Eu tomei um strike!


Aconteceu uma situação meio desagradável, porém inédita comigo, semana passada, mais precisamente na sexta-feira, 14, dia em que foi publicado o capítulo 56 de Frank - O Caçador, intitulado "O Inferno São Os Outros". A plataforma pela qual eu sirvo há 7 anos, pela primeira vez nesta indústria vital, removeu o capítulo após uma suposta denúncia de conteúdo que "infringe" as diretrizes da comunidade, ou seja, provavelmente um gasparzinho do mal teve o ímpeto de clicar no botão "Denunciar abuso" contra esse capítulo em específico apenas porque sim ou isso partiu da própria plataforma, não sei bem ao certo (mas como isso nunca ocorreu antes, minha aposta é a primeira opção). Segundo a mensagem do Blogger após a remoção, o conteúdo violou a política de malwares e vírus. Depois que se deu conta do absurdo, restauraram o post ao fazerem uma reavaliação. O que havia de indicação à vírus e conteúdos maliciosos ali? Absolutamente NADA, bosta nenhuma! Se tiver sido por meio de uma denúncia, essa pessoa agiu de pura má-fé! Mas parabéns por terem revisado. 

Porém, minha confiança pela plataforma declinou feio! Frank - O Caçador é uma história com elementos de terror, horror e fantasia sombria (de classificação +14 pra ser exato), o que confere liberdade para utilizar temáticas consideradas pesadas, inclusive fazer citações às mesmas quando não são a pauta da narrativa. Liberdade essa que vocês aí nos bastidores nunca (NUNCA!) restringiram, tanto é que permitem conteúdos para maiores de 18 anos! Já postei coisa muito mais pesada num passado um pouco recente, foi uma edição de Nem Tudo É O Que Parece voltada para um público acima da maioridade com aviso inserido e tudo. O fato de terem restabelecido a postagem não muda a percepção temerosa que eu formei do poder de controle da plataforma sobre os conteúdos. OK, alguém denuncia, mesmo da forma mais descabida possível, vocês pegam e revisam para julgar se aquele conteúdo é ou não publicável. Mas como não sei se o conteúdo foi denunciado ou se a plataforma julgou inadequado, não vou acusar precipitadamente, prefiro me ater à especulação. Fizeram o trabalho que compete a vocês e tiveram o bom senso de reconsiderar. Só que como eu disse: a confiança sofreu um abalo. 

Será que voltar atrás não conta mais como um strike já que, pelo que entendi, um determinado número de denúncias ou de remoções pode fazer meu blog ser deletado? Tô dando esse puxão de orelha mesmo porque retirar um conteúdo, logo um capítulo aleatório de uma história que eu escrevo desde 2016, que não possui nenhuma inadequação que venha a ofender a moral ou a diretriz da plataforma não faz nenhum sentido. O que me espantou foram justamente duas coisas: é uma situação sem precedentes e atingiu uma postagem que não fere em nada a política supracitada. O que me coloca em alerta: Se alguém denunciou, essa alma sebosa vai seguir denunciando posts - seja da série do Frank ou quaisquer histórias que abordem temáticas relacionadas ao terror - a torto e a direito pra ferrar com a minha produção de conteúdo? É algo a se pensar, a ser levado em conta. E eu não vou ficar de braços cruzados, acuado, sem saber o que postar da próxima vez ou se uma hora essa atitude censuradora (seja de quem for, de quem denuncia ou do próprio Blogger) vier a me afetar novamente. 

Eu toco esse barco aqui desde 2014, apesar da escassez vergonhosa de comentários, impopularidade e sem ganhar um centavo (as visualizações ainda seguram meu entusiasmo pra produzir, ainda que o contador de views não seja lá dos mais confiáveis). É um trabalho simplesmente feito com amor, dedicação, literalmente um hobby no qual invisto um precioso tempo redigindo meus textos, sejam eles ficcionais ou não, que carregam muitas das minhas preferências de cultura pop (o terror e suas vertentes está inserido nesse conjunto) sendo eu um consumidor ativo e voraz desse entretenimento. Se eu vou deixar um cenário desfavorável desses fragilizar minha permanência como usuário (tanto do Blogger quanto do Gmail), se eu vou entregar os pontos de bandeja, não vou mesmo. Se vier a acontecer de novo, deixa que eu mesmo cuido de mandar essa bagaça aqui pro limbo, porque paciência e boa vontade tem limite. Mas não é o esgotamento da paciência com toda essa merda que vai reduzir minha persistência em conseguir um mínimo de reconhecimento nessa internet, por mais árdua que a jornada possa ser. Tenho plena consciência de que não fiz/faço nada de errado. E vou até o fim. Com ou sem esse blog. 

AT: Na página da política de conteúdo tem dizendo o seguinte (não tinha lido antes): "Contamos com os leitores dos blogs para denunciar conteúdo que não siga as diretrizes da comunidade do Blogger. Se você encontrar uma postagem e achar que ela viola as diretrizes da comunidade, acesse o link "Denunciar" no painel de navegação da maioria dos blogs para denunciá-la." E ACHAR que viola as diretrizes? É sério isso, Blogger? Isso é basicamente dar carta branca pra qualquer calhorda mal-intencionado vir denunciar meu conteúdo sem nenhuma razão a não ser vontade de prejudicar alguém. Complicado hein... 

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://geeksinaction.com.br/index.php/2017/11/26/dragon-ball-super-sera-que-zeno-sama-apagara-dois-universos-ao-mesmo-tempo/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

15 desenhos que foram esquecidos

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X