Os 10 momentos mais brutais de Dragon Ball


Desde que a obra de titio Akira (sim, esse é e sempre será o meu jeito de se referir carinhosamente ao autor, quer vocês gostem ou não hehe ^^) assumiu-se como um battle shounen, que é praticamente um subgênero do shounen (geralmente voltado para o público infanto-juvenil) e que pode vulgarmente ser chamado de "anime de lutinha", pudemos ver uma gradual progressão na mudança de atmosfera da metade da série clássica ao início da fase Z, reduzindo um pouco as sacadas humorísticas e aumentando a carga dramática, que vinha acompanhada de uma elevação nos teores de violência e porradaria, engendrando o que mais tarde tornaria-se o principal traço característico pelo qual a franquia é tão conhecida. 

Confira abaixo 10 seletos momentos que não economizaram na brutalidade e sanguinolência: 

1 - Piccolo arrancando seu braço esquerdo


Para um anime que se iniciou como uma historinha inocente e até um pouco infantil (e põe um pouco nisso, afinal não dá pra ignorar as cenas de indecência hahah), Dragon Ball realmente mudou drasticamente os seus ares na sua última saga da fase clássica que abordou o 23º torneio de artes marciais cujo embate final contou com Goku e Piccolo Jr. saindo na porrada numa das melhores e mais divertidas lutas da franquia. Em um determinado momento, Piccolo surpreende Goku e os demais ao arrancar seu braço esquerdo que estava gravemente ferido após Goku fazer um ki blast teleguiado pelo seu oponente voltar-se contra ele. A cor do sangue de Piccolo é um detalhe chamativo que sempre despertou dúvidas nunca sanadas no que diz respeito especificamente à mudança sem mais nem menos do vermelho para o roxo ainda na saga dos saiyajins. Tirando isso, a cena em si é digna de estar dentre os momentos mais violentos se devendo tanto ao ato quanto ao próprio sangue (porque obviamente é a cor do sangue humano), algo que seria até suavizado caso fosse originalmente roxo. 

 2 - Goku e Raditz atravessados pelo Makankosappo


O irmão de Goku deu um trabalhinho para o protagonista e seu, naquele contexto, recém-aliado e ex-inimigo durante a luta para salvar o pequeno Gohan das mãos do saiyajin invasor que o sequestrara. Num momento decisivo, Goku agarra Raditz por trás pedindo que Piccolo disparasse a técnica que ele estava carregando demoradamente. Piccolo o fez, transpassando os corpos de Raditz e Goku que caíram sangrando ao chão (parando pra pensar, Piccolo obteve sua vitória contra Goku de uma maneira bem inusitada: precisando mata-lo, coisa que ele queria por vingança ao seu pai, junto ao inimigo em comum e de quebra salvando o filho do seu já considerado ex-inimigo). A Globo passou a tesoura nesta cena tanto na exibição de 2006 (quando adquiriu direitos das sagas anteriormente exibidas na Band - não passando nem metade direito ¬¬) como na reprise de 2010. Em Dragon Ball Kai, os ferimentos de Goku e Raditz foram "cauterizados" na remasterização. 

3 - Roleta russa


No episódio filler da Princesa Serpente, no qual Goku faz uma paradinha num palácio interrompendo sua trajetória no percurso que seguiria até o planeta do Sr. Kaioh, conhecendo simpáticas moças que servem à tal princesa e que o convidam gentilmente a passar um tempo (dentro do estômago da princesa, afinal ela pretendia come-lo). Uma delas sugere "brincar" de roleta russa e explica o perigoso jogo para Goku. Mas a jumenta faz uma demonstração para explicar melhor e atira na sua própria cabeça (nem Goku seria tão ingenuamente imbecil para entrar na "brincadeira"). A cena não contém sangue espirrando ou o ferimento da bala exposto, mas o ato em si foi suficiente para que a Globo e o Cartoon Network chamassem seus "Edwards Mãos de Tesoura" e também para que eu incluísse na lista, pois tiro na cabeça é pesadão de qualquer forma. 

4 - Tenshinhan perdendo um antebraço


Ao receber um golpe de Nappa que afetou severamente sua mão esquerda, Tenshinhan fica vulnerável a mais um ataque do grandalhão e sem tempo para se esquivar, acabando por ter seu antebraço partido. O momento de agonia de Tenshinhan com a perda do membro tem sua dose dramática pela dor lancinante que ele sofre. O engraçado é que o sangue foi retratado como um líquido amarelado e luminoso (e eu que reclamava do sangue leitoso do Piccolo em Dragon Ball Super =P). Porém, isso não minimiza o nível de brutalidade da cena, apenas o antebraço saindo tão repentinamente com aquele golpe por si só pode ser levando em consideração para inclui-lo numa lista como essa. 

5 - O encontro do chifre de Freeza com a barriga de Kuririn 


Essa doeu até em mim. Quando Freeza desbloqueia sua primeira transformação para atacar à Vegeta, Kuririn e Gohan, eis que o carequinha é logo a primeira vítima fatal. Freeza acerta a barriga de Kuririn com seu chifre, causando uma perfuração gravíssima que quase o leva à morte. Não bastasse empalar o coitado, ainda por cima ficou balançando-o preso ao chifre parecendo usa-lo como um "brinquedo", mas a intenção do vilão mesmo era prolongar e piorar o sofrimento de Kuririn, chegando a lamber o sangue que escorria, transparecendo todo o sadismo carniceiro do Imperador do Mal. 

6 - Freeza provando do seu veneno


Novamente com Freeza protagonizando, mas nesta ocasião o jogo virou, ou seja, ele foi a vítima da vez. Nos derradeiros momentos da batalha em Namekusei (já moribundo nos últimos segundos dos cinco minutos mais longos da história dos animes), Freeza, após ser humilhado por Goku, surta de ódio ao perceber que um saiyajin prevaleceu sobre ele e lança discos de energia teleguiados similares ao Kiezan (que, por sinal, é uma técnica de Kuririn, vejam aí que coincidência hahah) para fatia-lo em pedaços. O fatiado, no fim das contas, foi o próprio Imperador do Mal que baixou sua guarda se distraindo com o manejo dos discos que acabaram voltando-se contra ele (Goku até chegou a avisa-lo do descuido). Presumo que essa cena de gore puro (naturalmente que inclui mutilação de membros) passou tranquilamente no Band Kids. Por outro lado, a Globo provavelmente cortou, não sei bem ao certo haja vista a exibição ferrada entre 2006 e 2007 no TV Xuxa que num determinado mês passou a ser restrita à algumas regiões (até onde eu sei). 

7 - Mirai Trunks levando uma rajada mortal de Cell 


A vitória estava aparentemente ganha depois que Goku, em sacrifício, teletransportou-se junto com Cell para o planeta do Sr. Kaioh deixando que o vilão se autodestruísse lá. Mas os guerreiros Z não contavam com a astúcia do bio-androide (e do Dr. Gero também que merece crédito, até porque é o criador dele) que utilizou-se do seu núcleo, a única parte que sobreviveu à explosão, regenerando-se inteiramente a partir dela e ainda por cima aprendendo o teletransporte (como se já não fosse apelão o suficiente =P). Pegando a todos desprevenidos, Cell volta à Terra, mais impiedoso, e trata logo de alvejar Trunks que recebe a rajada de ki direto no peito e morre. A cena traz um impacto violento do dano causado pelo ataque com Trunks agonizando e cuspindo muito sangue, fora o buraco medonho no seu corpo. 

8 - Videl vs. Spopovitch  


Aqui não há especificamente um trecho que se destaca por uma violência pesada. A luta como um todo é uma sucessão de porrada e sofrimento que parece não dar sinais de que vai ter fim. Videl acabou tendo a infelicidade de lutar contra o grandalhão do Spopovitch num dos combates mais injustos e desproporcionais já vistos. Quando o brutamontes estava bem ciente da vantagem por Videl ser mulher e uma lutadora ainda meio que inexperiente (mas suponho que melhor do que o pai), passou a agir sem o menor escrúpulo desferindo golpes covardes e cruéis pra cima da coitada indefesa, levando a plateia à revolta. A comoção geral aliada à barbaridade que a luta havia atingido fez até com que o juiz concordasse que aquilo já extrapolava qualquer limite de um confronto saudável dentro de um torneio oficial. Videl é jogada para fora da arena em frangalhos apenas porque Yamu pediu para que Spopovitch parasse. Curiosamente eu não lembro de nenhuma exibição que tenha vetado partes da luta na Globo. Se tiver sofrido censura, pode ter sido no Cartoon Network. 

9 - O cãozinho baleado


A tranquilidade de Majin Boo e Mr. Satan, ambos vivendo o início de uma bela amizade (numa reviravolta cômica, diga-se de passagem), é arruinada por uma dupla de assassinos que após covardemente matarem um casal de idosos resolvem cruzar o caminho do monstro que aterrorizava os terráqueos. Quando o cachorrinho adotado por Mr. Satan pula para pegar uma bola, os bandidos atiram no pobre animal que é atingido em pleno ar. O ato bárbaro evoca a fúria de Majin Boo que cura o cãozinho com seus poderes, sentindo-se quase no limite das suas emoções, coisa que posteriormente desencadearia na liberação da sua contraparte maligna (o assustador Evil Boo - sim, eu tinha medo daquela desgraça na infância). Obviamente que a Globo tesourou a cena, mas não de modo eficaz, pois no exato instante em que o cachorro (cujo nome é Bee) está prestes a levar o tiro, há uma trilha incidental que é interrompida, tornando o corte ridiculamente perceptível. 

10 - Vegeta entre os chifres de Li-Shenlong


Pode parecer um tanto estranho, mas é sim Dragon Ball GT figurando numa lista de momentos brutais (seria ainda mais estupendo se fosse Dragon Ball Super no lugar com uma única ceninha pesadona). E com razão, pois temos aqui um dos escassíssimos momentos violentos da série que coloca Vegeta numa situação pra lá de dolorosa. Na luta contra Li-Shenlong, Vegeta intenciona ataca-lo por trás, mas o dragão de uma estrela estica seus chifres nas costas e um deles perfura o ombro esquerdo do Príncipe dos Saiyajins que é eletrocutado em seguida pelos poderes do vilão, o que inseriu certa tensão dada à reação de agonia de Vegeta. 


*As imagens acima são propriedades de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

                                     https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/dragon-ball-kai-sofre-censuras-no-japao/
                                     http://www.lulz.com.br/2012/10/dragon-ball-z-ensina-voce-brincar-de.html
                                     https://casadokame.blogspot.com/2013/08/top-7-mutilados-em-batalha-drago-ball-z.html
                                     https://aminoapps.com/c/otanix/page/item/freeza/pbx5_6ptpIeEown2N0pL7kzBz8ePE0LWp
                                     https://dragonball.fandom.com/pt-br/wiki/A_auto-destrui%C3%A7%C3%A3o_de_Freeza
                                     https://www.forocoches.com/foro/showthread.php?t=5151427&page=42
                                     https://www.kamisama.com.br/censuradbzbrglobo.htm

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X