6 momentos em que Patrick não se mostra tão idiota quanto é
Patrick Estrela é notadamente um dos personagens mais abobados dos desenhos animados, com seu jeito de se portar um tanto acéfalo e também por vezes meio irritante quando está ao lado de Bob Esponja nas suas peripécias para arruinar o sossego do Lula Molusco que não bastasse o azar de ser vizinho da esponjinha serelepe e sempre feliz ainda tem que dividir área de moradia com esse mala. Mas talvez Patrick não seja exatamente esse personagem tão imbecil no comportamento, ao menos não o tempo inteiro. Já até teorizei que ele experimenta umas drogas bem pesadas do fundo do mar pra justificar o Q.I baixo e até acho que ele meio que contagia Bob Esponja agindo feito um idiota bobão que tá pouco ligando pra quem reclama - ou oferece o bagulho louco pro amigo. Portanto, separei cinco ocasiões em que a estrela-do-mar mais preguiçosa da Fenda do Biquíni (e existe alguma outra habitando por lá?) teve uns instantes de esperteza (e maldade, inclusive) bem curiosos que podem evidenciar a sua não tão inferior capacidade de intelecto:
1 - O Dia do Contra
Nesse episódio - que não parei pra dar uma re-assistida por motivos de maior importância - Bob celebra o dia especial em que tudo deve ser feito pelo inverso do que é habitualmente, convencido por Lula Molusco como forma deste se livrar da perturbação que o vizinho sempre lhe causa. Quando Bob vai contar à Patrick para ele seguir no embalo, ele simplesmente toma uma atitude exagerada para representar esse dia. Patrick começa a prender a respiração até ficar roxo, logo deixando claro ter entrado na brincadeira - de um jeito suicida -, para o desespero de Bob, porque obviamente o contrário de estar vivo é estar morto. Nesse caso ele não foi nada retardado como de costume, foi muito é esperto, porque demonstrou o nível máximo da brincadeira (bem estraga-prazer da parte dele, concorda?).
2 - Frankenrabisco
Numa determinada cena em que Bob e Patrick estão observando o desenho vivo na busca de recuperar o lápis mágico que deu vida à ele, a estrela-do-mar destila seu ódio pela caricatura, mas julgando a aparência de Bob Esponja já que o desenho foi basicamente um auto-retrato. Então o Patrick faz descrições, apontando os "defeitos físicos" da criatura sem perceber que estava ofendendo o amigo. Ou será que foi só uma zueira proposital mesmo? Alguém burro, parvo e idiota, como o Patrick é normalmente retratado, não faria isso, no meu ver. E no final do episódio, Patrick olha uma foto de Bob Esponja na parede comparando ali o seu amigo com o Franken ao dizer que ele ainda lhe parecia assustador.
3 - O Homem-Sereia e o Mexilhãozinho 3
A dupla é incumbida de tomar conta da caverna dos heróis enquanto eles dão uma saída (pra fazer o quê, mal lembro) e se Bob Esponja sozinho já não teria muita cautela para manter as coisas em ordem, imagine com Patrick na sua companhia. O desastre estava feito: o Homem-Raio, arqui-inimigo dos ídolos da dupla, é acidentalmente libertado da sua prisão de gelo. De posse do controle que acionava um efeito no cinto do vilão lhe provocando cócegas, Patrick, furioso, tortura o Homem-Raio e lança um desafio pra ele. O vilão tinha que adivinhar um número que Patrick estaria pensando. Assim é mole né? Tudo para continuar matando o vilão de cócegas constantes. Nada bobo esse Patrick.
4 - A Caixa Secreta
O segredo escondido na caixa de Patrick certamente deixou os fãs agoniados de curiosidade tal qual Bob esponja ficara por boa parte do episódio tentando descobrir o que estava guardado de tão precioso que seu amigo não permitia sequer dar uma espiada. Ao término do episódio, é revelada a jogada inteligente de Patrick. Sim, eu pus inteligente e Patrick numa mesma frase, sem sarcasmo. Ele abre a caixa para Bob olhar e por um momento confiamos na mesma certeza do personagem: um mero pedaço de barbante. Porém, eis que Patrick nos engana, puxando o barbante que traz à tona o compartimento secreto onde estava uma foto constrangedora de Bob Esponja tirada no Natal.
5 - O Homem-Sereia e o Mexilhãozinho - O Filme
Na sexta aventura dos heróis com Bob Esponja, um filme deles é produzido. Digo... seria bem produzido se Patrick não fosse o operador de câmera para filmar a bagaça. A lente da câmera estava tapada durante todo o processo, ou seja, nada de filme. Tudo isso porque Patrick não queria deixar nada se perder. Olha que contraditório. Ele queria sabotar o filme? Muito suspeito pra um personagem aparentemente debiloide em sua totalidade.
6 - Chocolate com Nozes (e rejuvenescedor)
No meio da jornada empreendedora que a dupla inicia, eles batem na porta de uma senhora para a qual Bob pergunta onde está a mãe dela. (sendo que ele podia vender o chocolate para a velhinha, só que daí não teríamos o destaque cômico da cena). A mãe aparece... ou apenas a coluna vertebral dela que criou vida própria. Patrick interfere querendo convencer sua cliente a comprar o chocolate afirmando que se passar na pele ela poderá viver para sempre. Sacanagem né? O Patrick se aproveitando da condição frágil da múmia... quero dizer, da idosa para garantir a compra. Isso que eu chamo de estratégia de propaganda enganosa para venda fácil - o que importa é que funciona né?
*As imagens acima são propriedades de seu respectivo auto e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.
*Imagens retiradas de: https://www.fasdapsicanalise.com.br/content/uploads/2018/01/patrick.jpg
https://tiare75.files.wordpress.com/2013/01/spongebob-opposite-day.png
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTiSXkIYCXAdV4idhzihl6XbLeIUmiIgkvD5-8ACA1JIu8As4KU
https://pm1.narvii.com/6370/8689c0f886348ed404d27fbeacbe92635d5c4ca2_hq.jpg
https://i.pinimg.com/originals/51/35/e0/5135e0886a46c0279c2216f078e74a70.jpg
https://vignette.wikia.nocookie.net/wikiesponja/images/5/56/B.jpg/revision/latest?cb=20160220131740&path-prefix=pt-br
Comentários
Postar um comentário
Críticas? Elogios? Sugestões? Comente! Seu feedback é sempre bem-vindo, desde que tenha relação com a postagem e não possua ofensas, spams ou links que redirecionem a sites pornográficos. Construtividade é fundamental.