensiosa que fiz valer a pena mesmo não ganhando um centavo, mesmo não sendo conhecida por quase ninguém.

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Vegeta

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de Coringa

Gifs assustadores que não vão deixar você dormir! (Especial Palhaços)

10 melhores frases de Cavaleiros do Zodíaco

10 melhores frases de Death Note

8 momentos mais vergonhosos de Vegeta

Enquetes Dragon Ball #12 - Vencedores!

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy