Crítica - Dragon Ball Heroes (episódios 12 e 13)


No último ULNews eu expliquei a situação das reviews e de como possivelmente será. Clique aqui para conferi-la.

AVISO: As críticas abaixo contém SPOILERS.

Episódio 12: "Chamando a Todos os Super Guerreiros! A Batalha Decisiva do Universo 7!"

O caso aqui é um "bait do bem" que acaba por destacar um evento em detrimento daquele que o título anuncia. O evento em questão é a batalha de Metal Cooler (como experiência de Fu que continua cheio de si no papel de espectador) contra Cumber no Universo 3 recebendo um considerável tempo de tela lá pela metade do episódio que esbanjou uma certa mantença da boa qualidade de animação nitidizada pelo anterior (embora nada aproximadamente elogiável do brilhantismo técnico de alguns episódios do arco Sobrevivência do Universo). A produção continua de parabéns nos traços, mas nunca deixará de derrapar no tocante a contar uma história. Hatsu teleporta-se ao Universo 7 juntamente de sua gangue (Zamasu, Kamin e Oren), aparentemente chegando depois dos guerreiros Z - teleportados pelo Shin (que fez o favor de estragar uma cena de impacto) - ou ao mesmo tempo que eles, não fica claro. E nenhuma das alternativas obviamente basta para explicar a presença do androide 17 que parece ter surgido ali com uma única justificativa: o roteirista quis assim. Nada mais e nada menos. Estou ciente da serventia principal desse anime, mas a forçação de barra que fazem contra a lógica é de lascar.

A ação permanece a via onde o anime trilha com mais segurança, entregando lutas fluídas e de seguimentos criativos (na medida a que o anime se propõe) dando a intensidade favorável para gerar um mínimo de empolgação. E conforme dito acima, o combate entre o irmão de Freeza e o saiyajin maligno adquiriu destaque significativo com relação às batalhas paralelas dos guerreiros Z contra Oren, Kamin e Zamasu. A transformação dourada do Metal Cooler foi o upgrade necessário para botar Cumber (em SSJ) pra beijar o chão e comer concreto (é o mesmo Cooler da saga Planeta Prisão, certo?). Porém, a vanglória durou antes que a luta terminasse, com Metal Cooler tendo uma espécie de curto-circuito no seu olho robótico logo quando iria disparar um mega-ataque para finalizar Cumber. Ao menos consegue vence-lo, mas foge imediatamente. De acordo com Fu, ele superaqueceu. Não dá pra imaginar uma participação longeva de Metal Cooler no decorrer.

O grande momento no campo de batalha do Universo 7 certamente foi Hatsu elevando seu poder e dispondo-se para uma luta (o que já era tempo), espero que seu confronto com Goku não decepcione na execução que vem tendo nesse ponto.

PS: Detalhe muito interessante que quase esqueci de comentar foi a alteração temporária da paleta de cores durante a luta de Metal Cooler e Cumber, trocando para um vermelho vivo. Tirando a "câmera lenta", isso ligeiramente me lembrou da emblemática luta de Goku e Freeza em Namekusei e no episódio 98 de DBZ há uma parte onde a cor muda repentinamente para tons fortes de roxo e rosa enquanto ambos lutam.

Episódio 13: "Super Hatsu se Junta à Luta! Uma Batalha Totalmente Estremecedora!"


Ao contrário do antecessor, este sim possui uma linha de enredo que corresponde ao que o título diz. O décimo-terceiro episódio quase que inteiramente resumiu-se a luta de Hatsu e Goku que muito embora desenvolvendo uma ação bem padrão de Dragon Ball Super não conseguiu sustentar a qualidade de animação que o episódio passado exibiu, tanto é que pareceu a qualquer momento descambar para o nível que se viu lá na saga do Freeza dourado (isto no máximo, afinal não iriam ser loucos de cometer uma presepada tão vergonhosa como foi no malfadado e odiado episódio 5), mas felizmente os traços mantiveram uma proporção equilibrada para o que vinha mostrando desde o início, ou seja, nem mais e nem menos.

O androide 17 desempenhou papel de escudo duas vezes: uma no episódio anterior, com Vegeta, e neste com Piccolo que por sinal provou mais uma vez a sua inteligência estratégica em combate, aproveitando-se que Kamioren concentrava-se em atacar o campo de força de #17, ficando de costas próximo do androide sem que o inimigo soubesse que ele carregava um Makankosappo - a ineficácia do golpe sobre o corpo da fusão dos seres artificiais não anula a demonstração desse aspecto admirável do namekuseijin. Mirai Trunks segue focado em derrotar Zamasu novamente e questiona a razão pela qual ele se aliou a um humano, o que contradiz sua ideologia, mas o kaioshin se nega a falar. Assim como o filho, Vegeta também teve um ínfimo destaque - compreensível visto que as estrelas do show são Goku e Hatsu. O final do episódio não trouxe aquele gancho de causar ansiedade, Hatsu e Kamioren só aumentaram seus poderes e estão prontos para o próximo round.

PS: O Shin tá ausente quando ele é de toda necessidade. Cadê ele pra dar os brincos Potara? Vegetto merece um descanso de imagem, tá na hora de Vegenks aparecer nessa bagaça pra dar uma coça nesses jovenzinhos rebeldes.

*As imagens acima são propriedades de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagens retiradas de: https://trecobox.com.br/2019/06/23/super-dragon-ball-heroes-episodio-13-ganha-data-de-estreia/
                                     https://mangathrill.com/dragon-ball-heroes-most-recent-episode-astonishes-with-the-imppresive-goku-fight-scene/2019/07/12/anime-news/

Comentários

As 10 +

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Hunter X Hunter

Mais 15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

Baú Nostálgico #13: Dick Vigarista & Muttley (Esquadrilha Abutre)

Crítica - Circus Kane: O Circo dos Horrores

5 personagens odiados de Dragon Ball

Os 6 melhores mentores de Power Rangers