Crítica - A Sombra do Batman


Desviando-se de alguns elementos clássicos, mas com sabedoria.

AVISO: A crítica abaixo contém SPOILERS. 

Lançada diretamente para o mercado home video aqui no Brasil, esta séria animada do morcegão, infelizmente, foi relegada ao mais completo desprezo no que se refere à sua transmissão pela TV fechada. O triste fator do cancelamento repentino a coloca como o "The Lost Canvas" das animações da Warner (falando por mim, obviamente) tendo apenas 26 episódios produzidos entre 2013 e 2014. Até bati o olho na thumb de um vídeo no Youtube - durante uma pesquisa básica - questionando se era ou não o pior Batman. Bem, respondendo diretamente: Não é pra tanto.

Há pelo menos duas animações do Batman que ainda não pude conferir (acho que Bravos e Destemidos e o desenho de 2004, acho que vou seguir nessa ordem) então não tenho muita propriedade (ainda) para dar meu veredito de qual seria a animação que mais deixou a desejar até agora. Sombra do Batman, contudo, aproxima-se desse status, mas por pouco obtém a salvação com seu enredo light e bem seguro de seus principais alicerces que se resumem puramente em ação e um texto ágil e competente. Se enviesa mais para atmosferas movimentadas do que para o instinto detetivesco do personagem que, assim como na última franquia bem-sucedida, é um elemento um tanto quanto dispensado (nunca dispensável, embora não funcione como regra geral para um "Bat-verse" engrenar com tudo, há como sobreviver com doses homeopáticas disso).

Entendo essa série basicamente como um início de carreira do Batman no seu segundo ou terceiro ano na cruzada contra o crime de Gotham City cujo design de cenário é bem tonalizado com azul-esverdeado, cinza e branco como as paletas de destaque proporcionando um clima dark apropriado ao que a série se presta a oferecer dentro das suas limitações. E por falar nisso, eu preciso ressaltar o quanto foi incômodo substituir as armas de fogo por pistolas que disparam luzinhas que parecem lasers, escancarando aí a danada da censura, embora não tenha maculado com a experiência.

Tem um segundo incômodo, mas esse me disponho a relevar um pouco que é a ausência de elementos icônicos das HQs. Faltou um Coringa, uma Arlequina, um Charada, tudo isso para dar um gás mais empolgante. Pelo menos o Pinguim foi mencionado e apareceu retratado num daqueles cartazes que oferecem recompensa (do que eu lembro foi isso que entendi na cena). Mas teve Crocodilo (de longe, a performance mais ameaçadora do vilão que já vi), Professor Porco e seu fiel parceiro Senhor Sapo (dupla bastante recorrente), Simon Stagg, Ra's Al Ghul e outros antagonistas, inclusive até alguns que viram a casaca auxiliando o Batman nos episódios finais do arco do Exterminador sendo eles Metamorfo e Morcego Humano. Essas viradas foram executadas de maneira até que pouco forçada.

Agora vem o ponto mais gritante e reverberante de toda a série que sem dúvida nenhuma é a presença de Tatsu Yamashiro (vulgo Katana) como a sidekick do Batman (a partir do episódio 07 ou 08, perdão pela minha memória duvidosa), ou seja, sem Robin na cruzada do herói. Ou ela é a "Robin" desta série, visto que, partindo do pressuposto que é um dos primeiros anos de Bruce Wayne no manto, não há nenhuma menção sequer sobre Dick Grayson, Tim Drake ou Jason Todd (poderia ser qualquer considerando o distanciamento da série com o material-fonte). Fiquei na esperança do mínimo do mínimo, mas... nem isso.

Outra coisa sobre a qual tiveram a coragem de deixar o espectador só na vontade foi a transição de Harvey Dent em Duas Caras. Após o acidente, na reta final, ele sai do hospital parecendo uma múmia jurando vingança contra o Batman e todo aquele papinho repetitivo (e de um teor obsessivo que não mudou nem antes, durante ou depois da explosão) de que o Batman é um vigilante que fere a lei e tudo mais... e mantive minha torcida até o fim para ele remover aquelas faixas e finalmente vermos o rosto de dois lados diferentes... só que não! Novamente tem dedo da censura nisso, tenho quase certeza. Mostrar um cara com um lado do rosto queimado e deformado traumatizaria o público né? Que pena. Ainda sobre a Katana, ele teve um aproveitamento tão equilibrado com o Batman, seja interagindo na sua identidade civil ou no alter-ego vigilante, que é realmente difícil desapegar dela como foi ao término da série que careceu de um cliffhanger (mas acho que aí seria covardia).

Considerações finais: 

A Sombra do Batman (Beware The Batman, no original) é uma série que tem lá o seu charme e soube desenvolver os conflitos introduzidos na medida que ela se propôs a abraçar com uma certa tensão e, como não podia faltar, aquele bom suspense. Ainda que alguns vilões apresentados se repetissem no decorrer da série, dando a impressão de que outras personas clássicas jogadas para dificultar a vida do Batman estivessem sendo suprimidas, algo que reforça esse ar de Batman "principiante" (em campo). Portanto, a animação é recomendada para quem já possui conhecimento relativamente profundo do herói, sendo uma opção de entretenimento pra maratonar num fim de semana todo. Nem melhor e nem pior animação do homem-morcego, apenas diferente e num bom sentido.

PS1: A qualidade da animação fez lembrar imediatamente das Tartarugas Ninjas na série de 2012 (ô nostalgia...).

PS2: A Magpie (que vira fã alucinada do Batman depois de cobiçar o cinto de utilidades) tem um quê de Arlequina.

PS2: E esse Alfred com jeito de Charada (lembra só na abertura pelo chapéu hahah) que parece o Lex Luthor?


NOTA: 8,0 - BOM 

Veria de novo? Sim (mesmo com aquele final cretino do Anarquia jogando um xadrez sozinho cujas peças são os personagens será que todos os acontecimentos não passaram de imaginação?)

*As imagens acima são propriedades de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagens retiradas de: http://anmtv.xpg.com.br/a-sombra-do-batman-3-volume-dvd-brasil/
                                      http://toonami.wikia.com/wiki/File:Alfred.png

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X