6 personagens de animes marcados pelas suas vozes brasileiras


Venhamos e convenhamos, a dublagem brasileira é uma das melhores do planeta. Existem personagens que parecem ter sido feitos para se encaixar apropriadamente na voz de determinado dublador, de modo que, com o passar do tempo, a ideia de tal voz ser retirada do personagem é impensável porque uma mudança daria um sentimento de descaracterização, como se o costume com essa voz tão marcante fizesse nosso subconsciente acreditar que o intérprete seja insubstituível. E isso é verdade, é uma sensação muito forte. Ou vai dizer que nunca leu um mangá cujo anime foi dublado no Brasil imaginando as vozes brasileiras ao ler as falas como algo automático? Eu particularmente não consigo ler diálogos entre Goku e outros personagens de Dragon Ball sem suas respectivas vozes dubladas, se fixou na mente ao longo dos anos e uma vez que isso acontece é dificílimo largar ou aceitar quando trocas são feitas nos estúdios.

Confira abaixo seis personagens que ficaram consolidados por receberem dublagens que se encaixaram tão bem que é simplesmente impossível enxerga-los com outra voz:

1 - Goku (Wendel Bezerra)



Claro, não havia como começar essa lista sem essa dupla que se manteve inseparável por quase duas décadas. Qual fã brasileiro de Dragon Ball em sã e plena consciência imaginaria uma voz substituta que seja à altura? Se não me falha a memória, uma substituição quase aconteceu na época (acho que foi em 2010) em que Dragon Ball Kai estava para ser dublado no estúdio BKS. No entanto, anos mais tarde, os fãs foram surpreendidos com a notícia que Wendel não redublaria o personagem para o DVD do filme Batalha dos Deuses por conta da licença para essa mídia não ser da mesma distribuidora que o levou aos cinemas (notícia decepcionante para um filme igualmente decepcionante). Com a chegada de Dragon Ball Super às terras tupiniquins, os corações foram acalmados e privilegiados com o retorno de Goku e sua voz marcada pela história e para sempre nas nossas memórias. É um tremendo desafio assistir a um vídeo do Wendel de olhos fechados sem lembrar do Goku como se o personagem estivesse dialogando.

Canal do Wendel no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCDcXzHEjw71Y5EMj13QCCpA

2 - Freeza (Carlos Campanille)



Eu sei que tenho falado bastante de Dragon Ball ultimamente aqui no blog (mais do que o normal), mas prometo me controlar, então este aqui é o último da série citado. Mas não é um personagem qualquer. Muito distante disso, como todos que amam a obra de titio Akira devem saber. Freeza sem a voz do ilustre Carlos Campanille é inimaginável. Sim ou claro? Além do mais, o vilão ganha um bônus gigantesco com a dublagem tornando-o mais ameaçador do que realmente ele parece. Remover esse atributo que funcionou tão bem acabaria também tirando a crueldade que o personagem exala muito mais pela voz de Campanille através das falas do que pelas atitudes.

3 - Ash Ketchum (Fábio Lucindo)



Esse dispensa comentários, certo? Parecia de fato um evento fora de possibilidade, sem passar pela cabeça de quase ninguém, mas infelizmente ocorreu e fora em 2016 que muitos ficaram perplexos com a informação de que o Ash ganharia uma nova voz. A dublagem da série, a partir da temporada XYZ, migrou para o RJ e quem emprestou sua voz para o protagonista foi ninguém menos que Charles "Ben 10" Emmanuel que também dublou no recente filme "Eu Escolho Você". A última vez que ouvi Ash na voz de Lucindo foi no fim da geração Unova pois resolvi não seguir com o anime por estar cansado de tantos clichês insistentes. Até fiz uma análise da dublagem do Charles na review do 19º filme, acesse o link:

http://universoleituracontoscreepys.blogspot.com.br/2017/10/critica-pokemon-filmes-16-19.html

4 - Seiya de Pégaso (Hermes Baroli)


Até onde eu sei, jamais houve uma troca de vozes no que se refere aos cavaleiros de bronze. É, eu acho que não. E é mesmo bom que não aconteça caso um novo anime de Saint Seiya surja num futuro não tão distante, pois seria estranho ouvir o clássico "Meteooooro de Pégasooo!" sem a voz de Baroli que promoveu enorme identidade ao personagem.

5 - Edward Elric (Marcelo Campos)



Não foi nada difícil elaborar essa lista e durante o processo o baixinho alquimista ("Quem você tá chamando de baixinho?") foi lembrado rapidamente e seu dublador brasileiro é também o de Trunks do Futuro, mas escolhi o Edward para não deixar Dragon Ball dominar (fosse colocar mais itens eu citaria muitos personagens de Dragon Ball seguindo a proposta). Tanto em Fullmetal Achemist Clássico quanto no Brotherhood, Marcelo Campos deu voz a um dos melhores personagens principais de animes de uma das obras mais fantásticas do meio. Sua interpretação caiu perfeitamente no alquimista de aço não deixando opções visíveis que pudessem realizar um trabalho com igual maestria e que tivesse o mesmo encaixe, mas obviamente isso é apenas uma mera questão de opinião.

6 - Seto Kaiba (Mauro Eduardo)



Eu até poderia me acostumar a ver Yu-Gi-Oh! legendado, porém uma dublagem diferente para os dois medalhões da série, Yami Yugi e Seto Kaiba, sobretudo ao Kaiba, não proporcionaria a mesma emoção sentida com o rival de Yugi na voz do oficial dublador brasileiro. Sim, acompanhar legendado não pesa mais que uma dublagem BR alterada, isso na minha ótica pois conheci o anime dubladinho na Globo e atualmente estou assistindo à 4ª temporada de Duel Monsters numa versão dublada sem a censura tosca da 4Kids mas com algumas cenas legenda e áudio original e que, honestamente, pulo, pois na verdade é complicado desapegar de algum personagem que possua uma dublagem que lhe dê identidade. Tudo gira em torno de identidade. E é normal isso causar estranheza e não fazer sentir a mesma coisa, não acho um problema, é uma coisa que varia de personagem para personagem dependendo da visão que se tem dele. Com Kaiba isso nunca foi diferente e o personagem tem em sua voz brasileira uma marca irretocável que casa com sua personalidade.


*As imagens acima pertencem aos seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: http://arthigonerd.blogspot.com.br/2016/01/cosplay-de-herois-e-guerreiros-fodoes.html
                                     http://pt-br.dragonball.wikia.com/wiki/Freeza
                                     https://giphy.com/gifs/pikachu-13rN8j1NgkVPJm
                                     http://fadepersonagens.blogspot.com.br/2013/09/seiya-de-pegaso-o-guerreiro-das-estrelas.html
                                     https://giphy.com/gifs/fullmetal-alchemist-edward-elric-full-metal-brotherhood-13oV8s7RbcrCh2
                                     http://yugioh.wikia.com/wiki/Seto_Kaiba

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Os Incríveis

Os 12 talismãs de As Aventuras de Jackie Chan ranqueados!

5 personagens odiados de Dragon Ball

15 desenhos que foram esquecidos