Crítica - X-Men 2


Sequência gloriosa.

Crítica originalmente escrita em 06/11/2018. 

Se existe algo que verdadeiramente ameniza a frustração de ver uma franquia ser manchada pela maldição do terceiro filme é nela estar incluso um irmão do meio vigoroso e com excelentes pontos que são incomparáveis aos demais e impossibilita rebaixa-lo em determinadas competências. Esses pontos se encontram largamente à frente. Uma promissora linha do tempo fílmica cujo segundo capítulo obtém mais prestígio por justa causa. Se foi empenho maximizado ou golpe de sorte, pouco importa. Afinal, temos o melhor longa dos filhos do átomo até agora produzido.

Aquele que capta cada uma das particularidades de seus bem variados personagens, veteranos e novatos, sem medo algum de cometer deslizes porque sabe-se da confiança no material de enredo a ser trabalhado. A história beneficia o destaque de Wolverine ampliadamente pois traz à tona um pedaço do seu passado semi-imemorial (a aplicação do adamantium no seus ossos no programa Arma X) na forma de William Stryker, o grande antagonista desta fabulosa segunda aventura dos mutantes e que põe em cheque o futuro de qualquer homo superior espalhado pelo mundo, consequentemente obrigando os heróis a unirem forças com Magneto. O plano engenhoso de Stryker já oferece uma boa noção básica da eficiência que o roteiro assumiu para melhor construir as tramas com um cerne mais amplo (o que de nada adiantaria se a execução falhasse de ponta à ponta, coisa que para a felicidade do público isso não ocorreu) auxiliando os pilares que performam a condução. Há uma agradável segurança não vista no antecessor, o que também é visível nas ótimas sequências de ação entremeadas no seguimento. Da memorável e eletrizante cena inicial com Noturno invadindo a Casa Branca (sua inserção se fez vital à trama impedindo que fosse considerada meio tardia) até o momento do sacrifício doloroso de Jean Grey que abala toda a equipe (especialmente Wolverine e Scott/Ciclope que tiveram um raro instante de camaradagem ao lamentarem a morte da crush). A pouca disposição para explorar mutantes até então recém-introduzidos na escola de Xavier se torna um contra bastante incômodo pra não dizer frustrante, o que faz qualquer um ficar ávido por mais tempo de tela de Colossus e Kitty Pride (dois exemplos fundamentais dessas efêmeras participações).

No mais, a direção firme é a grande cartada que se prossegue como um belo tracejo da boa cinematografia da qual um filme dos mutantes realmente é digno.

Considerações finais:

X-Men 2 é meio díspar do primeiro longa em diversos aspectos em positividade, fazendo parecer nem ser do mesmo cara que assumiu a cadeira de direção para realizar o sonho de inúmeros fãs. Definitivamente, no meu ver, é o filme que melhor se aproximou das profundas questões circundantes aos mutantes traçando um horizonte animador, além do caráter de isolamento que favorece e muito considerando o quão importante é o arco das HQs que referencia na sua premissa.

PS1: Se tivéssemos a precognição pra se antecipar às pataquadas futuras a gente se contentaria com uma bilogia. Falo assim por acreditar que os adoradores dessa preciosidade são numerosos.

PS2: A cena da invasão à Casa Branca é uma aula estupenda de ação bem coreografada, mas sou muito apaixonado pelo momento em que Pyro mete fogo pra cima dos policiais. Dos mutantes que surgem no filme, ele é foi um dos poucos a ter um espaço mais aberto para brilhar (ficando atrás da Yurika e suas unhas de fazer inveja à Alcione =P).

PS3: Outra cena inesquecível, maravilinda e maravitop é Magneto saindo da prisão. Que ícone!

PS4: Confesso que Noturno com ares religiosos causou um estranhamento de minha parte, contudo também não esperava uma interpretação similar à retratação do personagem no desenho X-Men Evolution por aparentar ser um homem ligeiramente mais velho que a maioria dos alunos de Xavier.

PS5: Ainda sobre o Noturno, dá ânsia de ver mais da sua interação com a Mística (que o esnobou friamente no acampamento pra ir seduzir o Logan - se minha memória estiver correta essa é a ordem dos eventos).

PS6: Mandar a real aqui: Mística da Rebecca Romijn >>>>>>>> Abismo Infinito >>>>>>> Mística da Jennifer Lawrence.

NOTA: 9,0 - ÓTIMO 

Veria de novo? Com certeza. 

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/filmes/2016/10/x-men-2-ganha-trailer-com-mesmo-estilo-melancolico-de-logan

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X