Os 6 melhores dinossauros da cultura pop

Dinossauros sempre foram encarados com fascínio e curiosidade pelas pessoas. Assim como estas criaturas pré-históricas foram alvos de inúmeros estudos arqueológicos ao longo de décadas, elas tornarem-se figuras moldadas ao imaginário para serem inseridas na indústria do entretenimento. Confira abaixo 6 dos dinos que mais marcaram na cultura pop: 

1 - T-Rex (Jurassic Park)

A bem da verdade, seria um ato blasfemador não incluir numa lista de dinossauros famosos da cultura pop (e que dizem ao que vêm) o réptil mais feroz que já se tinha visto nas telonas. O tiranossauro do primeiro filme da franquia Jurassic Park tornou-se uma das criaturas mais emblemáticas da história do cinema, tocando o terror no público que ao mesmo tempo adora e teme essa fera aparentemente indomável tamanha a sua determinação e braveza em sair à caça de seu alimento. Ao final do longa, ainda salva o dia após uma luta contra velociraptors em um dos seus mais icônicos momentos dando o seu rugido estremecedor enquanto cai aquela faixa com os dizeres "When Dinosaurs ruled the Earth" (Quando os Dinossauros Dominavam a Terra, em tradução livre), frase que referencia um longa de 1970 cujo título é exatamente este. 

2 - Rex (Toy Story)

Agora falando de um outro tiranossauro, só que este menos ameaçador e mais simpático. Ameaçador na imaginação de quem brinca com ele. Simpático por ser quem é de verdade quando não há humanos por perto e pode livremente se mover e falar entre seus amigos. Rex é um dos brinquedos da vasta coleção de Andy na franquia Toy Story e conquistou o apreço do público com seu jeito meio atrapalhado e sua personalidade e postura gentis contrastantes com o que se espera de um dinossauro da espécie que ele representa. Sofre de ansiedade e lida com o medo de ser rejeitado e substituído por outro dino-brinquedo superior à ele em todos os sentidos. Fora suas inseguranças, seu maior hobby é o videogame (conforme visto em Toy Story 2). Dos personagens secundários, é um dos mais destacados e também dos mais divertidos.

3 - Grimlock (Transformers)

Um dos mais famigerados personagens da extensa galeria de personagens da franquia dos robozões ganha espaço nesta lista. Um dinossauro cybertroniano que se transforma num robozão humanoide ou um cybertroniano capaz de transformar-se num dinossauro? Eu não sei bem ao certo pelo fato de pouco conhecer do personagem, apesar de ter uma noção do quão positivamente ele é visto pelos fãs. Líder dos Dinobots, uma sub-facção dos Autubots, Grimlock foi adaptado para a cinessérie dos Transformers dirigida por Michael Bay fazendo sua primeira aparição no quarto filme (A Era da Extinção). 

4 - Horácio (Turma da Mônica)

Eu quase cometi o pecado de esquecer do adorável pequeno dinossauro (mereço perdão?). De certa forma, Horácio foi marcante ao longo do período em que desfrutei das revistinhas que traziam suas breves histórias, a maioria carregada de filosofia e reflexão. Não lembro de ter visto algum crossover com Mônica e cia, pelo menos não nos quadrinhos. Eu achava que ele merecia ser um personagem mais regular até por ser mais antigo que a própria turma principal. Horácio é filho de tiranossauros Rex e segue na contramão dos hábitos de sua espécie, sendo vegetariano e distanciado de conflitos. Inicialmente aparecia nas tirinhas do Piteco como um bichinho de estimação dele - após ser encontrado ainda no ovo e adotado -, se comunicando apenas com grunhidos. Mas a estadia na aldeia Lem durou pouco, pois o coitadinho foi expulso. Outra origem do personagem conta seu nascimento num ninho abandonado, porém não tendo a participação de Piteco. 

5 - Greymon (Digimon)

Tudo bem que existe o Tyranomon, mas a inclusão de Greymon aqui é válida mesmo que não seja completamente baseado num dinossauro propriamente dito tal qual o supracitado. Ao menos no que tange ao design, Greymon não se assemelha tanto a um dinossauro quanto o Tyranomon, mas sem dúvidas que a evolução de Agumon detém mais popularidade e é mais atrativa, afinal é o digimon parceiro do protagonista, motivo mais óbvio que esse não há. Já perdi as contas de quantas vezes desenhei esse monstrão (tomando por base a figura no mini-card da promoção da Elma Chips =P), creio que foi o primeiro digimon que me encantou de imediato e curtia vê-lo em ação toda vez que Agumon digivolvia (meu favorito naquela época até aparecer o MetalGreymon, só que não desmanchou meu apreço por mais superiores que o Metal ou o WarGreymon fossem). Após o anime clássico, foi adquirindo várias versões alternativas como o GeoGreymon, de Digimon Savers, por exemplo, que tem visual bonito, refinado e tonificado, mas ainda curto de montão o original com a barriguinha de cerveja.

6 - Baby (Família Dinossauros)

E pra fechar essa lista com chave de ouro, nada melhor que esse incrível personagem da série com um dos finais mais tristes das séries televisivas americanas. Na minha perspectiva Baby é tão protagonista quanto seu pai, Dino da Silva Sauro, com quem tem uma relação divertidíssima de acompanhar (marcada pelo inesquecível jargão "Não é a mamãe!"). Desde que saiu do ovo, Baby não precisou de mais que uma cena pra conquistar a simpatia do público, especialmente aqui no Brasil onde ganhou uma voz que o tornou ainda mais cativante e cômico na célebre dublagem da série. Irresistível amar esse bebê.

Veja também: 

Crítica de Jurassic World: Reino Ameaçado

Crítica de Transformers: A Era da Extinção

Pokémon vs. Digimon (Qual vence?)

*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagens retiradas de: [1] [2] [3] [4] [5] [6]

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

15 desenhos que foram esquecidos

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X