The Flash virou uma auto-paródia

O trio Iris, Caitlin/Nevasca e (In)Felicity
no patético "Girls Out Night" (4x05)/The CW 

Pronto, falei. Mas dizer só isso não basta. Preciso manifestar o meu pior temor referente a uma das séries outrora mais promissoras da DC/CW que começou bastante firme e fluida em seu primeiro ano como uma série que, apesar dos defeitos, você pode bater o olho e confirmar: "Esse aí é o Flash!". Da última metade da segunda temporada até o quinto episódio da atual quarta temporada é tristemente perceptível que as qualidades que ela primava em seu começo desapareceram. Em suma (e digo isso com muito desgosto, como fã do personagem): The Flash se perdeu. Não se vê vestígios da The Flash de 2014-2015. Tudo bem, toda série tem sua 7ª temporada de Supernatural. Mas neste caso em especial, a série do velocista escarlate sofre de uma séria e precoce crise criativa. Todo o marasmo que permeou a terceira temporada deu lugar a uma comicidade pressionada e nada convincente.

Foi com este episódio, com proposta decente mas execução falha, que meus olhos foram abertos para a situação real do seriado do Arrowverse que eu mais depositava confiança (eufemismo para expectativa). Girls Night Out foi o segundo pior episódio da quarta temporada, antecedido por Mixed Signals (4x02) com os momentos deprimentes de vergonha alheia nas cenas entre Barry e Iris fazendo terapia de casal além de um Barry todo felizão mas tão... bobalhão ao mesmo tempo. É como se a série estivesse persistindo no ponto onde Olicity errou (que foi uma das muitas razões para decretar meu fim de namoro com Arrow, série que respeitei bastante em seu ápice conhecido como 2ª temporada). Serem do mesmo universo não significa que devem seguir um mesmo padrão de mediocridade narrativa quando chega a determinada altura. Acontece que isso é meio involuntário.

O episódio 4x05 foi um desfilar de erros que o colocam no posto de "Vale a pena NÃO ver de novo" O #feminismo foi mega-forçado. Barry mais pra lá do que pra cá foi triste e vergonhoso, nem sequer vestiu o uniforme. A vilã, Amunet, tem uma construção digna de ser zombada (sua meta-humanidade depende de um balde, oh god...). O cara que chora lágrimas contendo matéria negra (Oi?). Os efeitos preguiçosos (The Flash já fez melhor nesse quesito) e etc, etc e etc. Nem a Nevasca/Killer Frost, recebendo todo o ar do protagonismo e com toda a exploração da crise de dualidade da Caitlin, fez milagre. A trama de conflito pessoal teoricamente não segura um episódio para ser plot alternativo de um episódio filler. E na prática a coisa não mudou. E sabe o que é pior? Ver despedida de solteiro ser plot-chefe de episódio. Aí eu encarno aquele meme do boneco lá derrubando a mesa. A trama principal parece estar sendo o casório de Barry e Iris em detrimento da dos meta-humanos que Barry transformou com sua saída da Força de Aceleração e que estão na mira do chefão da temporada, o misterioso DeVoe (Pensador).

A cereja podre desse bolo foi exatamente ele. Como assim ele aparece para o Chorão (apelido nojento que Amunet dá a sua mina de ouro e que Iris adota sem problemas - nunca dá pra defender essa mulher), se expondo daquela maneira? Ele não devia ser recluso, secreto e misterioso?

Olha, se deu para tirar alguma coisa minimamente razoável do episódio foi a aproximação de Iris e Caitlin. Foi agradável ver as duas estreitando os laços, na verdade em três temporadas eu nunca tinha percebido muito bem que elas não faziam o tipo BFF, embora sendo do mesmo time. No fim das contas, me senti vendo outra série e com muito desconforto.

A partir daqui eu sigo com os dois pés atrás em relação a série (dou até a mid-season finale, senão...). The Flash não exala mais o teor de adaptação de um personagem de quadrinhos, agora é galhofada paródica de qualidade questionável. Não vou exigir nem esperar tanto da CW. Um dia pesa na consciência dos roteiristas de que tanto o velocista escarlate quantos os telespectadores merecem coisa melhor, bem melhor.


*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: http://apaixonadosporseries.com.br/series/the-flash-4x05-girls-night-out/


Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Samurai X

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Deixe as crianças dormirem

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Bob Esponja

10 melhores frases de O Homem de Aço