Baú Nostálgico #21: Ben 10


                                                                                       ANTES

Primeiramente: Não, eu não bati com a cabeça, não enlouqueci e não fumei cogumelos. Esse aviso destina-se aos que se espantarem de ver uma edição do BN unicamente dedicada a um dos desenhos animados mais odiados da história do Cartoon Network. De qualquer forma, é válido me justificar. A série é um pedaço bem pequenino da minha transição de criança para pré-adolescente e acho que, com uma boa porcentagem de certeza, comecei a acompanha-la no SBT entre meus 12 e 13 anos. Entretanto, o primeiro olhar a gente nunca esquece e o primeiro flerte entre mim e o garoto que vira herói foi numa revista do mesmo colega de classe que mencionei na edição retrasada. Aconteceu no meu último ano do ensino fundamental 1, precisamente em 2006, provável ano de estreia do desenho na TV fechada.

A curiosidade foi súbita. Do tipo de fazer você pensar: "Poxa, eu tenho que ver, esse monte de personagem interessante está aí por uma razão interessante". Àquela altura mal passava pela cabeça que espécie de trama esse negócio reservava. E quando eu pude confirmar minhas suspeitas, também confirmei minhas expectativas. Parecia um sexto sentido meu, o de bater o olho em alguma imagem de desenho que seja atraente e determinar se ali havia ou não uma coisa que vingaria na sua preferência ou para os desenvolvedores. Eis a parte meio polêmica: Ao longo do tempo eu caí na onda do hate em cima de Ben 10, larguei o arco Omniverse e cheguei até aqui com a opinião de que a primeira série do personagem é uma obra incompreendida. Sim, incompreendida, você não leu errado, você aí que pode estar lendo esse post e que odeia Ben 10 e ainda está me achando louco.

Rever meus conceitos sobre um desenho que ignorei por um certo tempo após alguns anos acompanhando cronologicamente é um fato que me espantou. Logo o Ben 10? Que derrapou narrativamente até se transformar em um caça-níquel nojento? Pois é... A primeira série tem o mérito que as sequências não conseguiram: A autenticidade. De início eu realmente não dava tanto assim para o desenho, mesmo a curiosidade no talo, e foi uma boa surpresa no fim das contas. O Omntrix, a arma mais poderosa do universo, cair logo nas mãos de um garoto irresponsável como Benjamin Tennyson. A beleza da história estava no despreparo de um mero humano em um artefato inter-galático de grande valor. Nesse período, Ben 10 tinha seu charme e o acompanhei até o fim de onde realmente valeu a pena. O filme O Segredo do Omntrix é o ponto alto desse arco em geral.

Personagem favorito: Vô Max. Mal pisquei quando sua vida oculta onde já tinha contato estreito com alienígenas e tecnologia avançada tinha sido revelada, nem suspeitei desde o princípio. Poderia colocar o Kevin, mas o velho ganha pontos por evidência.

Personagem odiável: Gwen. Tinha inveja do primo e ganhou poderes mágicos no decorrer da história. Pena ficar suportável logo quando a franquia não prezava mais pela pretensão moderada.

Aliens favoritos: Diamante, XLR8 e Chama. Menções honrosas: Fantasmático, Mega-Olhos e Glutão.

Vilão favorito: Cavaleiros Eternos (por mais temível e badass que o Vilgax seja, esses caras aí não brincavam em serviço e davam trabalho, além de terem uma linha histórica bem interessante).

                                                                                        AGORA

Bem, se eu precisar rever algum dia, será apenas do primeiríssimo episódio até o filme. De Força Alienígena em diante, nem que a vaca tussa. O reboot? Vou nem comentar...


PS1: Sempre achava tão desconexo o misticismo estar presente e ser relevante em uma série animada de ficção científica cujo foco eram alienígenas. Muito desbalanceado, mas até que a Encantris incitava uma boa rivalidade com a chatérrima da Gwen.

PS2: E sobre a prima mala do Ben, eu acreditava que a Luísa Palomanes - que já dublou a Docinho e a Hermione - emprestava sua voz à personagem. Me enganei esse tempo todo. É a Ana Lúcia Menezes, que também fez a dublagem de outra personagem com o selo chatice de aprovação que é a Amy Rose em Sonic X. A semelhança nos timbres são notáveis.

PS3: Eu gostava mais dos aliens do que do personagem em si que era bem estúpido e é isso que traz significado aos porquês básicos da história.

PS4: Em 2009 ganhei uma revista do Ben 10 publicada pela Online Editora com um dos primeiros episódios quadrinizado. Apresentou o alien mais desinteressante de todos, o Aquático.

PS5: Comparação polêmica: A situação do Ben 10 é bastante parecida com a de Dragon Ball (o DBzinho, no caso) pois poderia ter terminado em sua primeira série (só não vale comparar, nesse sentido, Força Alienígena com DBZ porque aí já é demais e nem me atrevo rs).

PS6: Outro fato surpreendente sobre minha experiência com Ben 10 é que sei de cor vários trechos da música de abertura. Que me desculpem os haters, mas esse desenho era um entretenimento bem saboroso e na medida do esperado.




*As imagens acima são propriedades de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: http://atl.clicrbs.com.br/infosfera/2015/06/08/ben-10-vai-voltar-para-as-telinhas/
                                   https://makeagif.com/gif/ben-10-all-original-alien-transformations-EAjgtQ



Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Hunter X Hunter

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Crítica - Tá Dando Onda 2

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

5 personagens indefensáveis em Todo Mundo Odeia o Chris

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."