ULNews #2: Coven no Nyah! Fanfiction, conselheira do Flamengo, Ayu Brazil e mais!
Antes de começar, tem um adendo que esqueci de colocar como quarta observação no primeiro post: Assuntos referentes à política e/ou fofocas de celebridades (nacionais e internacionais) não serão considerados pautas incluíveis, isto aqui é um jornal comprometido a tópicos que não exijam pesquisas de longo prazo e muito menos dar visibilidade pra bobagens insignificantes do mundo dos famosos (tretas de youtubers, por exemplo - eu imito a raposinha do Treta News aqui mas não quero entrar nessa onda de destrinchar picuinhas que nascem num dia para morrer no outro). Ainda sobre a política: é tanta coisa acontecendo nesse país que uma polêmica torna-se irrelevante numa questão de horas, pois toda semana surge uma bomba que deixa a todos em polvorosa e além do mais sigo a minha própria política de não falar a respeito, embora eu tenha assumido minha posição recentemente (você pode conferir neste link aqui). Mas se eu administrasse um blog unicamente focado em política, prezaria o máximo possível pela isenção e imparcialidade, todo veículo jornalístico devia ter essa diretriz (uma pena que no Brasil pouquíssimos ainda valham a pena em termos de não puxar sardinha pra um lado).
E agora, sem mais delongas (em homenagem a uma pessoa que falo sobre nesta edição heheh), vamos direeeeeto para as notícias:
Spin-off de Capuz Vermelho fora do blog!
A decisão é irrevogável: Coven, o derivado da série supramencionada, não terá publicação aqui no Universo Leitura. Pra dizer a verdade, não lembro de ter falado que postaria os capítulos no blog e desde que resolvi oficializar a ideia de Capuz Vermelho migrar para o Nyah! Fanfiction a partir da sexta temporada (não quer dizer que eu tenha renovado-a ainda) eu vinha pensando em fazer o mesmo com as demais séries, porém acho que basta apenas o universo da série ir pra lá, enquanto as outras permanecem aqui mesmo até seus findares. O motivo pelo qual escolhi Capuz Vermelho eu revelei numa postagem do ano passado que você pode ler clicando aqui. A primeira temporada de Coven possui 10 capítulos.
A sinopse você confere clicando aqui (tô falando muito "aqui" né? OK, vou parar). E ainda não escrevi nada além do prólogo, preciso iniciar urgentemente antes que seja tarde. Meu perfil no Nyah! se encontra linkado na página O Autor.
Conselheira do Flamengo ofende jogadores de LOL
Nessa semana que passou rolou uma mutreta envolvendo a comunidade do famigerado jogo eletrônico League Of Legends e uma tal de Marion Kaplan que rotulou os adeptos do jogo de "nerds autistas" e ainda disse que extirpará a modalidade pois segundo ela "fere o estatuto porque não é esporte". Então por que é chamado de esporte eletrônico, afinal? Xadrez é um jogo e está classificado como modalidade esportiva, pois esporte é tudo que concerne a exigir habilidade do praticante.
É um caso de muitas ampliações de discussão. Mas dando minha opinião profundamente honesta: Essa opinião dela é uma completa bosta! Ela mete o futebol feminino, não tão prestigiado, nessa reclamação como se houvesse uma ligação entre uma coisa e outra. O que o clube do Flamengo E-Sports tem a ver com o insucesso de reconhecimento do futebol feminino? O canal Tragicômico opinou sobre a descabida declaração da conselheira (de araque) com uma melhor propriedade, afinal de contas o Wagner Thomazoni, dono do canal, tem mais aproximação com esse meio (não sei direito se ele também joga ou apenas acompanha os campeonatos). O discurso de Marion provém de uma mentalidade claramente retrógrada, um preconceito torpe e ultrapassadíssimo contra quem se diverte jogando um video-game. Uma atividade que não é física, OK, isso é óbvio. Mas não cultural? Os games hoje em dia estão umbilicalmente inseridos na cultura pop, portanto, querendo ou não, são uma atividade sim com sua importância cultural. Só que o nerd de verdade, aquele que não sai muito de casa, não tem muitos amigos (sequer nenhum), é aficionado por games, séries, animes e quadrinhos, este sim é um arquétipo ainda muito alvo de discriminação. É a velha dicotomia do esportista versus o "cara estranho" que gosta de coisas legais que para os outros é coisa de criança. E quanto ao termo autista, aí nesse ponto ela desceu o nível (mais baixo do que já estava).
A associação entre o arquétipo nerd e o autismo é naturalmente pejorativa, visando diminuir um grupo de pessoas utilizando como "arma" uma condição séria que afeta várias crianças, faz parecer que ela considera tanto nerds quanto autistas pessoas anormais, débeis e limítrofes. Inteligente e bem dotado é quem joga futebol ou pratica outro esporte ao ar livre (ué, como fica o vôlei e o basquete, geralmente em ambientes fechados nas competições oficiais se isso é um requisito tão importante?) ou sai pra uma festa encher a cara numa balada. Existe uma relação dicotômica nisso, me refiro aos tipos de personalidade extrovertido e introvertido, o que não se pode generalizar aos jogadores de LOL ou seja qual for o game (não importa) voltado à personalidade introvertida, o que é fundamentalmente variável.
Espero que Marion reveja esse conceito (se já não o fez) pois uma atitude digna de repúdio e de uma baixeza tremenda é menosprezar uma coisa para enaltecer outra. Um esporte não tá ameaçando o terreno do outro, simples assim.
OBS: Discordo da colocação do Canal Tragicômico relacionada ao fato de Marion reclamar da negação que o futebol feminino enfrenta. No título do vídeo ela é chamada de feminista, o que não é um julgamento muito concreto, não dá para identificar que ela é defensora da causa do feminismo só por esse protesto, mesmo atentando ao futebol feminino, acho que foi meio precipitado, talvez não signifique isso, mas é só minha perspectiva. Assista ao vídeo clicando aqui.
A "keferização" da Ayu
Andei percebendo muitos ayubers (como são chamados carinhosamente os fãs dela) lá na comunidade do canal Fala Ayu, restrito a expressamento de opiniões sobre diversos assuntos, insatisfeitos com a forma que a Ayu tem recorrido para apresentar os mais recentes vídeos nesta fase de renovação após um hiato em 2018. Por que esse termo feioso? Qual outra famosa youtuber fica fazendo palhaçada no vídeo pra soar engraçada? Isso mesmo, a Kéfera! Sendo totalmente honesto, e não querendo desmerecer o trabalho de ninguém, esse novo estilo adotado pela Ayu infelizmente não caiu no meu gosto também. Dos vídeos que assisti posso concluir que não me desceu toda essa descontração cheia de maneirismos exagerados e piadas sarcásticas unidas à esses trejeitos... maluquinhos. Nada contra o sarcasmo, sobretudo da Ayu, mas essa pegada "engraçadona" tá carecendo de espontaneidade, sinto muito afirmar isso. Nem a Kéfera na sua época mais assistível exagerava tanto nas caras e bocas. A galera quer ver a opinião sobre o assunto, contudo o modo de transmissão interfere negativamente no entretenimento, isto quando a pauta vem com um teor mais sério, algo que, mesmo não diretamente, tenha um enviesamento leve à política, por exemplo, e os fãs, pelo que vi, estão cobrando essa seriedade, muito embora não quer dizer que é necessário largar a extroversão e o senso de humor irônico.
Tudo é uma questão de equilíbrio, dosar a intensidade de como vai falar a depender do que será falado. Então é inútil incorporar um espírito divertido nessas características sobrelevadas, porque aí o que estará sendo criado é um personagem de si mesmo (exatamente como o Felipe Neto veio se tornando de uns tempos pra cá, essa figurinha que ela ama criticar - e com razão), que não passa naturalidade na linguagem corporal ou na fala, uma maquiagem para agradar o público na intenção de obter os resultados que se espera. Não acho que seja por aí que as coisas devem se enveredar, não é forçando um papel que se consegue arrancar sorrisos espontâneos. A "keferização" não vem de hoje, a Ayu assumiu esse jeitão mais despojado lá no começo de 2017 e naquele tempo, para efeito de comparação, ela expressava-se melhor, noto que o equilíbrio tão necessário se perdeu ao longo dessa batalha para conseguir satisfazer-se com seu desempenho.
Mas quem sou eu na fila do pão pra dizer como um youtuber deve realizar seu trabalho né? Eu a sigo no Twitter, mas não teci essa crítica por lá, ela não me responderia e se respondesse era arriscado eu tomar um block porque ficaria na incerteza de não saber a reação dela. Continuo desejando todo o sucesso, mas gosto muito mais de ouvi-la cantando.
A abertura da nova temporada de Power Rangers!
Falando brevemente do que achei da abertura: Incrivelmente curta, porém a música é bacana e tem bons arranjos (a voz robotizada no finalzinho remete ao clima da temporada que vai se ambientar num mundo tecnologicamente futurista e tendo um vírus de computador como principal ameaça). Desde a temporada Samurai que fazem esse "tributo" à Mighty Morphin pondo o trechinho clássico "Go Go Power Rangers" nas músicas, nada demais. Provavelmente o vídeo liberado tenha menos de um minuto pra evitar dar spoilers, é basicamente uma prévia. A série já estreou e ainda não sei se é a duração total. Espera, eu falei "ainda"? Eu tinha dito uns anos atrás que abandonei Power Rangers pela saturação dos clichês. Será que eu não estava precisando dar uma pausa e no fundo do meu coração eu não quis dropar a série? Se vou acompanhar essa temporada, é uma incógnita, não tenho muita noção do que esperar desses rangers com óculos de funkeiro.
Para ver a abertura, clique aqui.
Trailer de Mewtwo Strikes Back Evolution!
Meu trauma cm CDZ: A Lenda do Santuário me impede de criar boas expectativas pra esse novo pokémovie. Talvez não tão novo assim. O filme está sendo dado como remake do primeiro e querido filme de Pokémon, Mewtwo Contra-Ataca, logo é a bela de uma requentada espertinha, tipo o que a Disney faz com suas animações clássicas as convertendo pro live-action. Mesmo produto com uma outra embalagem. O CG3D aparenta estar OK, só que mais dá impressão de um trailer de jogo.
Para ver o trailer, clique aqui.
*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.
*Imagens retiradas de: https://sportv.globo.com/site/e-sportv/noticia/conselheira-do-flamengo-rotula-time-de-lol-como-nerds-autistas-e-brtt-rebate-tem-que-se-tratar.ghtml
http://anmtv.xpg.com.br/power-rangers-beast-morphers-confira-a-previa-do-primeiro-episodio/
Comentários
Postar um comentário
Críticas? Elogios? Sugestões? Comente! Seu feedback é sempre bem-vindo, desde que tenha relação com a postagem e não possua ofensas, spams ou links que redirecionem a sites pornográficos. Construtividade é fundamental.