10 melhores cenas entre/pós-créditos dos filmes de super-heróis

Acredito que seja de amplo conhecimento que a Marvel não foi a pioneira no conceito das cenas pós-créditos no cinema (se você, ainda em pleno 2020, crê nisso, vá curar logo essa ignorância). Estes breves epílogos que por anos a fio desempenharam um papel fundamental para segurarem as bundas do público na cadeira e se popularizaram graças ao próprio Marvel Studios nos seus primórdios, desde então tornando-se, via de regra, essenciais para as conexões do seu universo expandido. Mas não é somente do estúdio de Kevin Feige que a lista se trata, embora, por óbvia razão, esteja majoritário (assim como as cenas pós-créditos sobre as que ocorrem no meio dos créditos - muitos tratam como se fossem a mesma coisa, mas obviamente que o conceito das pós-créditos tiveram um peso mais significativo). Confira abaixo as, na humilde opinião deste humilde fã, melhores cenas pós-créditos dos filmes de super-heróis: 

1 - Homem de Ferro


É inegável que a curtíssima cena pós-créditos do longa precursor do UCM abalou as estruturas emocionais dos fãs, deixando um gostinho pra ver a continuidade da mesma que é terminada exatamente quando o diretor da S.H.I.E.LD., Nick Fury, em seu encontro com Tony Stark na casa do playboy bilionário para revelar que ele é parte de um universo ainda maior (chegando a citar a fala "Eu sou o Homem de Ferro" num certo tom de ironia), menciona a iniciativa Vingadores pretendendo recruta-lo. Foi substancial para elevar antecipadamente o hype que 4 anos depois seria recompensado. 

2 - Deadpool


Quebrando a quarta parede como costumeiramente faz nas HQs (aparentemente uma habilidade natural do anti-herói), Deadpool na cena pós-créditos do seu primeiro longa, produzido pela Fox e lançado em 2016, manda o público ir para casa avisando que o filme acabou e não tem teaser da sequência por falta de dinheiro, porém o que parece ser o término da cena mostra-se uma pegadinha com o mercenário tagarela voltando para anunciar que Cable estará no próximo filme. Hilária do início ao fim, sobretudo dublada na voz do Dean Winchester (eu sei que o nome do dublador BR é Reginaldo Primo =P). 

3 - Deadpool 2


A cena entre os créditos da sequência lançada em 2018 teve a missão de superar os níveis de acidez e comédia da anterior... e conseguiu com maestria. Míssil Adolescente Megassônico (isso é codinome que se dê?) e sua namorada, Yukio, estão consertando o dispositivo de viagem temporal de Cable para que Wade Wilson utilize. Os dois grandes destaques indiscutivelmente vão para os momentos em que ele assassina sua contraparte defeituosa, metendo bala na maior impiedade e na frente de Wolverine ao viajar para a realidade do filme solo (ou quase solo) do mutante e por fim quando dispara uma bala na cabeça de ninguém menos que Ryan Reynolds (!) após o mesmo aceitar o papel de Hal Jordan naquele filmeco que deixou os fãs verdes de raiva. Quem detestou ambos os filmes deve ter se sentido mais que  recompensado. 

4 - Wolverine Imortal


A segunda aventura solo de Wolverine, ambientada na Terra do Sol Nascente, pode não ter gerado atrativos que enchessem os fãs de alegria (embora devo admitir que aquela luta em cima do trem bala é ação pra não botar defeito), mas contou com uma cena pós-créditos que se enlaça com a trama do filme seguinte na cronologia do X-Verse da Fox, no caso X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Quando está no aeroporto, Logan é surpreendido por Magneto que reaparece para avisa-lo de uma prenunciada ameaça aos mutantes (o projeto Sentinela capitaneado por Bolivar Trask) e logo em seguida ressurge o professor Xavier, deixando Logan confuso, ao mesmo tempo que o mundo ao redor dele parece ter congelado (cortesia do professor, claro). Toda a atmosfera de suspense da cena é um bom preparativo para criar expectativas ao então novo filme dos mutantes, coisa que qualquer cena pós-créditos que se julgue como tal tem o dever de fazer que é estimular ansiedade no público quanto ao próximo lançamento e nisso a cena em questão tira de letra, independente de Dias de um Futuro Esquecido ter decepcionado a alguns fãs. 

5 - Capitão América 2: O Soldado Invernal


Nesta cena entre os créditos do segundo longa do bandeiroso, o Barão Strucker está num laboratório da Hidra e o vilão contempla o cetro de Loki, o invólucro da joia da mente usada para experiências com humanos das quais duas cobaias apresentaram resultados satisfatórios. Os irmãos Wanda e Pietro Maximoff, Mercúrio e Feiticeira Escarlate, são apresentados pela primeira vez em suas respectivas celas demonstrando seus poderes (com destaque à Wanda manipulando cubos com telecinesia), realizando uma ótima preparação de terreno para Vingadores: Era de Ultron. 

6 - Lanterna Verde


Após a estreia do filme nos EUA, a cena pós-créditos vazou nas interwebs mostrando a promessa de um Sinestro entregando-se de corpo e alma para o lado negro da força... digo, amarelo. O patrulheiro intergalático trai sua integridade e o juramento que fizera como Lanterna Verde para colocar o anel amarelo em substituição ao verde e portanto seu uniforme é energizado pelo poder do medo (que faz propagar medo, não sentir) que o objeto representa. Sendo uma das poucas coisas (senão a única) que trouxeram alguma satisfação aos fãs mostrando a corrupção de um personagem clássico da mitologia do herói, a cena ironicamente dá um gancho perfeito dentro de um filme que foi um porre de adaptação. 

7  - Homem-Aranha: De Volta ao Lar


Pregando uma peça em quem esperou subirem todos os créditos do primeiro filme do amigão da vizinhança no universo expandido, a Marvel resolveu colocar o Capitão América para emitir uma palavrinha de conscientização sobre a paciência na forma de uma ótima piada sarcástica. Não tem como reclamar de ter se sentido tapeado. 

8 - Homem-Aranha  no Aranhaverso


Se isto aqui fosse um ranking, a cena pós-créditos de um melhores filmes de animação de super-heróis (tem quem diga ser o melhor filme do personagem e nisso já me ponho a discordar) figuraria o segundo lugar, só perdendo para a cena pós-créditos de Homem de Ferro. Para a alegria de todos, Miguel O'Hara, o Homem-Aranha do ano 2099, finalmente deu o ar da graça recebendo um dispositivo que o permite passear pelo multiverso, saltando de mundo em mundo. O momento da apresentação no início é rapidamente prevalecido na parte seguinte onde Miguel transporta-se para a Terra 67, o universo da primeira série animada do Homem-Aranha, fazendo uma referência sensacional cena em que o herói se depara com uma duplicata sua e ambos apontam os dedos um para o outro (que por sinal virou um meme de sucesso). Daí começa uma engraçada guerra de apontamentos de dedos e troca de insultos presenciada por um policial e John Jonah Jameson. 

9 - Os Vingadores


A Marvel perdeu a chance de inverter esta cena com a do rango dos vingadores comendo a gororoba lá que o Stark indicou, ou seja, ela poderia muito bem ser a pós-créditos de fato em virtude do impacto que causa ao exibir um vislumbre de Thanos pela primeira vez. Na cena, o lacaio que entregou o cetro nas mãos de Loki para comandar a invasão dos Chitauri avisa ao titã louco sobre o nível de periculosidade dos vingadores. Foi só mencionar a palavra "morte" que o vilão levantou-se e deu aquela olhadinha para trás com um sorriso sacana. O visual de Thanos na cena pode até divergir da versão definitiva interpretada por Josh Brolin, mas não apaga o quanto ela ajudou a levantar expectativas para a Guerra Infinita. 

10 - Liga da Justiça


O polêmico corte do filme (que não achei essa catástrofe toda - apesar do Superman e sua boca que parece querer pular fora do rosto, criar pernas e sair correndo) da maior superequipe da DC que foi para os cinemas ao menos trouxe uma cena pós-créditos decente para oferecer uma prévia de uma investida ambiciosa de Lex Luthor numa sequência que por enquanto segue no ápice da incerteza. A cena apresenta o Exterminador do Universo Expandido DC para tratar de negócios com o Luthor (numa performance mais palatável de Jesse Eisenberg) que firma uma aliança sugerindo fundarem uma liga só deles. 

*As imagens acima são propriedades de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

                                     http://www.tropadercy.com.br/2018/03/cenas-pos-creditos-dos-filmes-do-x-men.html
                                     https://www.youtube.com/watch?v=YRwXHdDFihI
                                     https://www.einerd.com.br/liga-da-justica-exterminador-pos-creditos/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Another

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Bob Esponja