Baú Nostálgico #14: Os Flintstones



                                                                                  ANTES

Outra vez resgatando um clássico da Hanna-Barbera, cá estou para falar sobre essa carismática família pré-histórica (o septeto ao todo - leva-se em conta o Dino também, o serelepe mascote de Fred - pode ser considerado uma família) e minhas experiências assistindo-a durante os anos em sua exibição no Brasil por meio do SBT nos anos 2000. A princípio, a série, na época, me pareceu chupinhada demais da fórmula de Os Simpsons (por girar em torno de uma família cujos membros se envolviam em confusões e apuros), o que basicamente me fez criar uma comparação bem ridícula entre os dois desenhos que, obviamente, nada tem a ver um com o outro a não ser pelo fato do protagonismo se voltar à uma família (Fred, Vilma e Pedrita, no caso). Na verdade, nunca enxerguei o Fred e a Vilma como os anfitriões-mor da trama a ponto de praticamente desconsiderar as participações de Barney (o que mais me fazia rir) e Betty Rubble como se fossem coadjuvantes, logo eu também considerava-os como da família Flintstone (como dito acima, eles, ao todo, formam um elo que soa como laços familiares).

Foi em 2004 que estabeleci meus primeiros contatos com a série, numa dobradinha que o SBT fazia com "O Que Há De Novo, Scooby-Doo?" - na verdade, ela veio posteriormente à reprise da série clássica, e foi uma estreia que me pegou desprevenido logo quando já havia me acostumado com o antigo desenho. Com os Flintstones nessa época foi só amor. O nascimento de Pedrita, as partidas de boliche que eram o passatempo favorito da dupla Fred e Barney (tinha até aquela fraternidade lá onde eles usavam chapéus de búfalo) e o surgimento do Bambam, enfim, foram vários momentos memoráveis que se mantém inabaláveis.

O que realmente favorecia a comicidade do desenho é o seu contexto. Aliás, bem além disso: Os "improvisos". Se não me engano, um pássaro saía do controle remoto pra ligar a TV. E se quisesse lavar a louça bastava ter um elefante que com sua tromba espirrava água. E os carros... caramba, os carros com "teto solar panorâmico" (na verdade, era só o pano), rodas de pedra super-resistentes e, claro, o motor de pés (que servia de freio e acelerador). Era isso o que tornava o desenho único, esse entrelace de passado e presente.

Personagem favorito: Barney.

Momento que mais curtia: A abertura (destaque para o icônico "Yabba Dabba Doo!" de Fred)



PS1: Os Flintstones Kids (que não é um prelúdio da série original como eu ingenuamente acreditava), por incrível que pareça, é a série que mais vi da franquia nas manhãs com o Sábado Animado.

PS2: Tinha me esquecido de gato/tigre da abertura e do encerramento do qual nem sabia o nome. Mas como ele recebia pouquíssimo ou quase nenhum destaque, os membros da família permanecem sendo 7.

PS3: Tem um crossover com os Jetsons que possuo uns fragmentos na lembrança. Ou é a memória afetiva que me convence disso.

PS4: Por falar nisso, não poderia deixar de citar a curiosa teoria de que a idade da pedra apresentada em Os Flintstones na verdade se trata de um futuro pós-apocalíptico. Em outras palavras, Flintstones e Jetsons (que seria ambientado no passado) vivem num mesmo universo. Há quem também especule sobre uma teoria alternativa que argumenta a "coexistência" dessas duas civilizações em um mesmo universo... e ao mesmo tempo. Jetsons em cima e Flintstones embaixo. Tenebroso, não? O etzinho Gazoo poderia ser uma ponte entre os dois mundos...  Viajando aqui, mas não deixa de ser intrigante.
A segunda teoria pode ser conferida em maiores detalhes neste site: https://papodehomem.com.br/teoria-da-conspiracao-do-dia-os-flintstones-e-os-jetsons-acontecem-ao-mesmo-tempo/

PS5: A parte do "Agora" foi dispensada por que, honestamente, eu não fazia a menor ideia do que dizer.

PS6: E encerrando o post, fiquem com um gif selecionado:





*As imagens acima são propriedade de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: http://www.anos80.net/desenhos/os-flintstones/
                                         https://www.tumblr.com/search/flintstones%20gif



Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Vegeta

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de Coringa

Gifs assustadores que não vão deixar você dormir! (Especial Palhaços)

10 melhores frases de Cavaleiros do Zodíaco

10 melhores frases de Death Note

8 momentos mais vergonhosos de Vegeta

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

Enquetes Dragon Ball #12 - Vencedores!