Androide 17 fechou sua participação no Torneio do Poder em grande estilo

"Deuzessete" no auge como guerreiro e personagem.
Toei Animation. 
Com os impactantes eventos do episódio 127 de Dragon Ball Super, exibido no último domingo (11) na TV Fuji, eu não consigo enxergar razões para discordar sobre o mérito de 17 que deveria sim ser, desde o princípio, considerado o líder da equipe do Universo 07 pela sua desenvoltura em combate. Resgataram o personagem para brilhar novamente e os fãs tem muito a agradecer a Toei pelo excelente tratamento dado ao irmão de Nº 18 ao longo desse campeonato surgido de um mero capricho dos todo-poderosos. Bem, esse post poderia expor em miúdos os diversos feitos realizados por ele assim como resumiria em pouquíssimas linhas o desempenho da grande surpresa do torneio.

Agora  é seguro decretar que o 17 realmente alcançou o ápice da sua mitagem, ganhou os holofotes num ato anteriormente tido como mera especulação dado o título do episódio "A Última Barreira de Esperança" logo fazendo-se pensar num verdadeiro sacrifício, foi bem literal na verdade. Teve até quem teorizasse sobre uma bomba dentro do androide, o que é uma falha de memória, pois Kuririn desejou a Shenlong, lá no fim da saga Cell, que as bombas fossem removidas deles.

Geralmente uma sinopse aponta uma queda de personagem ou variações como derrubar ou derrotar e começa abrir margem para uma enxurrada de teorias e deduções para na hora H o episódio quebrar a cara de quase todo mundo com uma coisa óbvia já proposta pelo título ou sinopse. Parece exercitarem uma negação ao óbvio, como se não reconhecessem o compromisso que Dragon Ball sempre teve com a simplicidade narrativa. Vê no título "Última Barreira". Pensa logo em quem? Vê a palavra "Última". Pensa logo no quê?

Há exceção, claro, como o episódio 126 que citava um sacrifício de Vegeta. O título muitas vezes tem por hábito chamar atenção com palavras "pesadas" e o que ocorreu no episódio em questão não foi "watchbait", sendo o exato oposto do que visto no 127. Na minha interpretação (acho que não só minha), Vegeta sacrificou seu orgulho - mais uma vez - para reunir suas forças ao máximo, lembrando de sua família e da promessa feita a Kyabe. Não teria significado algum se o próprio flashback da saga Boo deixasse de ser o reforço que a cena precisava e ele estar incluído tornou as coisas mais claras. Nesse caso, o título passou falsa literalidade e apresentou algo mais profundo.

O anime sempre apela para previsibilidades, mas obviamente tem suas surpresas, algumas mais comedidas e outras bombásticas. O acontecimento de maior destaque - o que foi Jiren e seu passado perto disso? - com 17 protegendo Goku e Vegeta para impedi-los de serem eliminados o que consequentemente levou à sua morte, distanciou-se e muito do último tipo. Mas a execução se provou eficaz. Demais para um personagem como o 17 que não é nem de longe páreo para o cinzento (ele ter feito uns arranhões fazendo um buraco na roupa do Jiren, façanha que Goku e Vegeta nos seus poderes totais mal conseguiram, levando em conta seu treinamento na ilha já são outros quinhentos...).

Nº 17 simplesmente personificou a persistência do time ao ponto de se manter na arena até os minutos finais e com essa conquista ficará marcado nesta saga

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://www.nerdzoom.com.br/assista-luta-de-jiren-vs-goku-vegeta-e-android-17-do-episodio-127-de-dragon-ball-super/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Samurai X

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Bob Esponja

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de O Homem de Aço