5 momentos mais emocionantes de Pokémon

Desde o seu estouro mundial, Pokémon tem feito seus apreciadores sentirem fortes emoções de variadas formas em todas as mídias nas quais a franquia se estabeleceu. Mas a emoção, para o que esta listinha se propõe, é referente a momentos comoventes e casuais tanto no anime quanto nos filmes. Se você julga ser fã de Pokémon e não chorou com pelo menos uma dessas cenas, o seu coração é tão duro quanto o Ash petrificado. Confira abaixo e tente conter as lágrimas relembrando: 

1 - O adeus à Butterfree

Primeiro que o título do episódio, quando o assisti pela primeira vez (na época do renascimento da Pokémania com a exibição na RedeTV!), me pegou desprevenido, mas encarei como apenas mais um episódio, apesar do mega-spoiler (não é bem um ponto negativo). No momento do clímax foi dureza ver Ash se desfazendo logo de seu primeiro pokémon capturado. O Butterfree dele acaba se deparando com um par seu, porém na cor rosa (acho que o primeiro pokémon shiny - uma designação para pokémons que apresentam uma cor distinta à grande maioria de seus análogos), já obviamente indicando ser uma fêmea com a qual ele pudesse acasalar. Ao final do episódio, temos a cena dramática ao pôr do sol (como é bastante normal nos animes as despedidas ocorrerem no finzinho de tarde) com Ash recordando-se do que viveu ao lado de seu Butterfree e a saudade maltratando vendo-o partir com sua companheira rumo à uma vida livre na natureza. 

2 - O dia em que Pikachu quase abandonou Ash

Basicamente na mesma premissa que o episódio da despedida de Butterfree, neste inesquecível episódio vemos um fortalecimento na relação entre Ash e seu parceiro Pikachu. Pensar que esse parceiro naquela altura já tido como inseparável poderia um dia se afastar do seu treinador era inconcebível. Pikachu encontra outros dos seus e fica numa divisão sobre permanecer com Ash ou passar a viver com o bando selvagem. Lembro que em boa parte do episódio há uma atmosfera real de partida definitiva, tocando no emocional de quem assiste. Mas o alívio vem a seguir com Pikachu tomando sua decisão: correndo aos braços de Ash para darem continuidade à jornada e manter o elo sempre harmônico e inquebrável. 

3 - A despedida de Charizard

Essa lista tá ficando um pouco repetitiva, né não? Mas garanto que esse é o último tópico relacionado à despedidas (no caso do Pikachu nem tanto, pois houve reviravolta). No caso deste episódio ("O Desejo Ardente de Charizard"), é um misto de despedida e abandono. Após encontrarem o Vale Charicífico no qual residem vários Charizards em treinamento, Ash encara como uma chance perfeita do seu próprio Charizard aprimorar seu condicionamento, visto que ainda mostrava-se inexperiente. Pareceu meio questionável da parte de Ash abandonar Charizard quando simplesmente tinha a opção de se manter com ele, ainda que o tempo para que se desenvolvesse melhor ao lado do treinador pudesse ser deveras longo e o ritmo de crescimento não seria comparável ao que obteria no Vale Charicífico. Acho que o único ponto ao que podemos tecer uma crítica é Ash humilhar o coitado do Charizard, chamando-o de fraco e obrigando-o a se juntar com seus pares. Mas o pirralho não foi nada egoísta, sendo que priorizou o aperfeiçoamento de Charizard em detrimento do vínculo que ambos formaram com tanto esforço. Por outro lado foi triste a equipe de Ash estar desfalcada de um membro tão significativo. 

4 - Ash virando estátua

Figurinha carimbada em qualquer lista do tipo (ou na extensa maioria). Mas realmente é indispensável citar esse momento que cravou na história de Pokémon uma das cenas mais icônicas de toda a franquia. Quando dois ataques de Mew e Mewtwo estão para se colidir, Ash intervém entre eles sendo atingido pelos raios e (inexplicavelmente) acaba petrificado. Num esforço de reviver seu treinador, Pikachu dá choques do trovão que não surtem nenhum efeito, o que leva o bichinho às lágrimas junto aos demais pokémons. A imagem de Pikachu chorando tornou-se uma marca de impacto do primeiro filme. 

5 - A morte de Celebi

Se a petrificação do Ash com o lamento choroso do Pikachu é facilmente vista em diversas listas de momentos tristes, em contrapartida a morte de Celebi mal se vê lembrada por aí (será possível esse filme ser tão subestimado ou tô paranoico?). Esse não é um dos meus filmes favoritos de Pokémon à toa, afinal ele traz um momento-chave para que o enredo alcance o ápice de sua carga dramática. No clímax do quarto filme de Pokémon, Celebi está morto nos braços de Ash que chora junto aos seus amigos. Aponte uma cena tão tocante quanto esta, seja no anime ou nos filmes, e falhe miseravelmente. 

Veja também: 

Crítica de Pokémon: Detetive Pikachu

Crítica de Pokémon: Eu Escolho Você

Baú Nostálgico #4: Pokémon

*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagemsem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: https://fatosdesconhecidos.ig.com.br/detalhe-emocionante-deixa-cena-classica-de-pokemon-ainda-mais-triste/

                                     https://www.buzzfeed.com/br/raphaelevangelista/momentos-que-pokemon-te-fez-chorar

                                     https://dev.observatoriodocinema.bol.uol.com.br/listas/2017/11/os-10-momentos-mais-perturbadores-das-series-infantis

                                     https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-momentos-super-tristes-de-pokemon.html

                                     https://aminoapps.com/c/pokemon-amino-ptbr/page/blog/aquele-momento-que-ash-vira-pedra/zq5N_x4UxuYl7GPDrNRzeJzdKNdBpZQ6xW

                                     https://www.poke-blast-news.net/2013/04/pokemon-filme-04-viajantes-do-tempo.html

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Hunter X Hunter

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de O Senhor dos Anéis