Crítica - Elektra


Potencial desperdiçado ao limite.

AVISO: A crítica abaixo contém SPOILERS. 

É um daqueles filmes que nos forçamos a assistir por curiosidade mórbida. Não vou racionalizar a decisão de produzir um filme da mesma Elektra inserida no mal-recebido longa do Demolidor e que não apresentou uma caracterização que respeitasse sua contraparte nos quadrinhos - isso somado à atuação de Jennifer Garner, que neste spin-off mostra-se muito mais seca e relativamente insalubre. Não dá para entender quem em sanidade perfeita insistiria nesse universo malfadado. A assassina profissional é mais uma personagem que conheci graças à antiga (e muito saudosa) promoção dos montáveis Marvel da Elma Chips e decerto nunca tive interesse na sua mitologia. De repente, a Viúva Negra é bem mais atraente.

A história é uma fina superfície onde a riqueza narrativa fica suprimida e muito do que seria essencial a mostrar acabou relegado a essa finura superficial. As cenas mais calmas dão preguiça (Elektra na sua casa próxima ao lago conversando com Abby, por exemplo) e os diálogos contribuem para tal sensação, cansando o espectador mais do que o engajando a avançar no conhecimento da trama. De nada vale um roteiro de construção tão óbvia (Elektra tinha morrido, foi ressuscitada, faz treinamento, foi mandada embora por descontrole da fúria vingativa - a morte dos pais -, exilou-se numa casa do lago, é contratada para matar um pai solteiro e sua filha, aproxima-se dos dois, fica amiga da garota, apaixona-se pelo cara, sente compaixão não tendo coragem pra puxar o gatilho, a organização Tentáculo se mobiliza pra castigar sua mercenária pela incompetência, Elektra tenta salvar seus ex-alvos não tendo nem um dia de sossego, a garota revela possuir algo que os vilões querem, o último refúgio é a mansão onde Elektra viveu sua infância antes da morte dos pais, luta contra os vilões, a proteção da garota é a maior prioridade, Elektra derrota o vilão principal - Kirigi - e parte deixando a garota e seu pai finalmente em paz) se nenhuma particularidade da mitologia é aprofundada. Profundidade restrita ao psicológico de Elektra.

O contraste de luz e sombra em determinadas cenas e close-ups incomoda um tantinho, alguns exageros nesse ponto foram desnecessários e realçaram demasiadamente a vibração de cores. Nunca vemos a desenvoltura máxima da personagem-título, algo que podemos culpabilizar a escassez de lutas durante o longa e nem ao menos o embate final contra Kirigi deixa um rastro de emoção. Mas é perceptível a transição de Elektra de tal forma que sua jornada pessoal se coloca num grau de importância equiparado ao da salvação de Abby (e seu cordão mágico que o roteiro não explica merda nenhuma). Uma transformação/conversão pouco justiçada em somente 96 minutos, mas é o que rendeu, infelizmente. Para fins de grande apreciação, sobra o traje escarlate de Elektra, fiel ao original, mesmo que tendo aparições reservadas a uma brevidade do início do primeiro ato e ao longo de todo o terceiro e a peça é uma identidade visual amenizadora do estrago. 

Considerações finais:

Elektra teve seu lançamento ocorrido numa época ainda de incertezas quanto a filmes derivados de personagens de histórias em quadrinhos, especialmente de heroínas da nona arte e o primeiro exemplar desgraçado havia sido o filme da Mulher-Gato no ano anterior à esse (que não cometeu tanta presepada). Não mais do que um passo em falso, seja como spin-off de um filme fracassado ou como tentativa de emplacar uma heroína para gerar um limiar promissor.

PS1: Typhoid, dos quatro, é a minha favorita. Pena que todos tiveram um desenvolvimento bem meh.

PS2: Elektra, coitada, carregando três fardos imensos: Seu passado, uma adolescente chata e esse filme.

PS3: Cortaram uma cena do Matt Murdock. Seria um pós-créditos? Ah não, esse "pioneirismo" viria 3 anos depois.

NOTA: 6,0 - REGULAR

Veria de novo? Provavelmente não. 

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/listas/2017/03/os-10-filmes-de-super-herois-menos-rentaveis-de-todos-os-tempos

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X