Bombril e sua esponja "racista"




O politicamente correto prossegue demonstrando que não conhece a palavra limite. A bola da vez foi a Bombril que lançou uma esponja de aço inox nomeada de "Krespinha", que na verdade é um "relançamento" de um produto homônimo promovido nos anos 1950 que possuía, de fato, uma conotação racista por estampar o desenho de uma menina (rosto pintado de preto) de cabelo crespo, uma característica comum entre negros que durante anos foi pejorativamente associada à "cabelo ruim". Nomes iguais, porém de fabricantes diferentes. A antiga "Krespinha" era da S. A. Loureiro Indústria e Comércio. A tchurminha do mimimi e da vitimização não poupou as críticas mostrando incapacidade de fazer uma distinção simplérrima. Mas se o objetivo é lacrar, vale tudo, até "esquecer" detalhes. Falta de neurônios para diferenciar o Tico do Teco ou de sensatez. 

A Bombril (segundo a Wikipédia) foi fundada em 14 de janeiro de 1948 por Roberto Sampaio Ferreira sob o nome de Abrasivos Bombril Ltda. E eu sinceramente não entendo porque a empresa deve ser acusada de utilizar um nome que fazia parte de um produto de outra empresa divulgado de maneira racista sem ser racista na promoção do mesmo. Porque, de certa forma, NÃO É o mesmo produto! A antiga fabricante errou. A Bombril precisa assumir esse mesmo erro embora não tenha o cometido do mesmo modo? Precisa pagar pelo erro de um produto antigo, comercializado numa época em que o racismo tinha predominância na sociedade, unicamente pelo nome reutilizado? Vejamos a definição de crespo: "De superfície áspera, não lisa nem plana". Logo, a esponja é crespa pela sua textura. Vai dizer que ela não pode receber o nome "Krespinha" por trazer de volta à tona um produto de mesmo nome que teve propaganda de cunho racista em mil novecentos e guaraná com rolha? Pois é assim que a galerinha sensível e ofendida pensa, a resposta deles é sim. Graças à essa corrente de protesto desse pessoal incrivelmente observador, a Bombril removeu a nova "Krespinha" do seu portfólio. 

O cúmulo foi ler um tuíte de alguém que além de repreender o "racismo" da Bombril, ainda disse que é uma forma de perpetuação de estereótipos racistas e imagens de controle que associam o corpo de mulheres negras ao trabalho doméstico (pelo simples fato de ser uma lã de aço x_x). Pra encerrar o ponto, é imbecil a culpabilização contra a Bombril por um erro do passado que nem sequer foi dela. Mais uma vez o politicamente correto sabotando coisas que, só na cabeça de quem foi envenenado por ele, ofendem sem verdadeiramente não terem nada demais para merecer repúdio. 

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 


Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Hunter X Hunter

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Crítica - Tá Dando Onda 2

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

5 personagens indefensáveis em Todo Mundo Odeia o Chris

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de O Homem de Aço

Mais 15 desenhos que foram esquecidos