É errado pular aberturas de animes?


A resposta para essa dúvida cruel pode acabar sendo bem mais subjetiva do que o imaginado. Você se sentiria culpado por avançar a abertura de seu anime favorito? A uma resposta concreta cabem inúmeros fatores e de fato é algo estritamente dependente do ponto de vista de cada apreciador das animações japonesas. Com isso quero dizer que as respostas podem ser múltiplas e se está de acordo com a sua perspectiva, você a expondo sem menosprezar a do outro, é um modo correto de agir. Como todo texto de opinião, obviamente trago aqui o meu posicionamento sobre essa questão.

A minha verdade, para ser bem direto, é simplesmente... não. Pular aberturas não significa desdém relacionado à função delas que é a de uma apresentação visual da obra que resume o essencial do conteúdo para o espectador se relacionar com ela logo no primeiro episódio. Fazer isso não é desmerecer o trabalho árduo de composição tanto em design quanto musical (ou por acaso existe abertura de série, novela ou anime desprovida de som?). Eu pulo aberturas geralmente quando postergo alguns episódios e deixo para ver em cima da hora de ir para a academia, mas não é sempre que ocorre. Ás vezes está com algum compromisso marcado (um evento) e até chegar o horário pode dar tempo de assistir ao menos um episódio atrasado. E se o tempo de sobra antes sair de casa não for compatível com a duração do episódio... O que você faz? Exato. Avança todos os minutos de abertura (e o encerramento também sofre corte). Quem tem um preconceito com isso é no mínimo bitolado.

Não duvido que hajam pessoas bisonhas por aí metidas a "otakus cult" que abominam o ato de não assistir a uma abertura mesmo que você cometa esse "pecado" uma só vez por uma razão justificável. É uma questão de prioridades. Você não pode chegar num lugar com vários minutos de atraso apenas porque alguém te falou com um falso ar conselheiro que pular aberturas não é legal. E daí se a pessoa estiver com impaciência e querer ver logo aquele episódio que continua o gancho bombástico do anterior? Na cabeça de quem tem esse preconceito bobo tem que seguir certinho independente das circunstâncias ou do seu estado de humor. Isso, no meu ver, é coisa de quem adora impor/cagar regras. O que é o caga-regra? É aquele sujeito que acredita possuir (pensa ter, aliás) uma sabedoria abundante sobre determinado assunto e se acha no direito de dar "sugestões" impositivas aos que ele considera ignorantes com o intuito de se mostrar superior pelo fato de saber mais. O que é certo para ele deve ser depreendido como certo por todos. Em outras palavras, ele quer colocar suas convicções acima dos gostos alheios. Mas a real é que se funciona para três, pode não funcionar para outros dez.

Portanto, o ideal é não empurrar suas verdades ao próximo se ele não estiver confortável em seguir e estar de acordo com seus pensamentos. Você pode sim pular aberturas assim como pode preferir não pular, nada que envolva isso é de forma alguma absoluto. Mas por favor não caia na conversa fiada de gente que paga de "senpai" por aí. O conhecedor vasto enriquece seu seguidor. O caga-regra apenas "controla" (ou pensa que "controla").

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://www.coisasdojapao.com/2018/04/top-10-animes-com-maiores-bilheterias-de-todos-os-tempos/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de My Hero Academia

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Another

10 melhores frases de Bob Esponja

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."