Jiren e o problema de Dragon Ball Super com níveis de poder

Jiren, o Cinzento, o membro mais poderoso da Tropa
do Orgulho do Universo 11
O dia em que Jiren movimentará a atual trama de Dragon Ball Super está próximo e muita expectativa tem sido gerada em relação ao seu vindouro combate contra Goku em um especial de TV, mais precisamente DOIS episódios em uma hora (109 e 110) com uma qualidade prometida a ser tão deleitosa quanto a do episódio do recrutamento de Freeza para o Torneio do Poder. Não é toda semana que os fãs são brindados com isso (quem dera fosse...). Mas o tópico aqui não é o hype em cima do especial, porque a respeito disso eu sou bem cauteloso e procuro deixar as expectativas "passando fome". A questão a ser tratada brevemente aqui é sobre algo que me chamou atenção na informação extra da sinopse do episódio 109. Segue o trecho:

"Jiren, o guerreiro mais poderoso, está no caminho de Goku! Até mesmo o kaioken 20X aumentado de Goku não é nada contra ele." 

Fato é que não é de agora que o roteiro do arco fomenta uma postura de lutador "invencível" para Jiren (carinhosamente apelidado pelos fãs de "Et Bilú"), que é, em vista de sua pouca atividade até agora, um personagem minimamente promissor e diante sua tamanha envergadura imbatível cria-se uma obrigação para que o personagem diga a que veio, isso dentro de uma obrigação ainda maior que se deve ao arco como um todo. Daí eu toco no seguinte ponto que me deixou encucado: O kaioken aumentado em 20 vezes seria aquele usado ao mesmo tempo com o Super Saiyajin Blue como Goku fez na saga do torneio contra o Universo 06? "Uma versão invencível de mim aguarda.", diz a música da abertura "Limit Break X Survivor", obviamente referindo-se à Goku e mais a fundo à sua SUPOSTA nova transformação. Se nem com isso Goku conseguiu detê-lo, sobra para aquela informação disparada por Whis de que existe um mortal que supera os poderes de um deus. Seria Jiren? Tudo parece convergir para que se confirme tal fato, diria que está até meio explícito.

Com Zamasu foi do mesmo jeito. Esse exagero em níveis de poder torna as coisas menos palatáveis e mais forçadas. Se Dragon Ball Super executa com folga o equilíbrio entre a comédia do clássico e a ação desenfreada do Z, ele dá bons escorregões quando o assunto é equilíbrio de forças. O lance dos poderes de luta mensurados em números foi pras cucuias desde a saga dos Androides. Então, sim, o anime perdeu o fio da meada nesse aspecto de saber dosar os poderes de seus personagens, sejam eles mocinhos ou vilões. Que Jiren brilhará no torneio? Praticamente não há dúvidas. Sua luta com Goku ocupando quase boa parte da abertura não está ali a toa. Só fica o meu receio quanto ao tratamento que ele receberá por parte do roteiro. Com essa pose de "dono da bagaça toda", é aguardado que sua performance equilibre-se com um bom desenvolvimento, porque em nível de poder já está descartado nesse panorama de forçação de barra.


*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor (no caso Toei Animation) e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: http://dragonball.wikia.com/wiki/Jiren



Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Os 12 talismãs de As Aventuras de Jackie Chan ranqueados!

10 melhores frases de Os Incríveis

15 desenhos que foram esquecidos

Crítica - Tá Dando Onda 2

5 personagens odiados de Dragon Ball