5 vezes em que Dragon Ball poderia ter acabado

A obra de maior prestígio de titio Akira se estendeu em virtude do sucesso gigantesco do mangá e do anime clássicos (um fato evidente ao extremo, mas isto aqui é uma introdução e às vezes se faz necessário dizer o que todos já sabem de cor e salteado). Porém, em meio à tal extensão de ideias (e consequente expansão da lore), houveram certos momentos em que a série basicamente pedia por uma finalização e nisso quero me referir aos finais não-definitivos de algumas sagas, os quais poderiam encerrar a cronologia da obra dignamente. Uma saga termina de maneira emocionante, mas há um ponto aqui e acolá que indicam brechas aproveitáveis de continuação, mas que não necessariamente requerem desenvolvimento porque se inventar demais é arriscado causar um tremendo estrago. Saga vai, saga vem, Dragon Ball já apresentou indícios de pontos finais sem o serem de fato. A pergunta de um milhão é: Quando a série deveria ter tido a sua conclusão absoluta? 

1 - Na saga de Piccolo Jr. (23º Torneio de Artes Marciais)?

Começando com dos desfechos que mais possui um clima de "felizes para sempre". Nos desdobramentos finais do Dragon Ball Clássico, Goku derrotou Piccolo ao final do torneio (em meio ao que sobrou do cenário do evento) e ainda recebe uma proposta de Kami-Sama para tornar-se uma divindade, mas ele rejeita tamanha responsabilidade. Por fim, temos a festa de casamento com Chichi (que estranhamente não contou com as presenças de Kuririn, Bulma, Yamcha, Mestre Kame, Pual, Oolong e Launch). Bem no finalzinho, a vovó Uranai vislumbra o futuro na sua bola de cristal, mas ela toma a frente (como se alguém estivesse vendo x_x) deixando um suspense no ar (será que ela acabou assistindo Goku e ChiChi molhando o biscoito?). Goku havia conquistado um ótimo condicionamento de artista marcial, acho que já superando e muito o Mestre Kame (acho não, certeza), dada sua evolução no treinamento na Plataforma Celeste. Piccolo era a reencarnação de um monstro que era o próprio mal encarnado e se tornou à altura do seu pai ao menos conseguindo sair vivo de uma luta contra aquele que o matou. Era aqui mesmo que titio Akira gostaria de encerrar a história. Mas aí veio a nossa amada fase Z... 

2 - Ou na saga de Freeza?

Bem, neste caso, no que se refere à final definitivo não há exatamente uma atmosfera que indique com mais força ser nesta saga onde o autor quis finalizar tudo. É um negócio meio ambíguo, melhor dizendo. Ao mesmo tempo em que a saga do Imperador do Mal apresentava-se como um arco de fechamento para a trama envolvendo os saiyajins (a primeira saga da fase Z onde Raditz, Nappa e Vegeta forma os antagonistas principais não passa de uma introdução) promovendo um aspecto de limite - especialmente pelo Lendário Super Saiyajin, o maior pesadelo de Freeza - , a saga também deixava pontas soltas como o destino de Goku após a explosão do planeta Namekusei. Teria sido um bom final, se fosse pra acabar mesmo, com Goku se teletransportando para a Terra, pegando seus amigos de surpresa, após aprender a técnica com os Yadratjins sem necessidade de viajar pelo espaço na mesma nave em que partiu ao escapar do cataclisma em Namekusei. Com tanta coisa boa que veio a seguir, é difícil pensar na derrota de Freeza como aquele que seria o final perfeito da série, ainda que sendo um final de saga, aliado aos elementos do plot, que demonstrava muito bem casar com um desenlace total. 

3 - Ou na saga de Cell?

Surgiu então a saga do bio-androide que introduziu o querido Mirai Trunks, um dos melhores e mais bem desenvolvidos personagens da franquia. No auge do clímax, no qual está inserido o maior ponto de virada da saga (estou falando do retorno de Cell que se regenerou após sua autodestruição), o encargo de derrotar o vilão continua nas mãos de Gohan que com a ajuda de seu pai (direto do além depois que se sacrificou ao teletransportar Cell ao planeta do Sr. Kaioh segundos antes do monstro explodir) dispara um poderoso kamehameha usando apenas o seu braço direito (já que o esquerdo havia sido gravemente ferido). Com a vitória sobre Cell, é aí que os guerreiros Z aprontam as esferas do dragão para pedir à Shenlong que ressuscite Goku, mas, como sabemos, ele recusa em virtude de seguir treinando no Outro Mundo no seu afã de lutar com caras fortes de outros quadrantes universais, além de destacar que os inimigos anteriores só vieram tocar o terror por conta de sua existência e por isso passa o bastão para Gohan. Seria legal se pusessem a cena da passagem temporal de sete anos com Gohan já com 18 anos saindo de casa para ir ao colégio na nuvem voadora no mesmo episódio. O clima de fechamento dessa saga pende mais para a continuidade não-obrigatória pelo legado de Goku. Mas titio Akira resolveu prosseguir a partir do ponto em que vimos o Gohan estudante aparecer...

4 - Talvez na saga Boo? 

No mesmo esquema de "inimigo mais poderoso e mais malvado", DBZ encontrou o que mais aparentava ser seu limite narrativo. Majin Boo agia como uma entidade destrutiva e ameaçadora para toda a vida no universo. O que poderia se mostrar tão aterrorizante quanto ou pior? A escala a que tudo chegou apontava para que o desfecho tivesse seus ares de conclusão e despedida. A cena de Goku interrompendo sua luta com Uub em pleno torneio de artes marciais, 10 anos após Kid Boo ser destruído (e reencarnar como o supracitado menino prodígio), pedindo para o garoto ir com ele ser treinado mostra a transformação de Goku num sensei diante de um aprendiz com muito potencial. Enxergo esse como o final que verdadeiramente escancara a maneira ideal de encerrar a obra. Pra mim é crível que pra muitos fãs é aí que tudo termina. 

5 - Ou talvez em Dragon Ball Super?

Depois do término do frenético Torneio do Poder, tudo se restaura ao seu normal. Goku e Vegeta ainda tentam uma revanche para medir suas forças (Goku já não sabia mais como acessar o Instinto Superior questionado por Vegeta nesse momento) e antes mesmo que eles recomecem a lutar... o anime "acaba". É bem sabido que a história prosseguiu no mangá trazendo vilões como Moro e agora esse tal de Granola (ainda não voltei a ficar em dia com o mangá =P). Já no audiovisual, tivemos o filme da repaginação do Broly que acontece posteriormente à saga da Sobrevivência do Universo. Mas, a meu ver, caso optassem por encerrar tudo ali mesmo eu até que me daria por satisfeito. Vejam bem: Podem inventar quantos inimigos poderosos e "insuperáveis" quiserem, mas acredito que nada irá se comparar à grandeza da ameaça que pairou sobre esse torneio entre universos. O que pode ser pior do que uma divindade primordial apagando universos e seus habitantes da existência? Essa questão de dimensão dos poderes também se aplica a Goku e Vegeta. Mas, conforme eu disse na review do Torneio do Poder, Dragon Ball desconhece limites (e sempre tem chance de nos surpreender, para o bem ou para o mal). 

Será que eu me esqueci de alguma coisa? Hum... Deixa eu pensar... Não, já terminei o que tinha pra dizer.

Veja também: 

Os 10 melhores memes de Dragon Ball

Os 10 piores vilões de Dragon Ball 

10 maiores esporros do Vegeta

*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagens retiradas de: [1] [2] [3] [4] [5] [6] 

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Samurai X

Mais 15 desenhos que foram esquecidos

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

15 desenhos que foram esquecidos