8 dicas para se escrever um bom conto


Escrever estórias fictícias tornou-se um passatempo atemporal de vários entusiastas da literatura, como parte da necessidade em expandir a criatividade e fazer a imaginação alcançar níveis extremos. Pensando nisso, um autor que dedica a maior parte do seu tempo escrevendo algo que fora criado por sua mente fértil é aquele que com certeza arrancará elogios do público, isto é, se este algo for bem desenvolvido. Se caso não der certo na primeira tentativa (se o resultado não foi o esperado), nada melhor do que aprimorar mais a capacidade narrativa para uma evolução consequente de algumas técnicas. E é por isso que o Universo Leitura apresenta agora algumas dicas para você que quer levar sua criatividade à um outro patamar.
Confira-as:

1 - A ideia primordial.



Todo conto, obviamente, começa com uma ideia inicial, que irá se transformando/evoluindo à medida que sua mente ir pensando em várias outras coisas que proporcionem a qualidade da narrativa. Sendo assim, você pode buscar essa ideia em qualquer coisa que esteja ao seu redor, seja por um filme, um desenho, uma série ou até mesmo experiências reais - sejam elas positivas ou negativas. Tudo o que lhe interessar pode servir como base para um conto, como uma espécie de "ponto de ignição". Por exemplo: pegue a premissa de um filme de terror e adapte-a para que seja a ideia do seu conto. "Uma menina que sofre de distúrbios mentais está constantemente tendo alucinações. Os pais da garota levam á um médico, porém, nada pôde-se fazer para ajuda-la, pois não souberam a causa dos distúrbios. Logo descobre-se que a tal menina está mantendo contato com uma entidade maligna e sobrenatural, que desafia a compreensão humana, colocando os pais da garota em desespero." Aí está. Peguei a premissa do filme "Mama" e adaptei-a, adicionando outros elementos que favorecem a estória para que não fique a mesma coisa. Você também pode fazer o mesmo, ou até quem sabe modificar completamente a premissa e talvez fazer sair algo inédito.

2 - Não insira muitas sequências de ação.



Um dos males que podem acontecer - se caso você se empolgar demais - em um primeiro conto são os excessos. E não falo de qualquer excesso. A inserção exagerada de cenas de ação pode comprometer e muito o andamento da estória, cansando o leitor e desmotivando-o a continuar, isto é, se seu público for exigente e goste de estórias mais misteriosas, preferência bastante comum quando se fala em contos.
Se caso queira escrever para si, também não opte pôr muita ação no seu conto, afinal de contas você está escrevendo um conto e não um roteiro de um filme. Então pense nisso se caso estiver com vontade de escrever seu primeiro conto.

3 - Use linguagem formal.



É de suma importância que a linguagem culta esteja presente. Mas é preciso de atenção redobrada no momento da revisão de um conto, algum erro pode ser detectado e pode ser corrigido o quanto antes. Outra boa opção é inserir termos desconhecidos. Um vocabulário mais rico favorece tanto para o autor quanto para o leitor, nenhum dos dois lados saem perdendo quando a questão é enriquecer a escrita.

4 - A profundidade. 



Toda e qualquer narrativa requer certa profundidade para convencer tanto o autor como o leitor. Ela é necessária para que você se expresse o máximo que puder, dependendo da temática do seu conto, ela dá certo em qualquer gênero. Deixar sua estória mais densa, mais profunda, traz à tona reflexões pós-leitura, e estas reflexões são um claro sinal de que o conto tem uma estória emocionante e, decerto, convenceu.

5 - O processo de revisão.



É o mal necessário para todo conto. Sem a revisão seu texto fica à mercê de possíveis erros grotescos de português, e se dar conta disso depois que se percebe não é nada agradável, ainda mais pra quem é iniciante. Realizando a revisão você estará livrando seu conto de erros como concordância mal empregada e pontuações em lugares indevidos. Portanto, nada de preguiça e faça o processo minuciosamente.

6- Cuidado com o tempo verbal. 



Esse sim com certeza é um problema de boa parte de textos, cujo autores ainda estão dando seus primeiros passos como escritores. O tempo verbal é importantíssimo, pois é exatamente ele que dá sentido à estória. Todavia, é preciso ter cautela na hora em que for escrever seu texto, pois caso contrário haverá certa confusão e não se saberá em que tempo a estória se passa, se é presente ou passado. Escolha o tempo verbal que você ache mais adequado pro seu conto e boa escrita.

7 - Estilo de narração e temáticas. 



Fica a seu critério escolher o modo de narração. Há o estilo depoimento, em que o próprio personagem relata os acontecimentos que ocorreram à ele, sendo assim um narrador-personagem, ou seja, narração em 1ª pessoa. Há também a narração em 3ª pessoa, sendo escolha sua optar por tempo passado ou presente.
A temática também é inteiramente voltada à sua escolha. Terror, ficção científica, drama, suspense, humor, erótico, qualquer tema pode ser estabelecido para criar um contexto. Lembre-se: não existem limitações, adote o pensamento de que é capaz de transmitir tudo aquilo que pensa para o papel, resistindo a qualquer indício de bloqueio criativo que vier à mente.

8 - A trilha sonora do seu conto. 



Por último, e não menos importante, temos o elemento que também serve como fonte de inspiração e motivação: a música. Ela pode fazer milagres nos piores momentos por busca de inspiração, e não é pra menos, além de fazer você entrar em seu "mundo interior", as sensações que você adquire escutando uma música, seja ela qual for, podem representar uma deixa para que você desenvolva facilmente aquele conto que ficara pendente. Portanto, siga esta orientação: música pode elevar ao máximo sua criatividade, basta você querer e, sobretudo, acreditar.

Estas foram as dicas mais valiosas que um escritor ainda em fase de crescimento pôde oferecer. Se estiver afim de escrever seu primeiro conto, não perca mais tempo. Vá lá, lápis e papel na mão e escreva abertamente. Não tem nada melhor do que inventar e viajar em suas próprias estórias e personagens.

_____________________________________________________________________________

E EM BREVE...



Comentários

Postar um comentário

Críticas? Elogios? Sugestões? Comente! Seu feedback é sempre bem-vindo, desde que tenha relação com a postagem e não possua ofensas, spams ou links que redirecionem a sites pornográficos. Construtividade é fundamental.

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Samurai X

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Deixe as crianças dormirem

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Bob Esponja

10 melhores frases de O Homem de Aço