Crítica - Quarteto Fantástico (2015)


Quarteto sem alma.

AVISO: A crítica abaixo contém SPOILERS. 

Hoje em dia temos uma facilidade maior em acompanharmos o processo de produção de um filme através de notícias que são pipocadas a todo momento na internet seja em imagens ou vídeos de bastidores e até mesmo trechos de entrevistas dadas por atores, roteiristas e diretores. O reboot (que ninguém pediu) de Quarteto Fantástico distribuído pela Fox, numa nova tentativa persistente feito cachorro querendo manter o osso na boca, não teve lá das mais harmoniosas fases de produção, acabando por ser um filme problemático fora e dentro dos bastidores. O próprio diretor renega essa fracassada investida do estúdio com intenção de provar alguma relevância no seu engajamento em relação à filmes de super-heróis fazendo um uso pouco eficiente do acervo que dispõe. Se confirmou o seguinte: os heróis estão em cárcere privado.

Isso felizmente foi resolvido graças à concretização da compra da Fox pela Disney cuja parte mais lucrativa do conglomerado tem proficiência de sobra para dar polimentos e texturas melhores à equipe aliado à disposição de fidelidade que o público não duvida dela ser capaz de reproduzir cuidadosamente. Eu enrolei mais do que de costume porque sinceramente o filme entrega um conjunto praticamente vazio pra discorrer sobre algum aspecto. Baseado no selo Marvel Ultimate nas histórias dedicadas à família super-heroica, o longa, a princípio, veio com a árdua missão de apresentar uma roupagem que se distanciasse do tom comédia + ação da franquia anterior comandada por Tim Story (que não tinha um relacionamento profissional tão amigável assim com a Jessica Alba, ex-intérprete da Mulher-Invisível - se não acredita, joga aí no Google "quarteto fantástico lágrimas na pós-produção" e seja feliz). Não vou nem reclamar da atmosfera relativamente sombria a qual a paleta de cores está ajustada já que adultos jovens explorando uma outra dimensão e dramaticamente saem de lá com mutações que os fazem sofrer de início não é exatamente o plot mais leve desse mundo.

Pelo menos, nos filmes anteriores o tratamento de adaptação dos personagens às suas respectivas condições esbanjava conduções mais interessantes num sentido de impor mais curiosidade ao espectador sobre o êxito deles nessa jornada de superação e renovação de vida. Não posso descartar comparações, me desculpe. Afinal de contas, é um reboot que demorou um intervalo de somente 10 anos para sair do papel. As fuças de Chris Evans, Michael Chiklis, Ioan Gruffund e Jessica Alba continuam frescas na memória dos fãs, entre aqueles que tem carinho sobre a bilogia e os que desprezam querendo apagar de suas mentes mas não conseguem. E pra esse segundo grupo, motivos não faltam a respeito do longa de Josh Trank. e diante de tantos deslizes grotescos se faz justo. O entrosamento do grupo é absurdamente desprovido de carisma e emoção. Parecem mais uma equipe de feira cultural escolar entre colegas que mal interagiam na classe e passaram a trabalhar juntos forçosamente. O mínimo aceitável (com muito esforço) de uma aproximação que deixa a impressão de um vínculo criado se vê com Reed Richards (Miles Teller) e Sue Storm (Kate Mara), duas figuras igualmente insossas que dão sono e são ainda piores nas performances do clímax. O passeio pela dimensão até chega a prender a atenção, mas não deixo de implicar com o Victor Von Doom indo analisar a gosma radioativa fosforescente como se pensasse "eu sei que é perigoso e pode dar merda caso eu toque, mas tenho que pegar, porque quando eu era criança mamãe não deixava eu bulir nas coisas e agora foda-se, vou até lá, ninguém me segura!", o que foi de um roteirismo extremamente óbvio. Você está numa dimensão paralela desconhecida e simplesmente se deixa hipnotizar por uma gosma verde luminosa pela sua sede de poder inerente e ambições que ela te desperta? Ah, por favor! Nem a mente mais doentia e psicopata seria burra de ficar atraída por uma coisa que mal conhece as propriedades e no fundo sabe que é perigoso.

O Dr. Destino se apaixonou pelo líquido porque assim quis o roteiro e pronto. Vou me poupar de tecer comentários sobre a caracterização, deixa pra lá. As motivações de Von Doom são as mais forçadas possíveis. O cara jura vingança por ter sido "deixado para morrer" naquela terra de ninguém quando a gosma erupcionou consumindo seu corpo e se continuasse segurando a corda ela ia se espalhar para os demais. Ou a gosma deixou a metade da psique dele que melhor atende ao interesse de um genuíno vilão. Em outras palavras, o lado mal permaneceu. Mas quem liga pra construção de antagonista, quando o importante mesmo é acelerar o gran finale pelo fato do enredo ter se arrastado quase inerte feito uma lesma. Von Doom não tem mais nada a perder e quer drenar toda a matéria sólida da Terra para um buraco negro que a converta em energia sobrecarregando o sistema do teletransportador inter-dimensional (Será que Reed Richards não é um mutante com superinteligência?). Mas o que é necessário para dar aquela estimulada nos heróis? Isso mesmo, uma morte! O pai de Sue e Johnny é sacrificado, uma decisão narrativa que parece querer transmitir dramaticidade. Não funcionou. Não é com sangue nos olhos e desejo intenso de acabar com a raça de Von Doom que eles ficarão interessantes. Mas na batalha final incrivelmente estão tranquilos. O mundo acabando e nenhum dos heróis tenta dar o seu máximo no trabalho compartilhado.

Preciso falar dos efeitos? Acho que rolaram tretas até na pós-produção, porque honestamente não existe serviço com resultado competente quando o azedume do clima recai no conteúdo. Triste.

Considerações finais:

A produção conturbada desse reboot que pensa se intitular Quarteto Fantástico nada mais foi que a principal reação que gerou tamanha problemática cinematográfica. O destino sensato ao longa poderia ter sido o cancelamento caso a ganância da Fox não fosse insistente para ter que empurrar algo que já não esboçava sinais de que faria sucesso (a escolha de um Johnny Storm negro é a menor das controvérsias). Consequentemente, tivemos um filme curto, desanimado e fraco de aspectos básicos. Um completo reflexo do que lamentavelmente ocorreu por trás das câmeras.

PS1: Quer ficar craque no poker? Assista esse filme.

PS2: Devem achar que o Coisa não precisa de calças da mesma forma que o Pato Donald também não.

PS3: Nota-se que o projeto nasceu morto a julgar pelas estéticas questionáveis. Os trajes são horrorosos e de uma matéria-prima tão escassa que faltou para o Coisa (não pegaram o espírito dele).

PS4: Bem desgostosa essa premissa deles serem capachos do governo e vistos como "armas". Meh!

PS5: Que desfecho foi esse? Emocionante demais ver o Sr. Fantástico prestes a nomear a equipe e a cena corta! Uau! Nunca vi isso em nenhum outro filme de herói na minha vida! Sequência já!

NOTA: 2,0 - RUIM

Veria de novo? Não. 

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagem retirada de: https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/filmes/2015/08/quarteto-fantastico-video-mostra-cenas-excluidas-da-versao-final


Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X