Frank - O Caçador (A Enciclopédia): Nefilins


AVISO: CONTÉM SPOILERS DA 3ª TEMPORADA

Numa definição básica, um nefilim é o fruto de uma quebra de tabu ocasionada pelo acasalamento entre um anjo caído e um humano. Este ato é considerado entre os anjos puros e leais ao Altíssimo como um pecado de grandeza universal. Os ofanins, a classe hierárquica mais nobre, lidam com esta conduta julgando-a um crime passível de punição inclemente, a qual desenrola-se, principalmente, com a morte do rebento ainda recém-nascido por um anjo designado a assassina-lo. Aliás, quaisquer relações amorosas e sexuais entre anjos de todas as castas (serafins, querubins e ofanins), seja ele puro ou corrompido, se enquadram na violação incorrendo nas mesmas punições. Obviamente que nenhum anjo (ou centurião, como alternativamente são chamados) que tenha jurado servidão absoluta e eterna ao seu Pai teve coragem de ir na contramão dos mandamentos. Apenas um único anjo caído do sexo feminino (sim, na série os anjos possuem sexos biológicos) cometeu tal pecado ao se relacionar com Klaus Montgrow, pai de Frank, enquanto o mesmo ocultava o caso de sua legítima esposa. 

Klaus e sua amante renderam-se ao prazer carnal de maneira inconsequente, concebendo a abominação tão temida pelos anjos. O Reino Celestial inteiro estremeceu com a notícia de que um anjo caído dera à luz a um nefilim pela primeira vez em toda a história do universo. Serafins foram mobilizados já que a maior parte dos querubins se encontrava extinta por terem se aliado à Malvus, o anjo caído mais traiçoeiro de todos que fora expulso do Reino Celestial por contrariar as ordens do Pai, e um grupo de operação formou-se liderado por Adrael pouco depois deste arrepender-se de ter cegamente acreditado na inocência de Malvus e servido aos seus propósitos. Porém, falharam na missão ao saberem que o bebê estava sob a guarda de Lilith disfarçada de freire num orfanato e queriam matar o nefilim sem causar estardalhaço. Com Lilith fazendo-se um obstáculo intransponível, os serafins não tiveram outra escolha a não ser permitir que o nefilim tivesse o direito à vida inatingido. Klaus batizou-o de Fred ao entrega-lo à Irmã Valerie na porta do orfanato após a morte de sua amante e como não poderia cria-lo, muito menos revelar sua existência à sua mulher, resolveu abdica-lo para que fosse criado pelas freiras.

Fred viveu grande parte da sua infância no orfanato, sendo orientado por Valeria e Lilian (Lilith disfarçada), a segunda tendo pleno conhecimento de suas habilidades especiais e das de outras três crianças, por essa razão deu à elas um quarto exclusivo. Fred logo tornou-se amigo destas crianças, Abbie e Max, com as quais partilhou sobre seus poderes secretos. Os anjos as chamavam de espers, seres humanos com habilidades paranormais que as adquiriram ao serem batizadas com uma água sagrada jorrada da fonte celestial por anjos caídos remanescentes que escondiam-se do radar dos serafins e escaparam do extermínio de anjos caídos (alguns deles, não por mera coincidência amantes de Lilith, mortos por Malvus). No capítulo 35 ("Elo Perdido"), num flashback do ano de 1986, Fred, Abbie e Max elaboram um plano de fuga do orfanato, mas são flagrados por Lilith (fingindo ser Madre Lilian) quando se esgueiravam no esgoto. Ela os mandou retornarem para seus quartos e os três permaneceram juntos no orfanato até a adoção de Fred por David e Martha Hackson em 1987. No novo lar, Fred cresceu e viveu normalmente, sem sofrer influências negativas de seus poderes que interferissem no seu dia-a-dia, tanto é que pôde se casar (com uma artista plástica chamada Pamela) e ter um filho (chamado Donald). Mesmo assim, os serafins optaram por continuar distantes, tementes à possibilidade do nefilim estar com seus poderes latentes o suficiente para que um forte gatilho emocional viesse a desencadear uma transformação que tornaria a primeira tentativa deles a última. 

Mas os primeiros estímulos negativos que a natureza de Fred sofreu foi quando Malvus, após sua libertação pelo feitiço de Merlin que rompeu a barreira que o prendia no submundo, conheceu-o após os demônios o localizarem e terem descoberto sua existência. Malvus conseguiu uma aliança com Fred à base de extorsão, ameaçando de morte a família dele. Daí em diante, Fred teria de seguir suas ordens e a primeira delas foi usurpar o posto de Frank como agente prioritário do DPDC, aproveitando que o caçador tinha sacrificado seu emprego para salvar a cidade pois isto foi o único modo de quebrar o feitiço do bruxo Clancy que derrubava a barreira entre o mundo dos vivos e dos mortos para espalhar caos por Danverous City (em "Almas Sobreviventes", capítulo 2x13). Com o retorno de Frank, Fred inicialmente tenta convence-lo de que a antiga vida dele como caçador e investigador federal havia acabado e instiga um espírito de competição com ele após ver que não o queria como parceiro, mas mais tarde acabam se entendendo após derrotarem um metamorfo na segunda vez em que trabalharam juntos. A rivalidade cessou por um tempo, mas Fred começou a ser atormentado por surtos de raiva e ansiedade, o fazendo recorrer à terapia psiquiátrica. Em "Atração Fatal" (3x07), Fred tem um acesso de fúria matando o Cupido em vingança por enfeitiçar Frank e Carrie para que se apaixonassem até morrerem, literalmente, de tanto amor. O ápice da sua crise é alcançado (no capítulo 3x08, "Mantenha Longe As Crianças") quando ele ingere a fórmula de Malvus para criar novos anjos caídos a partir de espers depois que vê os frascos largados à toa numa mesa sem imaginar que tratava-se de uma armadilha esperando que ele tomasse tal atitude desesperada para salvar os espers sequestrados e não pensasse que seria afetado. 

Fred sofre uma reação devastadora que libera uma forma monstruosa que a sua natureza de nefilim mantinha adormecida até então. Ele cai direto na festa de aniversário de Carrie onde executou um massacre brutal, poupando a assistente e alguns convidados que tiveram sorte de escapar. Ao saber da verdade, Frank cogitou caça-lo com armas pesadas, mas abandonou a ideia preferindo apenas manter-se distante dele. No reencontro dos dois (em "Elo Perdido", 3x12), Fred pede que Frank entenda sua situação e a natureza ambígua das suas ações. Depois que uma chacina de demônios acontece no sanatório no qual Atticus, o esper mais perigoso, está internado, Frank o chama de volta à parceria. Lá dão de cara com Lilith que menciona o tridente para matar Malvus. Fred conduz Frank à sua casa para conhecer sua esposa e seu filho, além de revelar o elixir que Lilith preparou para que ele despertasse seu lado puro e controlasse o maligno. Frank o convence a se livrar do frasco pela incerteza de que Lilith poderia estar mentindo. Mas ela resolve dar o troco com uma feitura de reféns, no caso Pamela e Donald. Na sua última cartada, Lilith invoca Lux, o cão do inferno de estimação de Malvus, para ataca-los, mas Fred, salvando a pele de Frank, assassina o cão a golpes fatais com sua força de nefilim. Pamela e Donald testemunham a cena e sinalizam quererem distância de Fred. Adrael é chamado para apagar as memórias da esposa e do filho de Fred, porém acaba fazendo mais que o solicitado, revelando, para a total infelicidade de Fred, que deletou também todas as memórias nas quais ele fazia parte e no lugar implantou falsas lembranças. Sentindo-se derrotado, Fred aceita morar com Frank temporariamente. Ambos estabelecem uma conexão maior no período de convívio, finalmente como amigos. 

Em "Armageddon" (3x13), Fred foi novamente manipulado por Malvus que prometia restaurar as memórias de Pamela e Donald caso aceitasse um duelo contra Frank do qual saísse vencedor, o que obviamente requeria todo o potencial da essência maligna do nefilim despertado. O motivo de Fred selar um novo pacto é simplesmente a promessa que o diabo faz de excluir a Terra do seu plano de destruição, focando unicamente no Reino Celestial. Frank, já de posse do tridente (que subtendia-se também matar o nefilim devido a insistência de Adrael para que Frank deixasse Malvus à responsabilidade dos anjos), discute com Fred o acordo numa igreja que seria palco de uma luta visceral entre os dois, envolvendo também o fato de serem meio-irmãos. Numa reviravolta, Fred muda de posição, convencido de que é mais fácil aniquilar Malvus quando o tridente está em boas mãos. Malvus aparece na igreja, disposto a castigar Fred por sua traição e o espanca. Aparentemente Fred controlou seu lado maligno de maneira espontânea, visto que sua última transformação é deflagrada pelo sofrimento de Frank, que estava sendo covardemente torturado por Malvus, como o sentimento fraternal de um irmão, mostrando que raiva e compaixão foram emoções discrepantes que se equilibraram naquele momento. Numa espécie de semi-transformação, Fred trava um embate contra Malvus tentando empurrar o tridente com seu poder telecinético e superar o do vilão. 

Com a força de um poderoso rugido, conseguiu fincar a arma, suspensa no ar, direto no peito de Malvus. O estado debilitado de Frank despertou sua empatia, a emoção predominante que serviu de gatilho para o desencadeamento do lado puro, fazendo com que ele curasse os ferimentos de Frank. No entanto, a consequência de matar o diabo se efetivou: o usuário do tridente que é bem-sucedido no feito acaba tendo que obrigatoriamente assumir o lugar como o governante do submundo (Terra Negativa). Fred é quase salvo por Frank de não ser sugado pela cratera (ou portal), mas teve de partir. 

As duas essências do nefilim

"Malvus me contou que um nefilim pode geneticamente herdar a essência... digamos recessiva de um anjo caído, ou seja, a parte boa que ficou trancada no porões da alma, um resquício de bondade ainda existente lá no fundo." (Fred, em "Elo Perdido", explicando para Frank a respeito da pura essência que anjos caídos podem conservar no ponto mais profundo da sua alma, uma vez que já foram anjos de pureza e virtuosidade). 

Todo nefilim é constituído espiritualmente de duas essências antagônicas. A prevalência de uma ou outra depende de fatores e estímulos externos aos que o nefilim se expõe, pois o despertar de uma delas é sensivelmente frágil à emoções, sejam boas ou ruins. O principal fator para que a essência maligna assumisse o controle de Fred foi sua relação estreita com Malvus, dando a entender que a influência sobrenatural de um anjo caído é basicamente um vírus para o nefilim que agrava os sintomas à medida que a aproximação aumenta. Com Fred subserviente à Malvus (ancorado pela chantagem), tornou-se mais fácil e rápido despertar a contraparte maligna do nefilim que possui a aparência de um ser monstruoso, musculoso e enorme capaz de matar apenas com sua força descomunal, chegando a quase ultrapassar dois metros de altura. A essência pura manifesta-se de modo contido com os olhos brilhando em azul, mas preservando a sua aparência humana. 

Habilidades: 

Força sobre-humana: A principal forma de poder que o nefilim exerce para causar estragos, destruição e mortes violentas. É amplificada a um nível praticamente ilimitado quando a essência maligna atinge o ápice. 

Detecção de espers: Uma habilidade peculiar descoberta por Malvus através de algum informante que sabia de fatos pouco conhecidos dos nefilins e ordenou Fred a rastrear crianças com poderes especiais que servissem de cobaias para o elixir que originaria novos e mais poderosos anjos. 

Teletransporte: Na forma maligna e monstruosa, é capaz de se deslocar de um local a outro num piscar de olhos. 

Rugido: As cordas vocais sofrem uma brusca alteração e a potência da voz de um nefilim na forma semi-maligna ou inteiramente maligna torna-se absurdamente mais grave, sendo possível que ele solte um rugido selvagem que lança uma potente onda sonora capaz de destruir um prédio de dois andares. 

Gigantismo: O nefilim pode aumentar sua massa corporal e seu tamanho quando a essência maligna é estimulada a ser liberada completamente. 

Resistência avançada: Nem mesmo uma bomba termonuclear destruiria um nefilim no seu estado monstruoso/maligno. 

Cura: Esta habilidade é proporcionada pela essência pura totalmente despertada. É provável que a extensão desse poder reverta processos de enfermidades graves, além de ferimentos. 

Empatia: Habilidade demonstrada por Fred ao assistir Frank ser torturado por Malvus. Fred colocou-se no lugar do meio-irmão, como se experimentasse suas dores físicas e emocionais também e partiu contra Malvus para evitar sua morte, ainda que estivesse num estado intermediário de sua forma maligna devido ao ódio que sentia do vilão. 

Fraquezas:

Armas em geral: Por mais irônico que pareça, o nefilim pode sim ser liquidado por armas, porém enquanto conservar sua humanidade, sendo assim é vulnerável a tudo que afeta seres humanos comuns, incluindo doenças e outras causas naturais.

O tridente: A mesma arma que destrói o diabo também é mortal contra o nefilim. 

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 


Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Hunter X Hunter

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Another

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Os Incríveis

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de O Senhor dos Anéis