Biografia Nerd #2: Homem de Ferro


Gênio, bilionário, filantropo... pois é, são essas as características que definem o nosso tão amado Homem de Ferro. Falarei deste icônico personagem, que é aclamado como um dos super-heróis mais influentes do Universo Marvel. Atualmente ele tem uma legião de fãs ao redor do mundo, devido ao fato do mesmo ter tido um ligeiro sucesso indo para as telonas, e quando se uniu aos Vingadores no elogiado filme de 2012 a importância desse personagem cresceu significativamente, fazendo-o ser o vingador preferido da maioria do público que o conheceu assistindo aos filmes.

Nome: Anthony "Tony" Edward Stark
Nome original: Iron Man
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Don Heck, Jack Kirby, Larry Lieber, Stan Lee

Nos quadrinhos

O super-herói metálico apareceu pela primeira vez na revista "Tales of Suspense" nº 39, de 1963, tendo seu lançamento no Brasil em 1967. Sua trama gira em torno na fabricação de armamentos pesados e como eles afetam negativamente e positivamente o mundo. O inventor e industrial Tony Stark criou um traje especial para fugir de um campo de prisioneiros. Havia sido levado para lá após ser capturado no Vietnã. Fora obrigado a construir uma nova arma pelos comunistas, após saberem de sua real identidade. Mesmo com sua saúde fragilizada devido aos estilhaços de bomba que se alojaram em seu peito, Stark ignorou o mandamento dos comunistas e começou a trabalhar naquilo que seria seu primeiro traje de Homem de Ferro. Após ficar pronta, armadura serviu como um artifício de fuga para Stark. As primeiras versões da armadura tinham um gerador magnético que mantinha os estilhaços da bomba longe de seu seu coração.
Aperfeiçoando a armadura, Stark passou a usa-la para combater uma diversidade de inimigos que ameaçam a segurança pública. No original, Stark era aliado do Exército Americano, colaborando para o desenvolvimento de armas e maquinários.

Arcos marcantes: Extremis - O governo decidiu confiscar todas as armaduras de Stark, após ser acusado de não ter patenteado a tecnologia e ter quebrado acordos. Paralelamente, precisava-se de um novo Secretário de Defesa. Tony decidiu aceitar a vaga.
Enquanto trabalhava arduamente como Secretário de Defesa, uma antiga colega de Tony, Doutora Maya Hansen, pediu a sua ajuda para recuperar um projeto militar denominado Extremis, que fora roubado por um grupo de terroristas.

A tecnologia tinha como principal objetivo atribuir ao usuário força e velocidade descomunais e fator de cura avançado. Tratava-se de um composto biológico de aprimoramento bio-fisiológico é testado em um dos terroristas, chamado Mallen. Após uma difícil batalha, o Homem de Ferro ficou ferido e foi levado a um hospital. Tony decide injetar o Extremis nele mesmo para que o Homem de Ferro se iguale a capacidade das cobaias do vírus. Maya se opôs à ideia de Tony, temendo os efeitos que o composto possa ter sobre seu corpo, ainda mais em seu estado debilitado. Maya foi "convencida" por Tony, que afirmou não haver outra saída. Modificou o composto para o mesmo agisse de forma diferente em seu corpo. Para ele, o Extremis seria uma melhor interface entre seu corpo e a armadura. Após ter injetado o vírus em si mesmo, Tony luta contra Mallen, que tem o seu fim na mesma ocasião. Como bônus, O Homem de Ferro captura o responsável pelo roubo do Extremis.

Guerra Civil e Hulk Contra o Mundo - Quando os Novos Guerreiros atacam um grupo de vilões em seu programa de TV, um deles explode um bomba em si mesmo, destruindo metade de um bairro de classe média nos Estados Unidos. O ocorrido fez com que o governo temesse os tais seres superpoderosos, o que acabou dando início a uma lei que obriga os cidadãos com super-poderes a se registrarem.
Assim origina-se a Guerra Civil, que coloca em lados opostos os ex-aliados Capitão América (lutando pela liberdade dos cidadãos do seu país) e Homem de Ferro (trabalhando para o governo e apoiando a iniciativa). O fim da saga mostra a suposta vitória do grupo liderado por Homem de Ferro, com a imediata prisão e morte do Capitão América.
Em Planeta Hulk que se segue com Hulk Contra o Mundo, os Illuminate concordam em exilar Hulk, pelo fato do gigante esmeralda se mostrar uma ameaça para o mundo. Eles chamam Bruce Banner para impedir um desastre. Era um armadilha para que Hulk fosse mandado direto para o espaço. O grupo esperava que o gigante caísse em planeta desabitado, porém, acaba caindo em um planeta no qual se torna imperador.
Tony Stark foi o primeiro a enfrentar Hulk, utilizando a HulkBuster, mas acabou sendo derrotado.

Coleção de armaduras.

A primeira versão da armadura tinha um aspecto robusto e rude, sendo cinzenta e com traços pouco anatômicos. A parte toráxica era fixa, devido ao seu problema no coração. O curioso é que a primeira armadura lembrava a de um antigo super-herói da editora Quality, chamado "Bozo, o Homem de Ferro" (1939).
A arma mais destacada era o raio repulsor, disparado das palmas das luvas. A partir da edição nº 48 de Tales of Suspense (dez. 1963), a armadura se modificou, adotando tons vermelhos e dourados. Devido as constantes inovações tecnológicas provindas da genialidade de Stark, o visual sempre sofria modificações.
Várias delas foram para situações específicas, como por exemplo, uma para missões submarinas e outra espacial e outra para missões de espionagem. No ano de 2005, a armadura já estava em sua 49ª versão, apesar de as anteriores pouco apresentarem-se alteradas.

Interesses amorosos e aliados. 

Pepper Potts
Nas suas primeiras aventuras, Tony Stark usava uma espécie de reator para permanecer vivo. Esse foi um dos motivos que o levaram a se afastar da sua secretária Virgínia Potts. Com o tempo, a moça desistiu de Stark, e se casou com Happy Hogan, o motorista.

Katty Dare
Katty Dare viveu com Tony um romance que se resumia em brigas e ciúmes. Quando terminaram o namoro, ela passou a persegui-lo até chegar ao ponto de atirar nele. Arrependida do que fez, Katty suicidou-se.

Maria Hill
Se tornou seu braço direito após ele ser convidado pelo governo a assumir o comando da S.H.I.E.L.D. Apesar de se odiarem no começo, os dois engataram um relacionamento. O romance não durou muito, mas a agente se tornou numa importante aliada de Stark e dos Vingadores.

Maya Hansen
Na famosa saga "Homem de Ferro: Extremis", Maya conheceu Tony em um hotel na Suíça no reveillon de 1999. Na época em que trabalhava em um soro que reprograma o DNA humano.

James Rhodes
Pouco depois de sua fuga, em sua primeira história, Stark encontrou o fuzileiro James Rhodes, que o trouxe de volta aos EUA. Ambos tornaram-se grandes amigos, e após sair das Forças Armadas, Rhodes virou piloto pessoal de Tony. Posteriormente à uma fase ruim para Tony, Rhodes foi presenteado com uma armadura exclusiva. Nascia o Máquina de Combate, personagem bastante popular nos anos 90.

Nick Fury
Foi parte integrante e importante na jornada de Tony como Homem de Ferro. Foi o responsável por traze-lo à iniciativa Vingadores, um grupo recrutado pelo mesmo para salvar o mundo de ameaças diversas, as quais um só super-herói não é capaz de deter.

Na TV

No ano de 2008 (mesmo ano em que foi lançado o primeiro filme do herói) ele ganhou sua primeira série animada, esta sendo em CGI. Iron Man: Armored Adventures (no Brasil chamada simplesmente por Homem de Ferro) foi exibida tanto na TV fechada quanto na TV aberta, sendo no Disney XD e Rede Globo respectivamente.

Mais recentemente, participou da série animada dos Vingadores, Os Vingadores: Os Super-Heróis mais poderosos da Terra, tendo uma forte presença e influência para o enredo. O desenho também foi exibido pelo Disney XD e, posteriormente, na Rede Globo. Teve duas temporadas e não durou mais do que isso, infelizmente.
Atualmente, no meio televisivo, o herói está presente na nova série da superequipe, Os Vingadores Unidos, e também em um anime. Sim, você não leu errado, Homem de Ferro participa de um ANIME dos Vingadores. (imagem abaixo)


Ainda não há informações de uma possível exibição aqui no Brasil, mas acredito que isto possa ter irritado alguns fãs que não gostam do estilo japonês de fazer animações.

Nos cinemas

Não consigo encontrar muitas palavras para expressar minha satisfação em ver Robert Downey Jr. no papel do personagem. A fisionomia do ator casou perfeitamente com o visual que o herói tem nos quadrinhos.
Nas telonas, Homem de Ferro domina com folga quando o assunto é filmes de super-heróis. A Marvel arriscou explora-lo nos cinemas e a empreitada deu mais do que certo, resultando em uma franquia de sucesso e fazendo do Marvel Studios o que ele é hoje. Foi graças a este filme que hoje nos deleitamos com os filmes dos demais heróis. Houveram mais dois filmes, porém, o terceiro quase enterra a franquia pelo roteiro sem sal e mediano, mas a decepção do público fã de HQs não anulou o sucesso do filme, que hoje está no Top 10 das maiores bilheterias de todos os tempos.


O personagem teve grande destaque em Os Vingadores - The Avengers, o filme que deixou os corações dos fãs a mil no ano de 2012. Homem de Ferro já irá retornar na sequência do mesmo filme, Os Vingadores: A Era de Ultron, que estreia em maio de 2015.

Gostou do post? Comente e compartilhe no G+ 

Comentários

  1. Cadê o melhor arco do homem de ferro? O Diabo da Garrafa, esse é o arco mais marcante do homem de ferro, esse arco mostra o verdadeiro vilão do homem de ferro, A BEBIDA.

    Tá bem tinha que citar que antes do filmes do homem de ferro ele era um herói secundário.

    Bem que podia citar alguns vilões dele, Tipo o mandarim, dínamo escarlate, monge de ferro, fin fang foom.

    Esse arco extremis eu comprei mês passado, a Salvat lançou ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se caso eu citasse os vilões, a matéria, consequentemente, ficaria mais longa, e também o foco do post se desviaria, tendo que contar a história deles, habilidades, motivações, resumir isso tudo não ia ser fácil ._.
      E dei mancada esquecendo logo esse arco :/

      Excluir
  2. Na verdade tu esqueceu muitos outros arcos importantes, tipo: as guerras das Armaduras, Doomquest, A semente do dragão, e muitas outras histórias importante para o
    homem de ferro.Tu só citou uma história solo dele, as outras histórias foram megasagas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Críticas? Elogios? Sugestões? Comente! Seu feedback é sempre bem-vindo, desde que tenha relação com a postagem e não possua ofensas, spams ou links que redirecionem a sites pornográficos. Construtividade é fundamental.

As 10 +

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de Os Incríveis

15 desenhos que foram esquecidos