Biografia Nerd #7: Lanterna Verde (Hal Jordan)


"No dia mais claro, na noite mais densa, o mal sucumbirá ante a minha presença. Todo aquele que venera o mal há de pensar, quando o poder do Lanterna Verde enfrentar!"
É com esta frase icônica que começo esse Biografia Nerd mais que especial. Como seria bastante trabalhoso abordar os 3 maiores lanternas verdes em um só post, decidi então fazer uma divisão, falando sobre cada um deles em textos separados. Em breve, nas futuras edições desta série, você verá eles aqui no Universo Leitura. Hoje falarei sobre Hal Jordan, personagem muito conhecido por todos os fãs que curtem o DC Universe nas HQs e que marcou a Era de Prata dos quadrinhos. Favorito de muitos, ele cativou os leitores com suas fantásticas aventuras ao lado da vasta Tropa dos Lanternas Verdes. Sua mitologia rica e cânone bastante conceituado são os principais elementos que fazem qualquer fã de quadrinhos viciar neste personagem assim que lê uma de suas histórias.
Chega de enrolação, vamos à sua biografia:

Nome: Harold "Hal" Jordan
Nome original: Green Lantern
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Gil Kane, John Broome

Nos quadrinhos.



Na sua história de origem, Hal Jordan é um piloto de aviões, e testou um simulador de jatos quando foi arrancado do chão e levado pelo vento até o deserto, onde uma nave alienígena se encontrava. Dentro da nave estava Abin Sur, um membro da Tropa dos Lanternas Verdes, que estava agonizando prestes a morrer. Antes de sua morte, Abin concedeu o poder do seu anel para Hal, o tornando o Lanterna Verde do setor 2814, cujo este pertencia à Terra. Inicialmente, Hal teve que aprender a utilizar o anel de maneira eficaz, descobrindo de forma bastante difícil que o objeto não funcionava contra coisas amarelas. De repente, o novato herói teve de lutar contra Legião, um ser que durante a perseguição contra Hal destruiu um hospital, onde estava um dos seus amigos, que logo ficou paralisado por conta do acidente. Tal evento enfureceu Jordan. Em sua batalha contra Legião, Hal percebeu que o anel descarregava, e por causa disso quase foi morto. Na sua volta ao deserto, onde estava a nave, Hal conseguiu a bateria energética para recarregar o anel e descobriu que o mesmo podia "falar".

Atuando como Lanterna Verde, Hal teve que enfrentar duros treinamentos, primeiramente com o Lanterna Killowog, e em seguida por Sinestro. Com este último foi realizado quando Jordan estava na cadeia, após de se entregar e confessar que dirigia alcoolizado. Durante o árduo treinamento, Hal descobriu que Sinestro utilizava de seu poder para governar seu planeta natal, Korugar, agindo como um ditador, e convocou a Tropa dos Lanternas Verdes. Os Guardiões enviaram os androides Punhos dos Guardiões para captura-lo, após saberem de seu plano.


Jordan participou ativamente como membro fundador da Liga da Justiça, junto com outros heróis. A editora DC fez algumas mudanças no visual no decorrer do tempo. No final da década de 1960, por exemplo, Jordan abandonou sua vida como piloto para se tornar vendedor de brinquedos. Mas nenhuma mudança foi impactante para se comparar à que viria em seguida. A DC transformou Hal Jordan em um vilão. A trama começa em um certo dia em que o Superman Cyborg destrói Coast City, a cidade de Jordan, deixando-o furioso. Frustrado por perceber que não podia contar com a ajuda dos Guardiões para trazer sua cidade de volta, Hal destrói os Guardiões e as Tropas. Ele absorve o poder da bateria central tornando-se Parallax. Assim como Parallax, ele tenta mudar o curso da história, mas é impedido pela Liga. No entanto, um ser chamado de Devorador de Sóis vêm com o objetivo de absorver o nosso sol, Hal sacrifica-se para destruí-lo. Após isto, a alma de Jordan e a de Espectro - o espírito da vingança - unificaram-se. Posteriormente foi revelado que Hal não estava enlouquecido, e sim havia sido possuído por Parallax, que estava aprisionado na bateria central e deixava os anéis fragilizados perante ao amarelo. Parallax aproveitou-se do choque do herói ao ver sua cidade destruída para corrompe-lo e, mesmo estando morto, ainda estava conectado à ele na forma de Espectro.

Em "Lanterna Verde - Renascimento", Hal consegue voltar à vida após vencer a influência negativa de Parallax. Com a ajuda dos outros Lanternas, consegue derrotar o vilão. Assim, Jordan retorna à sua vida como herói.

Hal Jordan participou dos seguintes grupos: Tropa dos Lanternas Verdes, Tropa dos Lanternas Brancos, Tropa dos Lanternas Vermelhos, Tropa dos Lanternas Negros, Tropa dos Lanternas Azuis, Tropa Sinestro, Tropa dos Lanternas Laranja, Superamigos, Liga da Justiça da América e Liga da Justiça Internacional.


Arcos marcantes:
A Noite Mais Densa - Hal se encontra com Barry na cova de Bruce Wayne. Hal diz que o funeral de Barry não só foi homenageado pelos heróis, mas também por pessoas de diferentes tempos e universos, enquanto que o dele aconteceu por causa das suas ações como Parallax.
Hal acompanhou os outros Lanternas, John Stewart, Guy Gardner e Kyle Rayner em uma passeata em Coast City do aniversário de morte do Superman, dia este que se tornou especial para celebrar a morte de outros heróis. Após a passeata, Hal e Barry se encontraram na Sala de Justiça onde Alfred os chamou para informa-los de que o corpo de Bruce foi roubado. Na investigação os dois depararam-se com o Caçador de Marte, que havia se tornado um Lanterna Negro. Hal e Barry enfrentaram seus próprios demônios ao mesmo tempo em que enfrentam as consequências de suas ressurreições. os anéis negros de Nekron os caçaram para que eles se tornem Lanternas Negros. Após escaparem, Hal e Barry se juntam aos outros heróis e vilões que sobreviveram ao ataque para destruir Nekron. No entanto, Hal, novamente, se tornou o hospedeiro de Parallax e Sinestro a Entidade da Luz Branca, em uma batalha para aniquilar de vez as forças obscuras de Nekron.

O Dia Mais Claro - Hal e Carol estavam voando juntos, quando são interrompidos por Sinestro, que disse ter encontrado uma Lanterna Branca na Terra. O trio foi em direção à cratera onde está o objeto. Depois de inúmeras tentativas para levantar a Lanterna, a mesma liberou uma energia que traz dor a todos os Lanternas. Hal, Carol e Sinestro se uniram em uma caçada para impedir que a Entidade caia em mãos erradas.

A Guerra dos Lanternas Verdes - Hal e os outros Lanternas conseguiram se livrar do controle de Parallax. Para salvar a Tropa e os Guardiões, eles decidiram usar outros anéis. Hal toma posse do anel amarelo, unindo-se à Sinestro. Uma imensa batalha ocorreu para derrotar Krona. Porém, Hal foi banido da Tropa, por seu ato ser visto como traição.

Na TV.


Ha Jordan já foi abordado no meio televisivo por meio de desenhos animados bem conhecidos do público. Dentre eles está  o pior desenho já produzido pela DC desenho Superamigos, dos anos 70 e 80, que já foi exibido no SBT, no extinto programa A Hora Warner. Também foi apresentado na série Liga da Justiça Sem Limites, exibida na emissora citada.

Mais recentemente, ganhou sua própria série animada, esta sendo em CG, e que foi exibida pelo Cartoon Network entre os anos de 2012 e 2013.

Nos cinemas.



O personagem teve sua vez nas telonas no ano de 2011. No entanto, a recepção da crítica e do público não foi nem um pouco positiva, fazendo com que o filme fosse facilmente adicionado à lista de piores filmes de super-heróis já produzidos. E verdade seja dita: adição feita com razão. O filme tinha tudo para dar certo, mas com a direção fraca de Martin Campbell o longa caiu em bilheterias na época em que foi lançado. Pena...

Futuramente falarei sobre outros dois Lanternas, aguardem!


Gostou do post? Comente e compartilhe no G+ 

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Os 12 talismãs de As Aventuras de Jackie Chan ranqueados!

10 melhores frases de Os Incríveis

Mais 15 desenhos que foram esquecidos

15 desenhos que foram esquecidos

Crítica - Tá Dando Onda 2