Crítica de Dragon Ball Super: Broly pela Folha de S. Paulo é um atestado de ignorância


Dragon Ball Super: Broly estreou ontem nas salas de cinema brasileiras para a euforia de todos os fãs e certamente que muitas reviews de diversos sites da cultura pop estão saindo. Até onde eu sei a recepção do filme está sendo fragorosa tamanha foi a expectativa da fanbase alimentada ao longo de 2018 até esse início de ano. Mas um renomado veículo de imprensa "especializada" resolveu dar o seu pitaco, aproveitando que o filme tá bombando na sua estreia, e colocaram um "crítico" que deve se encaixar no perfil daquelas pessoas que acordam e pensam "que lindo dia para passar vergonha".

A pessoa "crítica" do jornal Folha de SP destacou algumas questões a respeito do novo filme e como elas impactam naqueles que desconhecem a obra no geral. Ele/Ela (não sei quem escreveu essa baboseira e não li a "crítica" na íntegra, fiquei sabendo via Kami Sama Explorer que postou um print focando no ponto mais irritante) só se esquece ou não faz a mínima ideia que Dragon Ball aqui no Brasil angariou durante anos uma base sólida de fãs vastamente numerosa a ponto de locais públicos cederem espaço para exibição de um episódio movida a uma divulgação e empolgação tal qual final de Copa do Mundo. O público majoritário que vai ao cinema apreciar o filme é obviamente composto de fãs, veteranos ou relativamente novatos, e a parcela que boiou com as explicações dadas no filme podem simplesmente se informar quanto ao passado da obra e conferir os produtos precedentes. A ordem dos fatores não altera o resultado!


A pior parte é querer desqualificar o filme com base no que o público leigo sente em relação ao mesmo. Desde qual era perdida da humanidade uma minoria de espectadores que comparece ao cinema (provavelmente junto a outras pessoas mais versadas no universo da franquia) pra assistir a um filme do qual não conhecem os aspectos básicos que geram dúvidas vira critério para descredibiliza-lo? Num exemplo didático, é como você assistir ao Exterminador do Futuro 2 sem antes ter visto o primeiro filme e um cara chato chegar pra você e falar: "Não, isso tá errado, começar pela continuação só vai te confundir". Tem gente que inicia a leitura de um livro pelo final (acredite, essas pessoas existem). Supondo a partir dessa lógica disfuncional da "crítica", quer dizer que um espectador vai ficar confuso e sem entender nada porque assistiu um produto aleatório de uma obra conhecidamente abrangente em histórias e mídias e isso por si só define a qualidade desse produto? Meu Kami-Sama do céu, que opinião mais sem sentido! E as dúvidas excruciantes citadas são respondidas no filme! E não prejudica em nada você conhecer algo pelo meio ou no final, não existe uma ordem natural fixa e inquebrável ditando que deve começar a ver pelo início de tudo. As pessoas tem cérebro pra unir as peças.

Eu comecei a ver Cavaleiros do Zodíaco no final do arco das 12 casas. Eu comecei a ver Dragon Ball Z pela saga do Majin Boo. E o Exterminador do Futuro pelo 2. Ficam vários pontos de interrogação? Sim! Mas pelo lado bom isso instiga a descobrir os antecedentes. Não há problema algum nisso. Nem meu TOC agudo desestimulou a seguir fora da ordem.

Resumo da ópera: Espectadores leigos que começam a consumir Dragon Ball a partir desse filme é um grande problema... do próprio filme. Meus parabéns a quem escreveu essa maravilha de análise digna de premiar com um troféu Imbecilidade de Imprensa. Framboesa de ouro pra essa "crítica".

*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: https://br.ign.com/dragon-ball-super-broly/69696/review/review-dragon-ball-super-broly
                                     https://pt-br.facebook.com/KamiSamaExplorer/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X