As 3 fases do PPC (Processo de Produção de Conteúdo)


Hello, ghosts! Hoje, sexta-feira (sua linda), venho com uma postagem curta, porém de suma importância para que fique bem conhecido e esclarecido o método que utilizo para produzir o meu conteúdo, especificamente as suas etapas e como elas se configuram. Este modelo serve apenas para as séries com temporadas.

Apresento-lhes o PPC e suas respectivas fases. Confira:


1ª fase: Ordenação de cenas 

É simplesmente a pré-produção. Onde monta-se um "roteiro" com um número predefinido de cenas a serem organizadas crescentemente e contendo descrições rápidas de ações dos personagens - como se fossem as "sinopses" das cenas. Aqui vai um exemplo pra facilitar:

Cena 01: Rosie correndo por uma floresta escura tentando fugir de um lobisomem. Ela esbarra numa árvore, cai e desmaia. Hector chega para verificar seu pulso e enfrenta o lobisomem, matando-o com um tiro e levando Rosie para um local seguro. 

Procuro sempre não ir longe demais, não fugir da proposta porque, obviamente, ninguém vai ler (não que eu ache que muitos visitantes acompanhem a série - mentirinha, acho que ninguém lê), e vai ser descartado logo em seguida por se tratar de um mero esboço. E um adendo: Uma ordenação sempre pode estar propensa a não ser fielmente seguida, por conta dessa minha mente fértil que sempre anseia por inventar algumas coisinhas em cima da hora para substituir outras que não sairiam bem na segunda etapa por às vezes não terem muita serventia ao enredo e acabam que certas cenas ou pedaços dela são cortados na versão final ou, quando dá, são fundidas ou aproximadas.


2ª fase: Escrita/Desenvolvimento do capítulo

Esta é a importante etapa em que realmente ponho as mãos à obra. A ordenação passa a servir como um "guia", podendo ser consultada quando der aquele branco típico pois eu fico envolvido demais nessa fase e é natural isso ocorrer, começo a pôr coisa que nem havia antes, daí dou uma conferida e não me incomoda fazer uns reparos de vez em quando ou adicionar e subtrair elementos mesmo que isso altere toda a dinâmica da cena, no fim das contas o resultado sai até melhor que o rascunho.

É escrever de fato o capítulo. É abandonar a superfície e nadar o mais fundo possível.


3ª fase: Revisão

Essa aqui é, confesso, a mais chatinha e trabalhosa. Etapa onde você joga o texto na "peneira". Creio que explicações sejam desnecessárias, todo mundo sabe, no mínimo, como se dá a revisão de um texto. Detectar erros gramaticais é o passo mais largo para concretizar a versão final do capítulo. É chato? Com certeza. É relevante? Demais. Se eu tenho preguiça? Que nada...




Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de Samurai X

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

10 melhores frases de My Hero Academia

5 personagens indefensáveis em Todo Mundo Odeia o Chris