5 curtas com ótimas críticas sociais


Os curtas-metragens são famosos, em sua maioria, por apresentarem um caráter crítico indiscutível. Refiro-me aos que conseguem a proeza de dar o merecido "tapa na cara da sociedade". Os que você irá conferir abaixo ganharam notoriedade não só pelo belo trabalho, mas também pela capacidade de abrir os olhos de quem se recusa a enxergar a realidade como ela é. São críticas sociais modernas, ousadas e bem boladas, que com certeza é impossível não gostar.

Confira:

1 - What's on Your Mind?

O curta abaixo trata-se de uma forte crítica à respeito da maneira como as pessoas utilizam o Facebook. Um homem cuja a vida é oposta daquilo que publica na rede social. Assim é Scott Tomson, que leva uma vida deprimente, e após ver uma série de fotos com casais e amigos felizes, decide mentir apenas para conseguir "curtidas". Tudo isso ocasionado pela pergunta: "What's on Your Mind?" (em tradução livre, diz "em que você está pensando?).


O filme foi dirigido pelo norueguês Shaun Higton, e foi finalista do American Pavillon Emerging Filmmarkers, em Cannes.

2 - O que é a Intolerância?

O vídeo abaixo aborda um dos problemas sociais mais abundantes e praticamente atemporal: a intolerância entre as pessoas. No curta, o protagonista é um homem que ficara congelado por milhares de anos durante a era glacial, e que após acordar de seu longo sono decide criar um monumento composto de pedras, mesmo que sua inteligência não seja grande coisa. Durante o processo, algo passa a perturba-lo e cria-se uma divergência que retrata bem como muitos seres humanos são competitivos e invejosos por natureza.


O curta chama-se originalmente "Tolerantia", e foi inteiramente produzido em 2008 por Ivan Ramadan. A ideia do curta é simplesmente criticar a forma de agir de certas pessoas que se deixam levar pelo ego, e não aceitando as diferenças destroem aquilo que os outros construíram com tanto esforço.
Totalmente aberto a diferentes pontos de vistas.

3 - Perfeito

O curta abaixo faz um interessante questionamento, pertinente ao que diz respeito à aparências, narcisismo excessivo e afins. Afinal, o que é a perfeição? Ela realmente existe?
Bem, tente tirar sua(s) própria(s) conclusão(ões) acerca do que se propõe nesta brilhante animação:


Enfim, o conceito de perfeito é deturpado em diversos âmbitos, e isto não se faz diferente olhando a triste atualidade, em que pessoas apenas usam a aparência como requisito para a tão distante "perfeição".

4 - O Emprego

Complexos conceitos sobre a sociedade fazem-se presentes neste curta genial! Aqui, pessoas realizam papéis de objetos. Pessoas conformadas com seus trabalhos, vivem vidas entediantes. Nesta animação de 2008, a retratação da divisão de consumo estabelecida pela sociedade, mostrando a "coisificação" do ser-humano com um criticismo impressionante.
Enfim, confira e, assim como os anteriores, conclua você mesmo:


5 - iDiots

O curta apresenta, de maneira muito sarcástica, a condução de uma sociedade alienada e obsessivamente apegada à objetos eletrônicos - no caso, smartphones. Esta crítica ridiculariza a dependência de viciados em celulares modernos, especificamente em redes sociais, sendo as pessoas representadas por robôs, o que dá um sentido óbvio para toda a produção em geral. A questão da obsolescência programada também é bastante pertinente, e dá mais credibilidade à crítica.
Vale a pena conferir esta beleza de curta:


Gostou do post? Comente e compartilhe no G+ 

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Bob Esponja

Deixe as crianças dormirem

10 melhores frases de Samurai X

Mais 15 desenhos que foram esquecidos