Pergunta idiota, tolerância zero


O caso aqui é simples e direto: Nos últimos dias, o ator Joaquin Phoenix concedeu entrevista para o site The Telegraph, porém um repórter o questionou sobre um dos aspectos espinhosos que não tratei no meu primeiro post acerca do filme. Espinhoso para os simpatizantes do politicamente correto que mais uma vez mostrou suas garras nesta situação que elucida um cenário preocupante em relação à essa perda de senso crítico consciente. A pergunta cabulosa direcionada à Phoenix dizia respeito à influência que o filme teria em futuros atos criminosos. O ator quase chegou a dar uma resposta, mas resolveu abandonar entrevista, transtornado com a questão levantada. Você trabalha num filme pesado, em diferentes sentidos, por dias, repetindo as mesmas cenas até que fique satisfatório, emagrece vários quilos para se dedicar na interpretação, para numa entrevista responder uma pergunta movida a uma paranoia "protecionista" claramente enviesada à uma perspectiva que se sensibiliza desnecessariamente à uma problemática do mundo real e que atrela a mesma ao filme.

Eu sei que não existe faixa etária para níveis de influência. Um adulto pode ser influenciável da mesma forma que uma criança frente à uma mesma coisa, vai da maturidade da pessoa (ou a falta dela). Passaram a julgar filmes pelas intenções que os críticos acreditam que eles tem? Quando pensamos que a decadência de análise crítica (especialmente a cinematográfica) tem um limite, vão lá e aumentam o fundo desse poço. Um reflexo desse delírio coletivo é a queda nas avaliações do Rotten Tomatoes, começando de 88% de críticas positivas para no mais tardar despencar para 75%, um declínio ocasionado pelas opiniões idiotizadas de críticos muito preocupados com a saúde mental de jovens nerds que potencialmente irão se identificar com o drama de Arthur Fleck ao ponto de terem rompantes de vingança e fúria para cometerem atrocidades similares às do Coringa. É de fechar os olhos, respirar fundo e se perguntar: que merda anda acontecendo com o mundo? Dando um exemplo bem clichê: Assistia Dragon Ball Z com 6/7 anos de idade e nunca tive o ímpeto de sugerir brincadeiras que envolvessem violência física com os meus colegas, pelo contrário, as histórias do anime me inspiravam a brincar com meus bonecos (made in China, ou seja, facilmente quebráveis) e ao invés de fazer força pra me transformar num Super Saiyajin e sair batendo nos colegas, eu descarregava a empolgação que o anime me causava nos brinquedos inventando mil e uma histórias. Só não vou ter a presunção de dar a entender que minha vivência se aplica a todas as crianças (esqueci de pontuar isso no post sobre a XIX Bienal do Livro no Rio de Janeiro).

Coringa é um filme para maiores de 18 anos, obviamente que conterá violência num grau exigido por essa classificação, levando em conta o contexto do personagem que gerará reações em cadeia, porque violência gera violência e Arthur revida a violência que sofreu com mais violência (eu não vi o filme ainda, mas espero um Coringa de comportamento numa escala de insanidade brutal). Não sei bem se o objetivo do longa é conscientizar o público do mal que a rejeição social provoca, mas justificar notas baixas por um suposto incentivo de "violência gratuita" ou fomentar "o senso de vingança dos nerds" é uma grande injustiça, culpabiliza de antemão o filme por uma influência que ele intencionalmente não carrega como seu maior propósito e quiçá nem vá causar. Não tem nada que julgar um filme pela sua intenção diante do público, mas a partir da sua técnica como obra cinematográfica. É uma lástima que o politicamente correto tenha feito a mídia "esquecer-se" disso. No fim desse episódio, Phoenix retomou com a entrevista e perguntou ao repórter sobre que tipo de resposta inteligente ele queria ouvir. Eu não diria isso, pois a lógica é clara: Pergunta 100% idiota merece zero de tolerância na sua resposta.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://www.metropoles.com/entretenimento/cinema/coringa-venda-de-ingressos-para-o-filme-comeca-nesta-quinta-19-09

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Os Incríveis

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 episódios assustadores de Bob Esponja

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

Crítica - Circus Kane: O Circo dos Horrores

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Capuz Vermelho (3ª Temporada) - Parte 1