Os encerramentos de Dragon Ball Super ranqueados


Observação de grande importância: 

Esta nada mais é que uma lista de caráter pessoal e todas as impressões e opiniões nela contidas representam somente a visão do autor. É algo que devia ficar esclarecido sem necessariamente haver um aviso, mas nem todo mundo pensa que opinião é opinião e que cada um possui a sua, então afirmo que não exponho a minha no intuito de apresentar uma verdade absoluta, coisa que não existe.

Sem mais delongas, vamos direto para o rank de uma das coisas que Dragon Ball Super, ao longo de sua transmissão no Japão, ofereceu de melhor e diria que foi um acerto dos grandes por parte da produção que se empenhou na composição mais apurada possível a fim de entregar um material de qualidade. Todos são bons. Mas sabe o que é melhor do que curti-los toda vez que acaba um episódio? Ranquear para saber qual o seu favorito e é exatamente isso que resolvi fazer passados 4 meses desde o final(?) do anime. Agora sim, sem mais delongas (isso te lembra alguma youtuber que faz uns covers bacanas de animes? Hehehe), bora pra lista com os 11 encerramentos ordenados em preferência. Confira:

11º lugar: Yoka Yoka Dance (Ending 5) 



A saga Black pode não ser considerada a melhor das histórias que a franquia já explorou, mas diante da robustez e da seriedade do arco narrativo, podia ser no mínimo adequado inserir um encerramento menos infantil e alegrinho. Ele começa bem, mostrando Goku com as esferas reunidas, mas descamba logo para uma estética que remete ao ar mais juvenil que a obra inflou sem soltar nestes últimos tempos porque a criançada de hoje digere tudo mais "água com açúcar". Não que eu esperasse um encerramento sombrio e melancólico sobre o futuro caótico de Mirai Trunks, mas ficou uma coisa um tanto desconexa. As imagens com colorações variadas é um elemento de destaque, tudo segue numa progressão interessante dos personagens humanos até os deuses (Shenlong, Dende, Kaioshins, Hakaishins, Anjos, Zen'oh-sama e o Super Shenlong) e a música é divertidinha (meio bobinha), mas fora esses detalhes não há nada que o salve de ser algo completamente fora do estágio no qual a história estava. Ficaria melhor encaixado numa saga de transição.

10º lugar: Lagrima (Ending 11)



Arrisco dizer que para um último encerramento a produção da Toei ficou devendo um pouquinho mais na criatividade. Não transpira aquela carga emocional de uma história que alcançou o seu clímax, ele apenas passa como um encerramento comum demais e não funciona como derradeiro, muito embora a música que acompanhe todas aquelas imagens-  que não indicam nada sobre um anime se aproximar do final, muito menos imprimem um impacto - seja razoavelmente boa com sua pegada mais enviesada ao pop (acho que é J-Pop, aliás) e torna mais agradável, mesmo sendo muito alto astral para a situação do arco. Vale muito mais pela imagem final que é simplesmente uma obra de arte e que representa de uma forma geral o que significa o Torneio do Poder e toda a expansão que abriu possibilidades indispensáveis para a mitologia da franquia.

9º lugar: Chao-Han Music (Ending 6)



A música em si tem uma batida legal e uma sonoridade que casa com as ambientações e enquadramentos utilizados neste encerramento que aborda sobre um sustentáculo de alívio cômico bastante recorrente nesta fase que é a comida, muitas vezes sendo artifício para que Bills e Whis protagonizem suas cenas onde precisam experimentar iguarias deliciosas como barganha para não ter que "justificar" um destino catastrófico ao planeta. Sim, a música tem um bom encaixe nas imagens pelo repertório relativamente empolgante (não sei porque tem quem a julgue tosca) tendo seu ponto alto na imagem que vai subindo e mostrando os personagens se esbaldando de comida super felizes e sorridentes. Não tem nada a ver com a saga Black assim como Yoka Yoka Dance, mas o diferencial maior reside no quanto a funcionalidade musical e estética surtiram efeito sem ficar um negócio exageradamente infantil como no citado. Se aqui eu levasse em conta a adaptação brasileira, Chao-Han Music figuraria o último lugar fácil pois a letra... é melhor nem comentar.

8º lugar: Forever Dreaming (Ending 4) 



Na minha visão de fã eu sinto que ele expressa a simplicidade que Dragon Ball tanto preza. E por ser simples, é um bom encerramento que ilustra Goku na sua clássica nuvem voadora com o bastão mágico para reforçar a nostalgia. É como um encontro de passado e presente, haja vista que enquanto Goku está contente voando na nuvem - mesmo conseguindo voar numa velocidade superior (creio eu) - aparecem imagens meio transparentes de alguns personagens em suas versões atuais, além dos então novos. Eu viajo nesse encerramento, me faz pensar no que Dragon Ball simboliza para mim com todo um fator nostálgico. A música não tem tanta colaboração, é somente mediana, não há aquela sincronia, mas o que me ganha é justamente a referenciação aos tempos de ouro.

7º lugar: Aku No Tenshi To Seigi No Akume (Ending 7)


Na época do lançamento a saga Black já havia terminado e o anime com os famosos episódios de transição e primeiramente uma prévia da música do sétimo encerramento surgiu como amostra. Curti de primeira na apresentação do encerramento que comprovei ser mais um exemplo da sincronia que falei mais acima, essa sinergia entre música e imagem que Dragon Ball Super executa muito bem apostando numa espécie de mangá animado que começa do modo tradicional (preto e branco) e vai colorindo-se de repente contendo figuras que "ganham vida" e outras não, o que é totalmente inventivo para um encerramento que transitou por episódios descompromissados e num início de saga. E o final com esse arranjo sonoro enquanto Goku alça voo é uma soma eficiente.

6º lugar: Starring Star (Ending 2)



O segundo encerramento da série é dotado de uma montagem competente, com cenas bem sequenciadas, além de, em pequena parte, ser também um exemplo de referência aos velhos tempos (a imagem que vai descendo exibindo alguns momentos do passado até a época atual) e como se isso não fosse o suficiente ele evoca harmonia com os personagens, assim como o primeiro (mas só lá pelo final), reunindo-os para uma confraternização numa mistura de churrasco em família e piquenique com vista para o mar. É um encerramento que prima em aproveitar esse lado dos personagens de Dragon Ball que sempre nos momentos de paz não perdem a chance de se divertirem como uma verdadeira grande família e é esta perspectiva que ele favorece. Numa hipotética lista com adaptações brasileiras, eu colocaria num segundo lugar sem titubear porque ficou simplesmente maravilhoso na voz do mesmo cantor que deu voz à clássica abertura de Dragon Ball GT.

5º lugar: Boogie Back (Ending 8) 



O encerramento 90% focado na primeira e melhor amiga de Goku. O que e o quanto Bulma representa para a franquia num sentido geral? Simplesmente tudo. Na ausência dela, Dragon Ball muito provavelmente não seria tão engajante e interessante quanto conhecemos. Eu vejo nesse encerramento uma linda homenagem à personagem que nunca antes deixou de ser útil, sendo uma coadjuvante respeitosa e a mulher que amoleceu o coração amargo de um saiyajin frio não merece pouca coisa, o que é encontrado em 1 minuto e 10 segundos. Bulma ser a última a ser despedir do pessoal que ia para o Torneio do Poder impulsionou o valor desse encerramento que traça paralelos com passado e presente, tudo isso embalado por uma música leve e gostosa de ouvir. O que teve para mostrar sobre a relevância de Bulma bastou e além disso as outras imagens com os participantes do torneio precedendo um sorriso dela é um indicativo da sua torcida pela sobrevivência do Universo 07 e, por consequência, das memórias que criou e preservou com Goku, Kuririn e os demais em anos.

4º lugar: Usubeni (Ending 3) 



Talvez esse encerramento não ficaria melhor com outra música, portanto a escolha da canção do Lacco Tower foi incrivelmente acertada. Nos primeiros 30 segundos vemos algumas situações cotidianas que são postas imageticamente lado à lado com Goku e os guerreiros Z de costas com milhares pétalas voando, uma montagem que aliado à emoção trazida pela música consegue efetivar um sentimento agradável. A imagem no finalzinho se faz como uma ótima retratação do time principal (exceto com Gohan por uma razão óbvia). É mais um encerramento com uma vibe otimista e pra cima, certamente se superando em muitos aspectos. Sua temática central, sem dúvida, é a paz na Terra.

3º lugar: Hello, Hello, Hello (Ending 1)



Acredito que por muitos é considerado um dos melhores, senão o melhor. Ao menos é digno de um lugar no Top 5. Um dos mais curtos, de fato, mas dentre todos os que exaltam a nostalgia é o que com certeza inspira uma carga ainda maior dos bons tempos deixados pela franquia. Foi até uma surpresa na primeira vez que eu assisti, por conta das imagens iniciais de Goku, Goten e Gohan que foram sucedidas por uma linha do tempo com o crescimento e evolução de Son Goku no formato de silhueta, isso deu o tom correto. Tudo sendo finalizado por uma reunião dos personagens ao pôr do sol foi a cereja do bolo e o sorriso de satisfação do Goku em estar ao lado da família e dos amigos.

2º lugar: Haruka (Ending 9) 



Um encerramento com atmosfera dramática executada na sua medida envolvendo a ameaça que gira em torno do Torneio do Poder, destacando os principais universos que brilharam na competição em belas imagens, mas nada comparado ao Universo 07 aqui apresentado e ainda mais tendo Freeza ao lado dos guerreiros Z como um real membro da equipe, um evento completamente inimaginável noutras épocas. O cenário rochoso/montanhoso com o adicional da excelente música cuja melodia casa com o clima trabalhado especificamente aqui, chegando até mesmo a promover um certo ar de despedida. Ao final, mais um show de imagem desta vez com Goku e Gohan saltando para uma batalha juntos pois num dado momento do encerramento tem aquela imagem da esfera do dragão que mostra ChiChi, Goten, Videl e Pan, as pessoas que mais importam para ambos, suas famílias a serem protegidas e lembradas com importância dada a gravidade do problema. É um viés sentimental associado ao Torneio do Poder inteiramente pertinente. Medalha de prata pra essa lindeza.

1º lugar: 70cm Shihou No Madobe (Ending 10)



Quer melhor encerramento do que um que conte a trajetória de Son Goku da maneira mais divertida e envolvente possível? "Hello, Hello, Hello" teve seu charme, mas neste caso em especial temos um resumo prático das aventuras do protagonista em sequências muito bem feitas prosseguindo numa linha cronológica com direito a uma música frenética com um momento de leveza que quebra na hora certa pra depois retornar com a batida rápida e empolgante, além de nos fazer recordar em imagens de fundos os personagens que fizeram parte das jornadas de Goku em versões progressivas do personagem que vai crescendo até o ponto onde a história havia parado. Enxergo mais que um simples encerramento, me soa como uma homenagem, assim como Boogie Back o foi para Bulma, à toda a obra, falo isso sem medo, não consigo ver menos que isso. E ainda lembraram da icônica esfera de quatro estrelas segurada por Goku logo ao término. Quase um minuto de pura emoção.

*As imagens acima são propriedades de seu respectivo autor (Toei Animation/Akira Toriyama) e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: http://apaixonadosporseries.com.br/series/confira-a-musica-de-encerramento-de-dragon-ball-super-no-brasil/
                                     http://fr.dragonball.wikia.com/wiki/Fichier:Dragon-Ball-Super-Ending-5-739x416.jpg
                                     http://comicbook.com/anime/2018/01/07/dragon-ball-vegeta-super-saiyan-blue-power-complete-anime/
                                     http://www.dragonballportugal.com/dragon-ball-super-ending-6/
                                     http://dragonball.wikia.com/wiki/File:DBS37_Ending.png
                                     https://imgur.com/r/dbz/e19Am
                                     https://aminoapps.com/c/dragon-ball-espanol/page/blog/dragon-ball-super-ending-2-letra/aVZn_Wr1f0uag0Y2mdXoaZ2Dxw000D53Wx
                                     https://elcomercio.pe/tvmas/series/dragon-ball-super-evoca-nostalgia-nuevo-ending-412280
                                     https://aminoapps.com/c/dragon-ball-super-ofc-rpg/page/blog/encerramento-3-dragon-ball-letra/KMBz_ZYhMuRE5PaEKkMBnKd2zg5B1PEn1a
                                     http://dragonball.wikia.com/wiki/Hello_Hello_Hello
                                     http://www.dragonballlimit-f.com.br/2017/07/dragon-ball-super-encerramento-9-haruka.html
                                     http://comicbook.com/anime/2018/01/08/dragon-ball-super-anime-ending-theme-11/
                                     https://www.tumblr.com/search/dragon%20ball%20super%20ending%2010

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

15 desenhos que foram esquecidos

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X