O que o visual do novo Broly pode nos dizer sobre a trama do filme de Dragon Ball Super?


Há poucos dias foram vazadas algumas imagens referentes ao novo longa-metragem da franquia cujo título (não sei bem ao certo se é ou não provisório) não poderia ser mais explicativo e vai se chamar Dragon Ball Super: Broly. A novidade da vez centra-se no vilão do filme, o "lendário saiyajin", finalmente tendo seu design exposto. Mas o que essas imagens indicariam a fim de termos uma noção básica do que o conjunto narrativo do filme estaria reservando?

Um certo acessório que soa familiar... 


Para qualquer fã sem memória de peixe, é sabido que o velho Broly usava uma espécie de colar que refreava seus poderes, um artefato criado por Paragus. E por falar no pai da montanha de músculos, até onde sei, o seiyuu atual dele (que atua desde 2014 pelo fato do anterior, Iemasa Kayumi, já estar falecido), Katsuhisa Hoki foi confirmado para novamente emprestar sua voz ao personagem. A coleira vista na imagem de uma action figure da coleção do filme somada a citação de Katsuhisa Hoki no elenco só reforçam que estes conceitos terão algumas similaridades com as versões passadas. Porém, há um outro elemento bastante pertinente que bifurca a especulação.

Freeza metido na jogada... 



E se a mente por trás do provável controle mental de Broly for ninguém menos que o Imperador do Mal? Foi-se dito que Freeza teria um papel determinante no filme e já faz um tempinho que saiu seu design que mostrou-o pouco mais encorpado e fisionomia mais definida. Broly, como se vê na imagem oficial, traja a armadura característica do exército de Freeza, tendo apenas o "moletom" de pele com esse verde-limão berrante como o único item diferencial que até mesmo lhe confere um ar mais primitivo. Mas nas imagens com o saiyajin transformado, a coleira está ausente, podendo (ou não) indicar que Paragus terá uma influência significativa quanto ao incontrolável poder de Broly e toda a relação de ambos pode ser reaproveitada e valorizada pelo novo background que titio Akira vai inventar para fazer com que essa bagaça não se pareça com nada das presepadas do filme de 1993.

Além do mais, ainda há imagens do novo Broly na sua forma base mas sem roupa da cintura para cima. E ele está com a tal coleira! Juntando tudo isso, teorizando aqui uma linha do tempo em relação ao enredo do filme... Freeza encontrará Broly e seu pai em algum planeta distante, sabendo dos incríveis poderes que ele possui o integrará à sua tropa manipulando pai (com algum suborninho) e filho, principalmente usando o filho para suas tramoias. Viajei legal agora né? Por essas e outras que não sou de ficar arrotando teoria a cada notícia lançada. Mas vai que Freeza seja mesmo o catalisador que faça Broly entrar em rota de colisão com Goku e Vegeta. Ainda que eu tenha torcido o nariz para a ressurreição dele lá no episódio 131, ela veio a calhar para um filme que pode ser muito bom.

Indo um pouco mais fundo nessa minha teoria de bosta, Broly em dado momento pode acabar tomando uma consciente dimensão dos seus poderes e acabar se aliando à Goku e Vegeta ao descobrir os planos de Freeza. Eu fico meio temeroso pois é um tanto clichê esse negócio de "o inimigo do meu inimigo e blá-blá-blá", mas aqui é "o inimigo do meu ex-inimigo é meu inimigo também" e para um filme que estampa o nome Broly bem no sub-título talvez não seja uma aposta muito proveitosa, mas na minha mente especulativa enxergo como uma possibilidade. E olha que Dragon Ball tem um histórico considerável de regenerar antagonistas (Oolong, Rei Cutelo, Yamcha, Tenshinhan, Piccolo, Vegeta, Boo etc), então sobre o Broly estar inserido no meio desse conflito não é algo a ser duvidado. Já pensou? Broly como um guerreiro Z. Se daria certo ou não... só na hora H mesmo para julgar, pois depende de muitos fatores e o primordial deles é a condução.

Em Batman VS. Superman, por exemplo, o embate entre os dois heróis foi jogado no lixo no terceiro ato com a aparição do Apocalypse, uma ameaça que surge para uni-los e compartilhar de um só ideal.  O "VS" perdeu completamente o sentido (e não adianta justificar com o "A Origem da Justiça" que pra mim é um título mal colocado). Será que haveria uma chance de Broly virar a casaca para enfrentar Freeza ao lado de Goku e Vegeta e o título do filme acabar perdendo seu significado tendo em vista a imagem que vendeu do personagem? Broly canonizou, então... O que não pode-se esperar?

(ATUALIZAÇÃO + ADENDO 18/07)

Paragus acabou por ser confirmado ao elenco de personagens do filme. Inclusive, imagens que mostram o novo visual do pai de Broly foram lançadas. Até aí nenhuma surpresa.


Numa análise do design, pode-se destacar a aparência do personagem que nitidamente está mais envelhecido e o traje do exército de Freeza por cima de um... vestido cor-de-rosa(?) e além disso um pedacinho da cauda que, sem mentira nenhuma, me pareceu um cocô (ainda mais com essa posição e expressão que parece dizer "tô cagando pra você aí que critica meu estilo saiyajin fashion, não adianta querer bancar o Esquadrão da Moda pro meu lado". Zueiras à parte, praticamente lembra a antiga versão pelo formato do rosto e a cicatriz que pelo visto foi o único detalhe de maneira geral inserido na nova versão. Em grande diferença, somente a barba e os cabelos cinzentos que estão num aspecto realmente saiyajin.

Vou me permitir teimar nessa minha brincadeira de fazer teoria, essa quebra de regra que excepcionalmente apostei em seguir com esse filme. Com essa confirmação e a apresentação do visual do novo Paragus devidamente uniformizado como um dos homens de Freeza, me resta alterar umas coisinhas na minha teoria. Foi dito que iria transitar entre passado e futuro. Então provavelmente o Paragus que vemos na imagem acima divulgada pela revista V-Jump pertence à uma ambientação no passado e posso chutar que foi ali na época que o Bardock começou a ter as visões e sacar que o Freeza queria mesmo era a exterminação dos saiyajins ou talvez anterior à traição. Calma, eu citei Bardock, mas não penso nem por um segundo que ela vá fazer uma aparição no filme, nem de surpresa (e é óbvio que se o pai de Goku estivesse incluído no pacote a Toei liberaria material juntamente com as artes do Broly do jeito que ela é ótima em guardar segredo). Tem essa "pochete" como última adereço do design que sem mistério algum tem a ver com o controle dos poderes de Broly, logo deve ser nela que Paragus guarda algum dispositivo para aquietar o filhote. O filme em muitos pontos vai se assemelhar à trama de o "O Poder Invencível" (o famigerado longa de 1993), pode haver sim alguns repetecos, mas me tranquilizo pelo background diferente. Acredito que iniciei teoria um pouco cedo ainda, então vou manter o que tinha dito: Freeza terá uma ligação com Broly e Paragus que pode envolver algum preço e o Imperador do Mal acabar os usando como suas marionetes, suas pecinhas no tabuleiro para algum objetivo escuso. E sem esquecer da questão do mortal mais forte que um deus. No Universo 11 existe o Jiren. Seria Broly o detentor da alcunha no Universo 07?

Voltando a comentar sobre o visual do Broly, tenho uma outra consideração: A progressão do Super Saiyajin será mantida ao que parece. Explicando melhor, o antigo Broly passava por etapas na transformação Super Saiyajin, o cabelo aumentava, mudava relativamente de cor (entre amarelo e esverdeado) e os músculos também cresciam à cada "fase". Na imagem da action figure percebem-se os cabelos mais espetados diferentemente da imagem do pôster oficial além dos olhos dourados que remetem ao que foi visto no teaser. Seria uma transformação intermediária? Numa arte de Toyotaro para o filme vemos uma etapa desse Super Saiyajin, com músculos não tão bombados mas os olhos sem pupilas e os cabelos amarelos (enfrentando Goku e Vegeta no cenário glacial). É mais uma reciclagem detectada, as fases da transformação Super Saiyajin de Broly até a forma Berserker e bombadona que geram orgasmos múltiplos no fandom só de se ver em tela.

Que venha Janeiro de 2019 trazendo (assim espero) uma ótima nova roupagem que beneficie o vilão.

*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores  e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: https://www.forbes.com/sites/olliebarder/2018/07/13/the-dragon-ball-super-broly-movie-hits-theaters-early-next-year/#18edd99878b9
                                     https://www.aficionados.com.br/dragon-ball-super-novo-visual-broly/
                                     http://blogcafecompipoca.blogspot.com/2018/03/dragon-ball-super-fim-torneio-poder.html
                                     https://ovicio.com.br/dragon-ball-super-broly-filme-revela-novo-design-de-paragus/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X